Decepcione a massa

Engane Seu Corpo Para Crescer Em Quatro Horas Por Semana

Demograficamente, eu não duraria muito na FLEX. Eu sou um pai de família; minha esposa, Christina, é dona-de-casa e mãe de nossas três filhas, Madison, 5, Lauren, 3, e Julia, 2. Eu treino apenas quatro horas por semana (quatro dias, uma hora em cada dia); eu meço 5'6 " e eu peso 89 kg -- contudo eu atingi a condição de profissional, derrotando campeões das duas categorias mais pesadas no campeonato nacional dos E.U.A. de 2004 em Las Vegas, ganhando o título overall.

O bodybuilding é uma paixão a perseguir. Se essa paixão te dominar cedo o bastante, isso crescerá com um sucesso quase que sobre-humano para ir de encontro às adversidades da vida fora do ginásio. Isso pode contrair o tempo, pode multiplicar sua força e pode libertar sua vontade. O impossível fica possível. Não me conte o que você não pode fazer – você não sabe o que você não pode fazer. O que você pensa que você não pode fazer é apenas o que você não quer fazer.

Eu iniciei no bodybuilding quando eu tinha 18 anos. Durante os primeiros nove anos, eu estava no ginásio o tempo todo -- duas horas por treinamento, trabalhando cada parte corporal com 20 a 25 séries. Esse, como me foi ensinado, era o modo como eu tinha que treinar. Eu lidava bem com isso. Eu amava isso, mas logo a vida conspirou contra isso. A família e as responsabilidades da carreira aumentaram, enquanto cortavam meu tempo de treinamento a um terço do que tinha sido. Porém, eu me recusei a comprometer meu progresso no bodybuilding. De alguma maneira, eu tive que compensar minha perda de tempo de treinamento tornando meus treinamentos três vezes mais produtivos. O método de Dorian Yates/Mike Mentzer satisfaz essa exigência caso apropriadamente aplicado e isso funcionou para eles, mas exige que sua intensidade seja multiplicada muitas vezes. E isso eu podia fazer.

Com este método, eu tipicamente treino uma parte corporal com três – às vezes quatro – exercícios. O primeiro exercício, e o mais pesado e começa com apenas um par de séries de aquecimento. Eu vou então diretamente para as cargas máximas para duas séries pra valer, de seis a oito repetições, seguidas por uma a três repetições forçadas. Depois disso, nos outros exercícios eu normalmente vou diretamente para a carga máxima, sem aquecimentos extra, para duas séries pra valer. Isto difere ligeiramente da abordagem de Yates, de uma única série pra valer, mas em dois anos eu provavelmente estarei nessa abordagem dele de séries únicas. A Experiência está me permitindo concentrar-me com mais firmeza, gerar mais intensidade, e trabalhar mais completamente o músculo. Esse é o ponto crucial deste tipo de treinamento. Isso tudo é uma questão de maturidade mental. Aperfeiçoe a técnica de Yates-Mentzer, e você descobrirá que é impossível fazer mais do que uma única série pra valer. No momento, eu descobri que esse é o caso com duas séries.

Você aprenderá com o passar do tempo. Você pode pensar que é fácil, mas aperfeiçoar o método exige grande esforço, concentração e bastante prática. A concentração começa em casa, e se intensifica conforme você chega ao momento do seu treinamento. No momento em que você põe o pé para dentro do ginásio, você precisa ter a mentalidade de que tudo será feito em 60 minutos ou menos, e que você terá que dar mais de si mesmo do que na última vez que fez isso. Todos os segundos em que você estiver lá terão que ser aproveitados em 100%.
Para passar mais tempo com minhas filhas, eu as levo ao ginásio comigo. Quando eu era solteiro, eu escutava heavy metal no carro. Agora, são músicas bonitinha, do tipo "Mary Had a Little Lamb" ou. "The Itsy-Bitsy Spider" e outras sonzeiras de estourar os miolos. Com esta nova trilha sonora, eu tenho que descobrir algum outro modo esquentar o sangue até a hora do treino.

Quando eu deixo minha casa, eu já estou no piloto-automático. Tudo o que eu tenho que fazer é entrar na sala de pesos, e eu estou pronto para começar. Literalmente a cada dia, eu já tenho prontamente executada em minha mente cada repetição em particular, com a carga exata que eu quero usar, enquanto sinto exatamente quanta extensão que eu conseguirei nos movimentos, e em qual ponto exatamente o fracasso começará e exatamente como eu sentirei isso, bem como também quantas " forçadas " se seguirão.

Durante meu treinamento, eu estou inconsciente do que ocorre ao redor, com exceção para as trocas de fralda. Quando eu sou chamado pelo interfone, " por gentileza, Mark Dugdale venha até a creche, " eu sei imediatamente por que. O resto do tempo, eu estou perdido em cada repetição, enquanto tendo certeza de que eu passo pela amplitude completa do movimento. Qualquer coisa menos que isso significa que eu estou movendo o peso com musculaturas auxiliares, sem envolver cada fibra do músculo designado ao trabalho. Eu também vou muito lentamente durante a fase negativa, para então, explodir para cima. Eu não sabia que me exercitava tão lentamente até que eu treinei com outros profissionais, que em comparação, têm uma cadência mais rápida. Essa também poderia ser a razão por que eu nunca me lesionei. Prosseguir lentamente durante a negativa faz crescer a tensão e o controle, assim não há muito impacto articular.

Em vez de bombear o músculo com sangue até que fique inflado como um balão, eu preciso sentir suas fibras encurtando-se contra o peso. Quando questionado sobre quanto peso deveria ser usado para a primeira série em uma máquina que eu não uso há muito tempo, minha resposta é " use a pilha de pesos inteira ". Eu prefiro errar no aspecto de se usar muito peso em vez de muito pouco. Uma série que não seja máxima é uma que foi desperdiçada.

Eu não comecei usando pesos pesados até que eu treinei com um basista há aproximadamente cinco anos atrás. Eu fui a uma de suas competições assití-lo competir, o que é muito mais motivador do que uma competição de fisiculturismo. Sujeitos com a metade do meu tamanho estavam agachando o dobro do que eu podia. Antes dessa competição eu não conseguia agachar com 225 kg, mas menos de um ano depois, eu estava agachando mais de 270 kg. Eu sempre odiei treinar pernas, mas eu percebi que minha atitude estava impedindo a realização de minhas metas. Dali em diante, eu me hipnotizei, enquanto dizia, " eu amo treinar pernas ". Depois de cinco anos, eu me enganei a mim mesmo a pensar que este é meu treinamento favorito.

Isso me levou a perceber que o problema com praticantes que não erguem peso o bastante é somente um impedimento mental. Eles pensam, "isso parece pesado; eu não posso erguer isso". Quase todo parceiro de treinamento que eu tive me viu erguer o que eu ergo, e eles se assustam em até mesmo chegar perto de tentar isso. Eu normalmente diminuo uma ou duas anilhas e os asseguro, " eu estou aqui para ajuda-lo. Eu não o deixarei se machucar ". Sob tal confiança, eles tentam isto, e eles quase sempre têm sucesso. Há um adágio que diz "a mente está disposta, mas a carne é fraca", mas eu penso que é o contrário: o corpo é capaz, mas a mente tem medo.


FLEX, Fevereiro de 2005
por Mark Dugdale,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados