Desenvolvimento de velocidade e flexibilidade

Enquanto a velocidade não é um resultado de flexibilidade - grande velocidade de movimento é impossível sem a extrema flexibilidade; assim, o treinamento para a velocidade deve envolver uma maior liberdade de movimento e aumento no alcance de movimento.

A liberdade de movimento é essencialmente determinada por dois fatores - o poder existente, a relação peso/potência, e as fibra muscular à relação de tecido adiposo.

O alcance nos movimento são determinadas por outros dois fatores - o tipo de exercícios empregados, e a quantidade de resistência utilizada nesses exercícios.

Em ambos os casos, vários outros fatores estão envolvidos, bem como - mas estes são fatores que pouco ou nada pode ser feito, para o que nos interessa aqui, e a maioria deles são determinados hereditariamente - tempo de reação nervo-muscular, as proporções corporais, pontos de fixação do tendão (que afectam a alavancagem), e outros fatores.

É literalmente impossível remover o último vestígio visível do tecido adiposo intramuscular - mas isso não é necessário nem desejável, no entanto, quantidades excessivas de tecido devem ser removida se grande liberdade de circulação é desejada. E a remoção do tecido será um grande passo na direção de melhorar a relação potência/peso, embora seja apenas um dos vários passos necessários.

Felizmente, as medidas adicionais necessárias para a remoção de tecido adiposo em excesso também resultam em aumentos de energia - bem como no aumento do alcance de movimento possível. E os exercícios que são necessários para a construção de uma grande força também produzem aumentos nas faixas de movimento. Assim, é facilmente possível se concentrar em um objetivo - a construção de um potencial energético muito alto e ao mesmo tempo, aumentando tanto a liberdade de movimento quanto o alcance de movimento.
Tendo melhorado todos os três fatores - o poder, a liberdade de movimento, e faixas de alcance - tanto quanto possível dentro das limitações impostas por restrições de peso corporal, a velocidade de movimento estará, então, no seu nível ótimo. Pelo menos desde que diretamente envolvidos fatores físicos que estão em causa, portanto, a melhora adicional dependerá de melhorias na "forma" e ao desenvolvimento de reflexos condicionados, os chamados "memória muscular ".

Embora seja certamente verdade - como tentei deixar claro nos capítulos anteriores - que não existe uma significativa diferença entre força e resistência, que a maioria das tais "diferenças" são apenas aparentes diferenças que não conseguem resistir à luz de uma investigação cuidadosa, não se segue que os resultados exatamente semelhantes serão produzido por formas leves e formas de exercício pesado do mesmo exercício.

Em grande medida, isso é verdade, simplesmente porque o empregado em exercícios de resistência leve não é suficiente para forçar as partes do corpo em posições que irá produzir aumentos nas faixas existentes de movimentos possíveis. Por exemplo: quando executando pulovêres com os braços dobrados sobre uma bancada fixa com um peso leve, os cotovelos raramente será muito obrigado de ir além da testa e pouca ou nenhuma melhora na amplitude de movimento possível será ser produzida. Da mesma forma, uma vez que os músculos envolvidos não estarão trabalhando durante toda a sua gama possível de movimento, será impossível induzir uma demanda máxima para qualquer aumento da massa muscular ou força.

No entanto, se uma resistência muito mais pesada é empregada no mesmo exercício os cotovelos podem ser forçados a uma ponto bem atrás da cabeça - e há aumento muito maior no poder, na liberdade de movimento, e alcance de movimento.

Um exemplo ainda mais notável e imediatamente aparente aparace se considerarmos o deadlift-stiff, muitos pesados indivíduos acham impossível tocar em seus dedos do pé com as pontas dos dedos sem dobrar os joelhos - e nenhuma quantidade de exercícios leves fará muito para corrigir esta condição. No entanto, após alguns meses de prática de deadlift-stiff pesados, a maioria dos indivíduos pode chegar a um ponto pelo menos vários centímetros abaixo de seus pés - e alguns indivíduos podem tocar os cotovelos no chão de uma posição ereta, sem dobrar os joelhos.

E a prática dos movimentos necessários para construir uma grande flexibilidade permitirá simultaneamente resultados de grande aumento tanto no força quanto na liberdade de movimento - os músculos se tornarão mais fortes, porque estão sendo trabalhados durante um maior alcance, e o tecido adiposo que, anteriormente, restringiu a liberdade de movimento será removido em um grande grau.

Assim - diretamente ao contrário da opinião popular generalizada - é óbvio que movimento máximo em movimentos pesados são realmente um requisito para o desenvolvimento da velocidade de movimento, em vez dessa prática a ser evitada. Um indivíduo em particular pode ser bastante rápido, apesar do fato de que ele nunca praticou qualquer tipo de exercício pesado - mas o mesmo indivíduo teria sido muito mais rápido se tivesse se envolvido com exercícios pesados.

Durante um dos jogos Olímpicos, cuidadosos testes nos atletas envolvidos claramente provou que um levantador de peso foi de longe o homem mais rápido em relação a um concorrente em qualquer esporte - e que a maioria dos levantadores de peso foram consideravelmente mais rápido do que os não-levantadores de peso.

Grande potência é literalmente impossível sem grande velocidade de movimento, e quanto maior a relação potência/peso, maior a velocidade resultante e todos os outros fatores seram igualmente melhorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados