O significado da dor muscular

Quando um músculo que não está acostumado a carga de trabalho é trabalhado intensamente, ou por um prolongada período de tempo em um nível normal de intensidade, então um certo grau de dor muscular geralmente resultará, e em alguns casos isso pode ser literalmente paralisante em seus efeitos até por uma semana mais ou menos.

Há uma série de teorias e não envolvidas em relação às causas reais fisiológicas de dor muscular;
mas uma compreensão detalhada dos fatores físicos e químicos envolvidos não é necessário se nós estamos cientes de a relação causa/efeito em questão.
Graus extremos de dor muscular quase nunca é resultado da execução de um único movimento, provavelmente porque os músculos envolvidos no movimento não se aquecido o suficiente para fazer um esforço máximo, e assim são momentaneamente incapacitadas para o trabalho duro o suficiente para causar muito na forma de dor, embora o movimento podem ser efectuadas até ao ponto de falha muscular.

Mas algumas dores que resultam de um movimento, se corretamente entendida, como dor pode ser uma valiosa pista de que o treinamento o leva para o progresso. A maioria dos fisiculturistas dizem sinceramente que o supino é um exercício direto para os músculos peitorais e se um indivíduo não treinado realiza várias séries de supino, seus peitorais certamente vão ficar doloridos, mas se, pelo contrário, o mesmo indivíduo executa apenas cerca de três séries pesadas de uma repetição cada, pouca ou nenhuma dor no peitorais irá resultar. Em vez disso, a porção anterior dos deltóides ficará dolorida, com a possibilidade de uma quantidade muito pequena de dor, apenas uma sensibilidade, em ambos os peitorais e tríceps. E enquanto o supino não é um exercício direto para qualquer um dos músculos do corpo, em nenhum sentido da palavra direta, ele, portanto, demonstrou claramente que os deltóides estão recebendo o que mais se aproximara de trabalho direto com este exercício.

Testes similares podem ser realizados a fim de determinar os efeitos da maioria dos tipos de exercícios, com pouca ou nenhuma possibilidade de erro. Por exemplo, recentemente, em uma tentativa de demonstrar a eficácia de um novo tipo de exercício para os dorsais, fizemos uso de diversos indivíduos previamente treinados. Alguns destes indivíduos realizaram apenas regulares movimentos na barra fixa; outros realizaram apenas movimentos na barra fixa por trás do pescoço; alguns executaram "puxadas" em uma máquina convencional para dorsal, e assim por diante, todo o espectro de possíveis exercícios para os músculos dorsais foi coberta, e alguns indivíduos realizaram uma série pesada de cada um dos vários exercícios.

Quarenta e oito horas depois, nenhum desses indivíduos relataram muito na forma de dores musculares nos músculos do latíssimo e um bom número deles nem sequer experimentarm uma sensibilização de seus músculos dorsais; no entanto, sem exceção, todos os indivíduos tiveram dores em outras áreas, especialmente nos braços. Em muitos casos, este grau de dor foi tão grande que os indivíduos ficaram quase incapazes de usar seus braços durante vários dias.

Outro grupo de indivíduos realizaram diversas séries em um novo tipo de máquina dorsal e, sem exceção, estes indivíduos indicaram dores na musculatura dorsal; outras áreas da dor ocorreu em graus reduzidos nos peitorais, trapézios e abdominais - que é exatamente o resultado que esperávamos. Diversos indivíduos relataram dor nos músculos tríceps do braço, mas eles estavam em erro compreensível neste crença; a dor no tríceps que relataram foi realmente dos anexos do latissimo no ponto em que este músculo se junta a parte superior do braço, logo abaixo da massa do músculo tríceps.

Neste último grupo de indivíduos, sem dor muscular do braço real de qualquer espécie foi relatada - em forte contraste com a resultados produzidos em outros grupos.

Assim, se você tiver qualquer dúvida sobre a eficácia de um determinado exercício, é muito fácil de utilizar de dor muscular, como meio de testes de exercício, basta evitar qualquer tipo de exercício para a região muscular do corpo que se quer estudar por um período de pelo menos dez dias, em seguida, realizar apenas três séries pesadas de uma repetição do exercício em questão. Em um prazo de quarenta e oito horas, você terá uma resposta clara à pergunta.

Se um músculo é exercido regularmente, ele irá rapidamente tornar-se tão acostumados a carga de trabalho que será quase impossível, mesmo para um grau leve, induzir dor muscular. Assim, se a dor muscular é produzida em uma área do corpo que é treinada durante a semana, esta é uma clara indicação de que você não tem treinado duro o suficiente - ou que vem realizando os movimentos de modo inadequado.

4 comentários:

  1. Por isto é importante a execução perfeita da técnica e a mudança de série nos treinos...Ae entra o diferencial! #rumoaperfeição

    ResponderExcluir
  2. Totalmente fora de questão....a dor muscular é resultado de um treino bem realizado, tirando seu músculo da mesmice de sempre. Quando o músculo se adapta ao treino, deve-se mudar o volume a intensidade ou densidade do exercício ou até mudar de exercício, pois estímulo novo pode acarretar em dor muscular causada por microlesões nas fibras onde irá gerar um crescimento no músculo, isto para treino de hipetrofia...Este post é um absurdo, sou formado em educação física e treino a 14 anos e nunca ouvi tamanha asneira...

    ResponderExcluir
  3. O texto descreve isso mesmo que você está afirmando, "que o músculo se adapta ao processo" e entende-se que se deve alterar o tipo de exercío, intensidade, número de repetições, etc.

    Olha amigo, formação em educação física não garante conhecimento prático na área de musculação, de teóricos estão cheias as academias hoje em dia.

    Mas você está correto na sua afirmação, faltou apenas interpretação de texto durante a leitura.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Artigos recomendados