Arthur Jones treina Casey Viator para o Mr. América 1971

"Venha até aqui amanhã e assista Casey treinar", disse Arthur Jones para mim ao telefone.
A data era 9 de junho de 1971. Eu não tinha visto Casey Viator havia nove meses, assim eu estava ansioso para vê-lo treinando. Jones vinha treinando Viator de tempos em tempos durante onze meses. Todo mundo interessado pelo bodybuilding naquela época vinha acompanhando as travessuras de Jones e Viator pela revista IronMan.

O grande teste deles foi a competição ao título de Mr. América 1971 da AAU, que aconteceria em York, Pennsylvania, em três dias. . . no dia 12 de junho.

"Este será o coroamento dos treinamentos de Casey. " continuou ele com sua voz de barítono. " Após observar, você poderá julgar por si mesmo se ele poderá ou não derrotar aquele ruivo bastardo ". (Aquele competidor ruivo a quem Jones estava se referindo era Ken Waller, que tinha se colocado em segundo lugar atrás de Chris Dickerson, no Mr. América 1970).

Vocês poderão ler meu relatório, exercício-por-exercício, do treinamento de Casey, que envolvia uma série de 15 exercícios diferentes, nas páginas 18 e 19 de meu livro lançado em 2004, The New HIT. Sem ser redundante, eu quero fazer um comentário sobre dois dos exercícios de Viator: o agachamento com barra livre e a extensão de cotovelo, para os tríceps. Mas primeiro deixem-me descrever a ordem do treinamento.

Qualquer coisa, exceto Fantasia

Entre 1970 e 1973, Arthur Jones ainda não havia completado a construção da estrutura de 20 acres que abrigava a sede da Nautilus em Lake Helen, Flórida. Lake Helen fica situada no centro da Flórida, há aproximadamente 20 milhas de Daytona Beach e há 5 milhas de DeLand.

Assim, durante os primeiros três anos, as instalações de treinamento de Jones ficavam situadas atrás da escola secundária de DeLand em um velho barracão semi-circular do exército. A cabana Quonset. A cabana era mal-iluminada, úmida, e cheirava a mofo. O piso era de concreto e não havia nenhum sistema de aquecimento ou de ventilação na estrutura. Os alunos-atletas da escola secundária e alguns viciados em fitness, moradores do local, usavam as instalações, juntamente com Jones e os fisiculturistas selecionados por ele.

Conforme você entrava pela porta da frente, havia uma Universal Gym Machine à direita e uma Nautilus Compound Biceps/Triceps machine à esquerda. No fundo da cabana estavam os protótipos das Nautilus Pulôver, Nautilus Behind Neck, e Nautilus Rowing Machines. No meio da cabana estavam os suportes de agachamento, várias velhas barras Olímpicas, e meia dúzia de halteres.

O ambiente era ordinário. Mas quando Jones estava lá com seu pelotão, o ginásio ficava elétrico - com Arthur latindo ordens, assistentes preparando o equipamento, e visitantes com olhos tão arregalados quanto pires, espreitando pela porta. Jones enchia o lugar com excitação construtora de músculos.

Viator que normalmente aparecia 5 minutos antes de Jones chegar, me dizia que sua freqüência cardíaca dobrava quando Jones entrava no ginásio. " Ele me mantém intimidado na maior parte do tempo, " lembrou-se Casey, " com todas suas táticas de intimidação e motivação. Ninguém consegue me acionar no modo máximo de treinamento da maneira que Arthur conseguia. Eu odiava o que ele me fazia realizar durante meus treinamentos. . . mas eu amava os resultados ".

" Devido a intensidade e o ritmo do treinamento, mais o débito de oxigênio, " observou Larry Gilmore, " nós suamos galões durante cada treinamento ". Gilmore era um levantador local que freqüentemente ajudava Jones com seu treinamento. " O ar na cabana Quonset normalmente era nauseabundo, devido os caras que erravam o balde quando iam vomitar. (Dois baldes de tamanho médio ficavam na cabana.) " Mas você sabe o que é? Você seguramente poderia conseguir um treinamento do caralho, se você tivesse a mentalidade para isso ".

O que nos leva de volta aos meus comentários sobre o desempenho de Viator no agachamento com barra livre. (PS: eu gostaria de ter tirado algumas fotos durante o treinamento de Viator. Mas teria sido difícil sem uma máquina com flash, o que teria sido uma grande distração. Ainda assim, eu gostaria de ter tentado.)

O Agachamento com Barra Livre

Aproximadamente às 21:00 horas, na noite de 10 de junho de 1971, Viator fez 13 repetições de agachamento com uma barra carregada com 225 kg. Nenhuma de suas repetições era de meio agachamento. Todas elas eram bunda-no-calcanhar, agachamentos completos - executados após ele ter pré-exaurido seus quadríceps com 338 kg na máquina de leg press, para 20 repetições, seguidas por 100 kg na extensão de perna para outras 20 repetições. . . Sem descanso entre os exercícios.

Isso é certo, Jones empurrou Viator através de um duplo-cíclo de pré-esgotamento: leg press, extensão de perna, e agachamento, realizados um após o outro. . . Com carga muito pesada, com boa técnica, e para repetições máximas. . . o que é o absoluto em ALTA INTENSIDADE.

Eu nunca tinha visto qualquer coisa igual a este ciclo de perna. Você consegue se imaginar agachando com uma barra de 225 kg para 13 vezes. . . depois de ter pré-exaurido suas coxas?
Jones estava posicionado à esquerda de Viator o encorajando - ou, eu deveria dizer, gritando para ele: " Reduza a velocidade. Sustente sua cabeça elevada. Mantenha o ritmo. Não desista. Pense nas coxas daquele ruivo enorme. Maldito seja, Casey, eu quero mais três. Respire profundamente. Agora. . . mais uma ".

Isso funcionou. Viator excedeu as expectativas de Jones. Sua freqüência cardíaca deve ter ultrapassado 220 batimentos por minuto durante pelo menos 2 minutos. Eu nunca tinha testemunhado tal intensidade - nunca.
No início de 2005, eu entrevistei Casey para meu mais recente livro, O Novo Bodybuilding para Resultados da Velha-Escola, e ele se lembrou bem daquele treinamento (seria difícil esquecer). "eu planejava ir mais com calma naquele agachamento, porque eu sabia que eu teria muito mais pela frente, mas com 225 kg sobre minhas costas e a adrenalina fluindo, tudo o que eu poderia fazer era pensar 'Alcance 10 repetições.' Eu estava realmente surpreso quando eu alcancei 12 e não pude acreditar que eu fiz 13. Então eu entendi que aquele treinamento ia ser uma verdadeira puta do caralho".

Uma verdadeira puta do caralho é o que aquilo realmente foi. Em meus 45 anos de experiência de treinamento, aquele ciclo de perna, de três exercícios, foi a série mais exigente e impressionante que eu alguma vez testemunhei.

Jones falou depois sobre isto e declarou. . . "Paul Anderson (que, já foi considerado o homem mais forte do mundo), na sua melhor condição, poderia ter duplicado o ciclo de perna de Viator. Mas para isso, ele teria que ter tomado uma injeção de Novocaína em cada coxa para combater a dor. Além disso, se Anderson tivesse sobrevivido este feito, ele provavelmente teria morrido logo em seguida".

Viator não apenas executou aquele ciclo em um estilo competitivo, mas depois de breve descanso e alguns goles de água, ele continuou seu treinamento. Seu exercício antes do final da sua rotina de 15 exercícios, foi a extensão de cotovelo executada na Nautilus Compound Biceps/Triceps Machine.

A Extensão de Tríceps

Nessa noite, Jones carregou os tríceps de Casey com 57 kg - que é o máximo que eu já vi qualquer pessoa usar naquela máquina para braço carregada com anilhas, principalmente em se tratando de um exercício realizado no final da rotina de treinamento. Talvez 57 kg não pareça muito peso, mas nessa estação Nautilus para Tríceps, o corpo fica posicionado de maneira muito firme, na vertical, o que faz desse, um movimento impossível de roubar. Apenas seus tríceps eram solicitados a trabalhar nesse movimento de alta precisão.

Casey iniciou as repetições deliberadamente. . . uma após a outra, de uma extensão completa a uma contração máxima dos músculos da porção posterior dos braços. Novamente, Jones estava próximo a orelha dele, enquanto lhe urgia que pausasse, abaixe lentamente, e continuasse.

Na repetição 8, Viator estava exausto. . . ele já não conseguia fazer a posição totalmente contraída, até mesmo com Jones o persuadindo. Então Jones olhou calmamente em seus olhos e disse: " Aquele californiano ruivo vai arrancar o melhor de você ". Isso incentivou Viator a terminar a repetição de número 8, e na verdade, fez ainda outra repetição numa técnica melhor que na repetição anterior. Porém, sua 10º repetição era sem chance. Casey não poderia sequer começa-la.

Em um instante, Jones enviou dois assistentes para erguer Viator para fora da máquina de tríceps umedecida de suor e o apressarem para cima das barras de mergulhos em paralelas mais próxima, que fora conectada a um dos lados da Universal Gym Machine.

Eu posso afirmar que Casey não gostou da idéia de fazer mergulhos. . . Especialmente depois de castigar seus tríceps na máquina anterior.
Entretanto, Casey pareceu adquirir um segundo fôlego - não, foi um terceiro ou quarto fôlego - e saltou sobre as barras paralelas e começou sua seqüência de mergulhos.

Ele estava próximo do final da mais dura sessão de treinamento que eu alguma vez testemunhei, e havia pouco que ele tinha terminado de dinamitar seus tríceps em uma máquina Nautilus. Realmente, ninguém poderia esperar que ele fizesse mais que 3 ou 4 mergulhos?

Na realidade, essa é a mesma pergunta que eu fiz para Arthur conforme eu caminhava para perto dele, enquanto ele examinava por cima na lente de seus óculos embaçados as anotações do treinamento anterior de Casey.
" Você está dizendo 3 ou 4 repetições!?!? " observou Jones. " Ou ele fará 20. . . ou eu chutarei o rabo dele para cima dos ombros ".

Para cima e para baixo. Era como se os braços de Viator fossem conectados a um par de pistões bem-lubrificados. As 10 primeiras estavam lentas, suaves, e firmes. As 10 subseqüentes foram um pouco mais rápidas, com Jones questionando a masculinidade de Casey nas repetições de número 18, 19, e 20. As últimas duas (as repetições 21 e 22) foram dolorosamente l-e-n-t-a-s, com a porção superior do corpo de Viator encharcada de suor e seus tríceps, deltóides, e peitorais como que vibrando abaixo de sua pele.

" Ah-ah-ah-ah-ah, " berrava Viator de seus pulmões, conforme Arthur lhe comandava que fizesse uma descida controlada na última repetição.

Posteriormente

Conforme Viator caia sobre um de seus joelhos, Jones sorria discretamente. O trabalho dele estava quase completo.

Ele permitiu a Casey deslizar para cima de um jarro de água fria e pausar durante um par de minutos. Nesse ínterim, ele observou que todo o treinamento de Viator - pernas, dorsais, ombros, peitorais, e braços - tinha durado exatamente 27 minutos e 40 segundos. Jones declarou que eles teriam terminado em 25 minutos ou menos, se o ginásio não estivesse tão abarrotado.

Então Jones sinalizou para Viator: " Venha aqui. Tire sua camisa e vejamos como você parece? "
Eu passei a uma posição de frente para Casey, porque eu queria ver como pareciam os músculos da porção superior se seu corpo. Primeiro, ele mandou uma pose de duplo bíceps. Todos da dúzia ou algo assim de pessoas no quarto, com exceção de Jones, estavam pasmados. Seus braços se assemelhavam a bolas de futebol americanos molhadas, e com veias pulsando.

Depois ele mandou uma pose lateral de peitorais e bíceps, e seus deltóides e peitorais pareciam como se fossem couraças de mais de 18-polegadas de espessura. Então, ele virou 90 graus e mandou uma pose de costas. Desde seus quadris até seu pescoço, não havia nada mais que montes de músculos sobre mais montes músculos, com estriamentos em todas as partes.

Até mesmo na cabana Quonset vagamente iluminada, as costas, ombros, peitorais e braços de Casey pareciam arder e estar praticamente em chamas. Quando ele os contraia intensamente, seus músculos pareciam como se eles estivessem a ponto de estourar para fora de sua pele.

Eu tinha entrado nas competições de Mr. América da AAU, em 1969 e 1970, assim, eu tinha visto a maioria dos fisiculturistas top daquela época realizar suas rotinas de pose . Mas eu nunca tinha visto nenhum deles tão volumoso, como cortes tão profundos e impressionantes, em qualquer pose. . . quanto estava Casey Viator naquela noite.

O Vencedor É. . .

Do que eu observei naquela noite, era certeza de que Viator derrotaria Ken Waller e ganharia o título de Mr. América. De forma interessante, dois dias depois, Waller foi desqualificado da Amateur Athletic Union por ter aparecido em um anúncio de uma revista relacionada ao exercício, não sancionada pela organização, vários meses antes. Assim, o confronto Viator/Waller nunca aconteceu. Mas Casey competiu contra 32 outros homens no dia 12 de junho e ganhou facilmente o título de Mr. América 1971 da AAU.

Um dos juízes disse: " Viator estava simplesmente dominando "! Eu estava pensando comigo mesmo, " Era Viator - ou Jones - quem estava dominando? Ou, seria os talentos deles, combinados, que estavam trabalhando juntos? ”

Depois do Mr. América 1971, Viator tinha planos para entrar no NABBA Mr. Universe, que estava marcado para o começo de setembro, em Londres, Inglaterra. Infelizmente, ele teve uma discordância com Jones e deixou de treinar durante vários meses, e ele não foi para o evento de Mr. Universo.
Além disso, depois daquele treinamento supervisionado, em 10 de junho de 1971, Jones nunca mais treinou Viator seriamente. Não, ou melhor. Ele treinou Viator 14 vezes em maio de 1973, durante o Experimento Colorado. Mas isso foi parte de um projeto de pesquisa, e não para uma competição de bodybuilding.

O NABBA Mr. Universe de 1978

Em fevereiro de 1978, depois de outra prolongada folga dos treinamentos, de cerca de quase um ano sem treinar, Viator voltou a Jones e à sede da Nautilus. Ele declarou que ele queria entrar no NABBA Mr. Universe em setembro. Assim, tornou-se parte do trabalho de Jim Flanagan e do meu próprio trabalho, treinar Casey para esta competição.

Flanagan que media 6-pés e 5-polegadas e pesava 120 kg, e eu, o treinamos por três vezes por semana, em rotinas de corpo inteiro, algumas das quais eu descrevo na forma de crônicas em meu novo livro. Durante os próximos cinco meses, o peso corporal de Viator aumentou de 87 kg para 99 kg - que era 1 kg a mais do que ele pesou em sua vitória ao título de Mr. América, sete anos antes.

Eu tirei centenas de fotografias de Casey no verão de 1978 e algumas das melhores estão em The New Bodybuilding for Old-School Results, inclusive a foto da capa que eu mencionei anteriormente.
No Mr. Universe, Viator colocou-se em um controverso segundo lugar, atrás de Dave Johns. Muitos na audiência acreditavam que Viator é quem deveria ter vencido.

Cruzando aquela Linha

Jim Flanagan e eu empurramos Casey tão duro quanto nós pudemos durante nossos seis meses de posse com ele em 1978. Mas não era totalmente igual a ter Arthur Jones nos ombro dele e. . . face a face com ele.
Jones era o definitivo entre os técnicos " faça-isso-do-meu-jeito ", " mãos-na-massa ", " Chute-na-bunda ".
Durante um treinamento, Jones tinha o talento para encontrar rapidamente as teclas corretas de uma pessoa. E este estilo certamente funcionou com Viator - e funcionou com muitos outros levantadores.

Alguns fisiculturistas podem ser pressionados, alguns não podem. Esses que podem ser pressionados normalmente são os que chegam mais alto.

Trabalhando com fisiculturistas por mais de quatro décadas, eu descobri que há uma fina linha separando esses que podem e esses que não podem. Cruzar aquela linha e aceitar os estímulos da pressão pode fazer uma diferença significativa para se adquirir os melhores ganhos possíveis.
Se você está interessado em alcançar o máximo do seu potencial para tamanho muscular e força, você tem que determinar em qual lado da linha você está.

Se você está oscilando do lado " não-me-toque " da linha, faça algo quanto a isto. Envolva-se com um treinador ou um parceiro de treinamento que saiba como bater corretamente em suas teclas chave.
O Grande Mestre da Velha Escola, Arthur Jones, ajudou Casey Viator e a muitos outros praticantes a cruzar aquela linha. . . e alcançar resultados máximos.


Uma Detonação no Estilo da Velha-Escola
por Ellington Darden, Ph.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados