Os limites de tamanho muscular

Em um recente artigo lido pelo médico do autor, foi afirmado que o tamanho do indivíduo médio, em peso, consiste em quarenta por cento de tecido muscular, assim, uma pessoa com 150 libras teriam uma musculatura total de aproximadamente 60 libras. Mas mesmo sendo verdade, como uma relação de massa muscular com o peso total pode ser demonstrado pelo emprego do que só pode ser visto parece um pouco duvidoso. Talvez - se você incluir partes do corpo como o coração, os músculos da cabeça, pés, mãos, pele e órgãos internos - você possa ser capaz para demonstrar esta relação.

Mas se tomarmos em consideração apenas os músculos que estão diretamente empregados na execução muscular de atividades, então será encontrado que a razão real da massa muscular com o peso total está muito perto de quinze por cento (15%) - pouco mais de um terço do que o indicado acima. Um indivíduo médio pesando 150 quilos a uma altura de 1,8m terá cerca de 20 quilos de tecido muscular, assim, se seu peso corporal puder ser aumentado para 170 libras, na forma de tecido muscular adicional, isto irá resultar em uma duplicação de sua massa muscular.

Mas se tal for verdade, então por que não vai ser duplicada a sua força também? Pelo menos em alguns aspectos provavelmente será; mas como regra geral, a força não aumenta em proporção direta ao aumento da massa muscular - por algumas razões. Por um lado, o sistema de alavancagem é alterado com o aumento da massa muscular - e quase sempre isso é desvantagem. Em segundo lugar, o sistema circulatório humano não é capaz de apoiar adequadamente a massa muscular além de um certo grau de desenvolvimento*.

A força do músculo é quase inteiramente dependente de sua massa, mas é extremamente difícil estimar com precisão o volume de um músculo; tamanho é freqüentemente confundida com a massa muscular - e enquanto o tamanho grande é obviamente necessário para a grande massa muscular, não se segue que o tamanho grande pressupõe grande massa muscular.

Em segundo lugar, a maioria das pessoas não têm menor idéia da verdadeira relação que existe entre as medidas do circunferência de várias partes do corpo e da massa muscular real contido dentro das partes do mesmo organismo. O indivíduo q tenha em média 150 libras, como foi mencionado anteriormente, pode ter uma medida de 12 polegadas no braço flexionado, mas a medida que aumenta apenas duas polegadas, para 14 polegadas, vai literalmente dobrar a massa muscular do braço. Assim, o aumento da circunferência de apenas cerca de dezassete por cento (17%) irá produzir um aumento da massa muscular de cerca de cem por cento (100%) - ou uma duplicação do volume.

Enquanto que pode soar como um exagero grosseiro, de fato, pode muito bem ser um eufemismo, se você ver um homem como Bill Pearl, no peso de 210 libras, ao lado dos nossos individuos com média de 150 libras para uma mesma altura, a comparação entre os seus braços seria ridículo. E no volume global muscular, Pearl irá obviamente mostrar pelo menos quatro vezes mais massa muscular que o menor homem - ainda que apenas 60 libras mais pesada.

Então porque não é ele quatro vezes tão forte como o menor homem? Repito, de certa forma ele será - e ele será muito mais forte do que o homem mais leve de todas as maneiras, todo o resto é igual. Mas o grau desse tamanho é útil?

Isso, é claro, depende de como você define "útil". Mas para a maioria dos fins, tudo isso - qualquer redução no tamanho também poderia causar uma redução na força - e, em qualquer actividade que exija muita grande força, todo esse tamanho será útil.

Velocidade de circulação? Isso, é claro, depende de várias coisas, sobre o peso corporal total, a partir da potencial inicial do indivíduo na medida em que a velocidade dos reflexos e as proporções corporais estão envolvidos, e sobre as seu histórico individual de treinamento. Mas em quase todos os casos, será muito maior do que você poderia provavelmente esperar.

Algunsanos atrás, durante os Jogos Olímpicos, cuidadosas medições da velocidade de circulação da maioria dos atletas envolvidos claramente provou que um levantador de peso foi o homem com circulação mais rápida entre competidores de qualquer esporte, e que quase todos os levantadores de peso foram mais rápidos do que os outros atletas.

Como eu disse em um capítulo anterior, é de se esperar demais de qualquer forma de treinamento físico para pensar que ela produzirá um super atleta que vai ser um campeão em todos os esportes, o que é literalmente impossível, porque a base de requisitos para os esportes são muito variadas para essa possibilidade de ser realizado. E é igualmente óbvio que nenhuma forma de treinamento pode produzir um atleta campeão em qualquer esporte - a partir de apenas "qualquer indivíduo".

Até muito recentemente, qualquer forma de treinamento com pesos foi encarado quase no horror pela maioria dos treinadores; se você tivesse declarado há trinta anos atrás, quase todos os atletas agora estariam usando o treinamento com peso, e teria sido considerado totalmente insano - e uma grande dose de preconceito como a anterior ainda existe. No presente momento, quase todos os treinadores têm, pelo menos, por fontes fiéis, a idéia de que a musculação é bom para os atletas - mas, sabendo pouco ou nada sobre isso por experiência pessoal e tendo ouvido todos os tipos de histórias altamente tendenciosas sobre o assunto, muitos deles acham que "não estão completamente certo" sobre isso, obviamente, alguns estão com medo do treino com pesos - em primeiro lugar, penso eu, porque eles sabem muito pouco sobre ele.

Esta situação está mudando, mas muito disso ainda existirá daqui a cinqüenta anos - ou mil anos a partir de agora.
Assim, você pode razoavelmente esperar algum grau de melhora em qualquer atividade atlética utilizando treinamento do peso - e em muitos casos, a enorme melhoria será produzido, mas não espere milagres. Criticamente, decida exatamente quais os resultados que você está mais interessado e, em seguida, siga um programa de treinamento de peso que é projetado para dar o maáximo no caminho para os tipo de resultados que você deseja.

*Foi baseado nisso que Mike Mentzer desenvolve seu estilo de treino baseado no método do repouso-pausa (rest-pause). Ele acreditou ser capaz de fazer um esforço que seu sistema circulatório não o acompanharia e assim o método do rest-pause tinha a intenção de recuperar a oxigenação entre cada repetição, levada ao máximo, sem realmente "descansar" o músculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados