Isto vale o preço?

Acreditar em algo não faz disto uma verdade; por milhares de anos, milhões de pessoas acreditaram sinceramente que a terra era plana e algumas pessoas ainda o fazem. E neste momento, muitas pessoas -- talvez a maioria das pessoas -- acredita sinceramente que os fisiculturistas, como um grupo, são um bando de doidos e idiotas; mas neste caso, longe de ser um mito, tal difundida crença é fundada em uma quantia incômoda de verdade -- enquanto os doidos são muito menos comuns que a maioria das pessoas pensa, os idiotas parecem existir às pencas, tal como as uvas. Como eu disse muitas vezes antes, eu realmente não fico surpreso ao encontrar um rapaz muito inseguro espreitando sob um volume de músculos que faria as pessoas acreditarem que este de fato é um gorila adulto.

O que simplesmente me faz pensar que eu sou tão superior? Bem, para começar, eu não me considero superior a qualquer pessoa -- mas eu sinceramente teria que ser um idiota para ignorar o fato óbvio de que certamente eu sou totalmente " diferente " de várias pessoas a quem eu encontrei; e enquanto Will Rogers freqüentemente declara que " ...ele nunca conheceu um homem que seja como... " eu penso que ele estava exagerando um pouco sobre isto naquela instância. De qualquer modo, ele nunca conheceu algumas das pessoas que eu conheci.

E o que isto tem a ver com o treinamento com pesos? Infelizmente, bastante, e de fato muito. Enquanto é perfeitamente verdade que exercícios de resistência progressiva são capazes de produzir resultados que valem a pena e que literalmente não são obtidos de nenhuma outra maneira, é igualmente verdade que a maioria das pessoas -- até mesmo a maioria dos médicos -- olha o campo inteiro do fisiculturismo como uma fraude absoluta. Tal opinião difundida impede que a maioria das pessoas conheça a verdade -- generalizando o assunto como um todo, sob um tipo de luz ruim, de forma que a maioria das pessoas racionais evita o treinamento com pesos como uma peste.

E enquanto certamente nem de longe eu sou ingênuo o bastante para pensar que eu poderei mudar o mundo, ou até mesmo fazer algo para orientar os idiotas -- eu penso que os esforços concentrados de algumas pessoas racionais podem fazer muito em termos de deter a expansão da loucura; se nós não podemos curar o doente, talvez nós possamos pelo menos inocular a nova geração de jovens fisiculturistas, com a agulha da verdade -- e se a atual tendência insalubre puder ser invertida, talvez algum dia o treinamento com pesos será verdadeiramente outorgado da consideração racional que isto merece.

Como um primeiro passo naquela direção, um tipo totalmente novo de competição de físico acontecerá em Los Angeles em uma data a ser anunciada no futuro. Aberto a qualquer pessoa com qualificações suficientes para uma importante competição de fisiculturismo, esta competição oferecerá um total de $50,000.00 em prêmios em dinheiro vivo, como segue: um prêmio em dinheiro vivo de $25,000 para o 1º lugar; $7,000 para o 2º lugar; $5,000 para o 3º lugar; $2,000 para o 4º lugar, e $1,000 para o 5º lugar--mais $2,000 para cada vencedor de melhor parte corporal: melhor braço, melhor tórax, melhor dorsal, melhores pernas, e melhor abdominal.

A semana antes da competição será dedicada a uma série de testes cuidadosos que serão administrados por um grupo de doutores de várias universidades e fundações de pesquisa; entre outras coisas, serão feitos testes para determinar medidas precisas das partes corporais, uso de drogas, habilidade de desempenho, e fatores fisiológicos relacionados -- todos os concorrentes serão obrigados a assinar um documento que permita a publicação grátis e irrestrita dos dados assim determinados. Mas nenhuma destas informações será de conhecimento do painel de juizes até depois da competição ter sido concluída e fossem dados os prêmios aos vencedores; em resumo, o julgamento será baseado estritamente na aparência - mas depois, os verdadeiros fatos serão publicados.

Deixe ficar claramente entendido com antecedência que não há nenhuma intenção de "prejudicar alguém" -- ao contrário, nós simplesmente estamos fazendo uma tentativa sincera para determinar e publicar a verdade; em um esforço para purificar o ar -- para que milhões de jovens fisiculturistas no futuro não sejam conduzidos a tentar duplicar impossíveis (e falsas) medidas e desempenhos.

Em segundo lugar, nós podemos pensar que de nenhuma outra maneira seria possível reunir um grande grupo de espécimes físicos excelentes com a finalidade de administrar testes precisos para propósitos científicos; e tais resultados deveriam provar o enorme valor do treinamento físico a todo mundo interessado neste campo.

Em terceiro lugar, é pelo menos esperado que uma competição administrada desta maneira atrairia atenção o bastante de fora do na verdade muito estreito campo do treinamento com pesos a fim de "mudar a imagem" do bodybuilding na mentalidade pública geral; nesse sentido, um filme colorido, com uma hora, sobre o assunto do exercício em geral, e o treinamento com pesos em particular -- com a competição e testes fisiológico sendo o destaque do filme -- que seria feito para a televisão. E é pelo menos possível que a principal -- e "séria" -- cobertura da competição será disposta em publicações nacionais fora do campo do treinamento com pesos.

Detalhes adicionais seriam publicados nas edições mais recentes da Iron Man e outras revistas -- mas enquanto isso, se você se considera dono de um físico com potencial de classe mundial, comece a treinar duro, que a competição será ASSEGURADA; e com uma chance de ganhar um prêmio de $25,000 em dinheiro vivo, você pode estar razoavelmente seguro de que "todo mundo" estará lá.

Agora - conforme prometido em artigos anteriores -- eu mostrarei algumas coisas que podem ser aplicadas ao treinamento com qualquer tipo de equipamento; pontos bem provados, mas largamente desconhecidos ou mal interpretados -- que podem ser a diferença entre um sucesso excelente e um verdadeiro fracasso.

A despeito do tipo de equipamento que você tenha disponível, restrinja seus treinamentos para não mais que três sessões semanais - o denominado "sistema de treinamento dividido" SEMPRE SERÁ UM ERRO.

Em quase todos os casos, duas séries de qualquer exercício produzirá melhores resultados que qualquer outro número de séries -- e mais de três séries de um exercício nunca deveriam ser executadas; e -- antes de aumentar seu número de séries de dois para três -- tente fazer apenas uma série de cada exercício em cada treinamento.

Para melhores resultados, um treinamento nunca deveria exceder uma duração total de uma hora e meia -- e a maioria das pessoas melhorará rapidamente em um esquema de três treinamentos semanais de aproximadamente uma hora e vinte minutos cada, ou menos.

As drogas não o ajudarão a progredir -- apesar da opinião difundida para o contrário.
O número de repetições em qualquer série nunca deveria ser menos que seis -- nem mais que vinte; e melhores resultados normalmente serão produzidos por séries de oito a doze repetições -- mas cada série de cada exercício deveria ser levado a um ponto de fracasso absoluto onde nenhum movimento adicional seja momentaneamente possível. É quase que literalmente impossível para a maioria das pessoas treinar de modo muito "árduo" -- mas é facilmente possível para qualquer pessoa treinar "demais".

Este último ponto, a "intensidade de esforço" necessária, é algo que não pode ser super enfatizado -- mas este parece ser um ponto que pode ser facilmente mal interpretado; pessoalmente, eu cheguei à conclusão aproximada de que é simplesmente impossível fazer a maioria das pessoas entender o que você quer dizer quando você menciona "trabalhar até o ponto de fracasso". Tanto quanto uma técnica razoavelmente boa possa ser mantida, então é impossível trabalhar muito arduamente -- mas até mesmo isso não é o bastante; depois de ficar literalmente impossível produzir QUALQUER QUANTIA DE MOVIMENTO ADICIONAL -- quando você está exercendo máxima força possível e NADA está ACONTECENDO, então pelo menos duas repetições "roubadas" a mais deveriam ser executadas -- mas tal roubo não deveria envolver um impulso súbito, e deveria ser limitado à quantia mínima necessária para tornar o movimento possível. Não roube para FACILITAR o movimento - roube apenas o bastante para tornar o movimento POSSÍVEL; faça o movimento tão arduamente quanto você puder -- quanto mais árduo, quanto mais corretamente forem executadas tais duas repetições roubadas, executadas imediatamente depois de se alcançar o número máximo de repetições feitas de uma maneira rígida, isso deveria deixa-lo sentindo-se como se você tivesse escalado um edifício com seu carro amarrado às suas costas -- Você deveria estar respirando rapidamente, você deveria estar suando livremente, e você deveria achar necessário sentar-se por um momento depois da série ter acabado; se você apenas "tem vontade" de sentar-se, então a série não foi dura o bastante -- você deveria ter que se sentar para evitar cair.

Tudo do que foi esboçado acima sobre o "estilo de treinamento" necessário, é fácil o bastante de ser posto em palavras - mas exprimir isto e conseguir que as pessoas entendam essas palavras parecem ser duas questões completamente diferentes; e até mesmo quando as pessoas entendem o que está sendo dito, elas normalmente se recusam a praticar tal treinamento -- dando todos os tipos de desculpas e tentando racionalizar um estilo de treinamento "muito mais fácil".

Parece perfeitamente certo que a maioria dos fisiculturistas executarão praticamente "qualquer quantia" de treinamento -- mas evitam qualquer coisa até mesmo próxima de um treinamento árduo. Então eles desejam saber por que leva dez anos para produzir os resultados que deveriam ter sido produzidos em apenas seis meses. Eles raramente se alguma vez treinaram duro o bastante para produzir algum estímulo ao crescimento - e eles treinam tanto que o crescimento seria impossível, até mesmo se estímulo ao crescimento estivesse sendo produzido.

Apesar de opinião difundida para o contrário, não é necessário dedicar sua vida inteira ao treinamento para produzir bons resultados; de fato, todo o peso das evidências apoiam muito claramente o fato de que uma vida normal é de fato uma necessidade para se produzir os melhores resultados possíveis -- muitos dos maiores fisiculturistas de todos os tempos produziram seus melhores resultados numa época em que eles estavam trabalhando em tempo integral em um trabalho duro. Fisiculturistas que tentam explicar seus próprios fracassos oferecendo a desculpa de que eles têm que trabalhar, ou são preguiçosos ou mal informados, ou ambos -- ou simplesmente pouco dispostos a admitir que seu potencial individual nunca lhes permitiu alcançar a classe competitiva.

Lembre-se, um físico de classe competitiva é simplesmente isso -- um exemplo excelente, um entre milhares (ou até mesmo milhões); nem todos nós podemos ser campeões, não importa como nós treinemos.
Mas mesmo se acontecer de você ser um desses homens na verdade muito raros, um homem com o potencial para ser um campeão, deveria tal tipo de realização custar o preço de dedicar sua existência inteira a pretensos esforços que produzam um físico de alto nível; Seria esse um preço justo? Pessoalmente, eu penso que não -- mas isso, é claro, é apenas a minha opinião própria; porém, o fato de que tal realização não exigirá tal preço não é uma "opinião".

Agora -- com total consciência de que as declarações seguintes estimularão gritos de afronta de várias direções, de pessoas que possivelmente serão afetadas por estas observações -- eu pretendo mostrar um par de passos muito simples que praticamente qualquer pessoa pode executar na direção de melhorar os resultados produzidos em seus treinamentos. Primeiro -- se você tem utilizado uma certa barra, denominada barra W, mas se você puder usar uma barra reta, normal, para roscas, então use a barra reta; se você usa uma barra reta em vez da barra W, seus resultados serão melhores -- porque o posicionamento de mãos exigido por uma barra W, literalmente torna impossível que seus bíceps contraiam-se até a posição completamente contraída. Segundo -- se você tem usado um banco, denominado banco para "rosca Scott", jogue isso fora através da janela mais próxima; você conseguirá RESULTADOS MUITO MELHORES com a antiquada rosca direta porque o ângulo destes bancos para rosca está totalmente errado, sejam eles usados com barras ou halteres, e em vez de melhorar os resultados, tais bancos na verdade REDUZEM os RESULTADOS.

E -- antes que algumas centenas de pessoas rapidamente mencionem que o ângulo do apoio para os braços em uma máquina Nautilus Multi-Bíceps é muito parecido com aquele em um banco de rosca Scott -- eu mostrarei o fato que a Máquina Nautilus Multi-Bíceps têm resistência omni-direcional, assim não faz nenhuma diferença qual seja o ângulo do banco, a superfície de banco poderia ser plana, ou vertical, ou qualquer coisa e isto não afetaria o exercício sob qualquer modo. Mas com uma barra ou um haltere você não tem resistência omni-direcional -- assim o ângulo do banco é muito importante, e o banco de rosca Scott está fixado na direção errada.


por Arthur Jones
IRONMAN setembro de 1971, Volume 30 Número 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados