A percepção do esforço na realização das series submáximas, falha, e falha total

Para muitos tidos atletas de academias fitness e wellnes, que foram ensinados e estimulados a treinarem baseados no somatório de repetições, os termos submáximo, falha e falha total, são desconhecidos.

Porem um número definitivo de séries e repetições que possa padronizar resultados ótimos para todos os indivíduos ainda é uma utopia, pois o maior diferencial do treinamento com peso é o fator da individualidade biológica.

Para podermos treinar num conceito subjetivo e não numérico como é o programa Intensidade Total, devemos levar em consideração que nossos atletas não são maquina, teremos nós que identificar através das expressões corporais, o real estado de nosso atleta, pois em um treinamento de alta intensidade será exposto todos os limites físicos e psíquico, a falta de descanso, má alimentação ou stress serão limitantes da utilização da falha e principalmente da falha total. Em um treinamento de alto nível devemos ter o feeling para perceber ate onde nosso atleta deve ser exigido para evitar ao máximo o risco de lesões e realmente poder executar os exercício de maneira correta ao predisposto.

Percepção do trabalho submáximo: Nesta série o trabalho deve ser suspenso antes que haja a utilização excessiva de outro músculo a não ser o motor primário ou músculo alvo, ou seja, antes que o atleta apresente qualquer dificuldade na realização do movimento. O atleta não deve ter saído da posição correta, nem oscilado o tronco para qualquer lado, e a respiração estará normal. Ainda não há necessidade de utilizar método de treinamento avançado ou tão pouco ajuda de um companheiro. Este tipo de esforço deve ser estimulado para atletas iniciantes ou em recuperação que não podem atingir a falha e muito menos a falha total.

Percepção da Falha: Já elevamos o atleta a um esforço considerável, aqui devemos estar aos 100% uma vez que ele ira ter sua fase concêntrica exigida ao máximo o treinador ou parceiro deve estar atento para que seu atleta realize o esforço ate que realmente a falha concêntrica aconteça de maneira controlada e sem o uso excessivo da músculos auxiliares ou sinergista, ao perceber esta utilização demasiada o companheiro ou treinador deve comandar o cessar da execução, porem não se faz necessário à utilização de qualquer tipo de ajuda, poderá haver um pequeno acumulo de lactato na musculatura alvo, causando uma breve sensação de ardência.

Percepção da Falha Total: Agora que já vencemos a falha concêntrica do músculo, é hora de colocar sangue nos olhos, chamar o parceiro ou treinador e superar os 100% da fase positiva ou concêntrica, para isso devemos atingir a falha na fase excêntrica da contração muscular já que a concêntrica já foi utilizada ao máximo. Para atingir tal objetivo devemos utilizar princípios de treinamento avançados como trabalho ajudado ou roubado. Neste esforço "GEMIDOS", "BERROS" e caras veias são aceitos, a respiração tende a travar, e merece uma atenção para evitar a realização do exercício em manobra valsava (que nada mais é do que realizar o exercício com a respiração obstruída, aumentando a pressão intra-abdominal e intra-toracica, devido à contração dos músculos responsáveis pela respiração. Que pode levar a um déficit cardíaco, que fará com que o cérebro exija um aumento do batimento cardíaco e da pressão sanguínea).

Essa é a hora em que as unidade motoras que poderiam ser acionadas já foram recrutadas, a deficiência do oxigênio ira fazer o nível de lactato subir a níveis extremos dificultando a produção de movimento, esta vai ser o momento em que o parceiro de treino ou treinador devera estimular o atleta a vencer limites do antes inimaginável, vencer barreiras e conduzir suas possibilidades de produzir movimento quando pensava que estava tudo acabado com técnica e segurança que somente os experenciados e seguros podem conduzir através de estímulos como:

- Mais uma animal! (resgata nossa origem humilde e zoológica)

- Essa é a hora de crescer guerreiro! (reave o caráter bélico do predador e conquistadores que somos em nossa origem)

- Não desista! (predestinados à vitória jamais desistem)

Treinando ate a intensidade total você ira conseguir estimular um grande volume de fibras musculares, uma vez que nem todas as fibras são acionadas ao mesmo tempo, e muito menos com as mesmas repetições e cargas. Conforme vai se realizando o exercício as fibras vão se desgastando e novas fibras terão que ser acionadas, proporcionando assim uma hipertrofia homogênea.

A busca pelo corpo perfeito nos deve remeter a um trabalho árduo, porem não ao massacre total, treine certo e treine curto, não confunda dor tardia com dor crônica causada pelo excesso de sobre carga ou de movimento, devemos buscar a falha momentânea da musculatura que objetivamos no inicio do treino, e somente ela. No mais é fechar a cara e treinar.

Bons treinos


Por Wagner Assonalio
CREF/SC 99725-G Licenciado em Educação Física
Wagner_assonalio@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados