A era ouro

De volta a era dourada do bodybuilding onde os suplementos eram raros e comer alimentos  sólidos eram nossas principais fontes de proteína. Mas como então os bodybuilders dessa década conseguiam obter ganhos musculares muito bons? Vamos abaixo relembrar e descobrir os segredos dos dias de glória do bodybuilding.

Na era dourada do bodybuilding, suplementos eram raros e os alimentos eram as principais refeições. Havia vitaminas e proteínas e alguns outros suplementos, mas nada avançado como é hoje. Mesmo daquele jeito, fomos capazes de obter bons ganhos com o treinamento e subir ao palco com os melhores corpos do mundo.

Baseamos nossas refeições em carne, ovos e queijo. Soa um pouco "pesado" e chato, mas funcionou. Carne vermelha magra era a mais popular na época, não só acrescentou tamanho, mas força também. Frango era o número dois da lista, mas hoje é o número um. A carne vermelha é responsabilizada por ataques cardíacos e endurecimento das artérias, ou como é chamado hoje o colesterol.



Nosso café da manhã era hambúrguer, ovos inteiros e queijo cottage. Usando o ovo inteiro obtínhamos a nossa gordura que era utilizada para produzir energia e não ficar armazenada como gordura. Queijo cottage era uma fonte perfeita de proteínas e de cálcio também.

Naquela época, usava-se um "Burger Presto", que era um "fritador", onde cabia exatamente um hambúrguer inteiro. Hoje isto não existe mais, eles foram substituídos por Grill que na minha opinião são muito volumosos.

Nós conseguiamos obter bons ganhos e definir o corpo de forma impressionante

A idéia então era comer grandes quantidade de proteínas e gorduras e pequenas quantidade de carboidratos. Esta não só foi uma dieta de construção muscular, mas como também funcionava para eliminar a gordura, e como funcionou.

Dietas da moda vieram e foram, assim como a dieta Atkins que é basicamente a mesma dieta que o bodybuilding trouxe muito antes da Atkins. No entanto, ninguém dava-nos ouvidos mas pensavam que pelo fato de comermos tanto obteríamos músculos enormes. Todos nós gostaríamos que fosse assim tão fácil.


Suplementos na época

Rheo H. Blair surgiu com uma opinião sobre a dieta e foi onde tirou uma proteína do leite e do ovo que dominou o mercado. Sua teoria foi misturá-la com creme, desta forma se obtinha a proteína e gordura mais facilmente. Larry Scott, Don Howarth e alguns dos grandes nomes utilizaram estes suplementos.

Rheo também apareceu com a sua linha de vitaminas e pílulas digestivas que eram pequenas bolas redondas de ácido clorídrico. Elas eram um pouco forte e podiam fazer um "furo" em seu estômago se você não comesse suficientemente.

O truque para ganho de peso utilizando os suplementos era o composto de açúcar que os suplementos traziam

Naqueles dias nós não importávamos se a proteína tinha gosto bom ou ruim, comíamos com o intuito de crescer. Eu usava farinha de peixe desidratado, pois era proteína pura. Você pode imaginar como devia ser saborosa. Isto não durou um mês. Foi além de qualquer coisa que meu estômago poderia agüentar, mas como falei não era questão de gosto e sim de resultados.



Tinha um fisiculturista famoso que levava seu fígado cru do mercado direto pro seu liqüidificador e tomava-o depois. Ele disse que tinha os melhores resultados e olhando para ele eu acredito. Lembro-me de alguns rapazes bebendo litros de leite na praia.

Também tinha um monte de comprimidos de fígado dissecado que você não vê hoje em dia. Eles não foram apenas ricos em proteínas, mas também em ferro e vitaminas do complexo B. Às vezes ingeriam até 50 cápsulas por dia. Eles foram substituídos por aminoácidos (BCAA) anos mais tarde.

Joe Weider apareceu com vários tipos de proteínas e suplementos na época e um deles dizia que se você tomasse você iria ganhar muitas libras (peso).

Foi anunciado de tal forma que na embalagem do produto vinha com uma tampa com um grande bíceps. Mas o truque para o ganho de peso a partir deste suplemento é que foi adicionado açúcar a ele. Então com o monte de peso viria com bastante gordura.

As refeições da era de ouro

 Omeletes de ovos e queijo cottage eram um dos favoritos entre os bodybuilders como um lanche de proteína de boa qualidade. O queijo novamente era considerado uma boa gordura para queimar.

Variávamos nossas refeições e adicionávamos frango e peito de peru sempre que possível. Peixes não eram a escolha dos alimentos mais agradáveis, mas também era muito bom. O problema com o peixe era que depois que você come, uma hora mais tarde você estava com fome novamente. O peixe não dava um preenchimento tão bom.

A chave do nosso sucesso era ser coerente com o nosso treinamento e nossa dieta

Eu tentei um programa de seis meses apenas comendo peixe, eliminando carnes e complementando com frango vez ou outra, eu fiquei extremamente rasgado e ainda mantive o meu peso corporal.

A chave para o nosso treinamento e dieta da época estava em ser consistente com ambos, mas sempre experimentando diferentes maneiras de comer até que você descobrisse o que funcionava melhor com você. Cada pessoa tem que se adequar a sua própria taxa metabólica e encontrar o sistema que funciona para você. Se trata realmente de tentativa e erro.


Conclusão

As dietas de hoje mudaram um pouco e existem centenas de suplementos muito bons. Existem combinações de proteínas, aminoácidos, glutina, arginina e tantas outras. Eu só posso imaginar o quanto poderia ter sido melhor para nós mesmos se tivéssemos acesso a isso tudo em nossa época.

Mas isso  faz parte do tempo onde as coisas evoluem e melhoram. Não é diferente do que se tivéssemos telefones celulares, computadores e câmeras de vídeos. Com certeza teríamos muito mais material da época, pois poderíamos documentar tudo ao invés de apenas relatar.

Mas aqueles eram os dias em que eu não trocaria por nenhum outro. Era uma época que você só entende se viveu do contrário nunca entenderá do que se tratava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados