O que é HIT por Ken Leistner

Em 1970 o campo do treinamento de força entrou em uma nova era graças a Arthur Jones. Nessa época ele inventou uma máquina de fortalecimento da musculatura do tronco sem precisar que os braços fizessem qualquer esforço, criando o pullover machine que foi a primeira máquina fabricada sob o nome Nautilus. Com elas vieram também o protocolo Nautilus de treinamento que preconizava treinos intensos até a falha momentânea e com número de exercícios reduzido.

O treinamento era preconizado para 3 x semanais e era realmente duro. O objetivo era executar os exercícios com o mínimo de intervalo e com o objetivo de construir as maiores cargas possíveis. As repetições eram feitas lentamente, pois o objetivo era minimizar uma condição que em física chama-se momentum que, na realidade reduz a intensidade do movimento quando presente.

Nascia aí o conceito de cadência e tempo de tensão. Nessa época um brilhante fisiologista trabalhou com Jones em seus projetos de máquinas novas e na divulgação de seus treinos. Esse era Doutor Ellington Darden que mais tarde prosseguiu com o trabalho deixado por Jones e que já escreveu dezenas de livros sob o mesmo tema.

HIT é uma filosofia de treino e não uma definição específica de uma metodologia de treino. HIT é um procedimento de treinamento adequado para o mais bem treinado indivíduo e até mesmo ao mero iniciante. É breve por necessidade e não pode ser executado com freqüência.

HIT é ir até o limite, não até quase o limite mais até o limite levando cada série até o ponto onde não se pode ir além, usando qualquer tipo de equipamento, não é a palavra de um, dois ou três homens, mas um compromisso de trabalhar no máximo enquanto na academia ou ginásio.

HIT é duro mas efetivo, é duro mas deve ser seguro relativamente à outros métodos de treinamento. Drena suas energias, mas é recompensador. Pode, se for usado propriamente, ser o veículo necessário para alterar um físico em sua capacidade de força, massa, e nível de confidência tanto dentro quanto fora da arena atlética.

Por Ken Leistner
Retirado do livro Maximaze your training

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados