Não seja enganado!

Ultimamente, tenho ficado indignado com tamanha proliferação de suplementos inúteis lançados no mercado. Vejo que o único fundamento que existe por trás dessa oferta exacerbada, é o lado comercial.
Observo que quando um indivíduo leigo entra em uma loja de suplementos - que na maioria delas possui apenas intuito lucrativo ? é lubridiado com frases como: Se você tomar este produto, terá o aumento de massa muscular desejado; ou ainda, este outro produto queima gordura facilmente.

Dizem essas bobagens sem ter idéia de como está o treinamento do indivíduo e principalmente, como anda sua dieta. Suplementos, como o próprio nome já diz, apenas complementam a alimentação, sendo necessários quando existe uma deficiência nutricional (falta de tempo para realizar uma refeição sólida, baixa disponibilidade de alimentos, etc); quando ocorre um aumento nas necessidades nutricionais (durante um ciclo de drogas, gasto energético elevado por atividade física, etc); ou ainda, em horários nos quais a alimentação torna-se dificultada (logo antes, durante e imediatamente após um treino).

Tanto o aumento de massa muscular, quanto a redução na gordura corporal, dependem de uma série de fatores trabalhando sinergicamente, e não será apenas uma cápsula ou pó milagroso que fará o milagre, como pregado por esses idiotas.

Sou totalmente a favor da suplementação alimentar, pois com ela torna-se muito mais fácil se obter uma nutrição adequada para melhora da performance atlética. Sou contra a enganação de alguns vendedores, que na maioria das vezes, nunca treinaram na vida, e se intrometem nesse mercado como se estivessem vendendo roupas, perfumes, ou qualquer outra coisa que dê lucro. É bom frisar que ainda existem lojas sérias no Brasil, com atendentes honestos o suficiente para recomendar que antes da compra, o indivíduo procure orientação profissional. Algumas lojas, inclusive, possuem nutricionistas atendendo no próprio local, o que parece ser muito interessante.

Para uma suplementação adequada, a orientação de um profissional da área é o mais indicado. Mas de nada adianta procurar uma Nutri-Paty-Cionista afrescalhada, pois ela certamente lhe indicará biscoito com geléia e chá de camomila antes do treino, além de afirmar que você poderá morrer de câncer usando suplementos. Procure um profissional especialista em nutrição esportiva. FIQUEM ATENTOS!!!


Por Rodolfo Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados