Tempo como fator

O tempo é um fator necessário em qualquer medição de potência. E força é a capacidade de produzir energia, assim tempo deve ser considerado nas medições de força e deve também ser considerado como um dos mais importantes fatores envolvidos no treinamento. Se um determinado programa de treinamento é realizado durante um período de duas horas, o resultados serão muito diferentes daquelas que teriam sido produzidas se o mesmo programa tinha sido executado em uma hora.

O indivíduo deve respirar muito mais rapidamente do que normalmente faz no primeiro minuto de sua exercícios, e sua respiração não deve voltar ao normal, pelo menos não até algo em torno de dez minutos depois de seus treinamentos serem concluídos. Assim, o seu ritmo de treinamento é muito lento e resultados de valor não serão tão rápidos como deveriam ser.

Alguns fisiculturistas não estão dispostos a trabalhar a um ritmo tal, e como consequência direta, muitos deles estão num condição física pobre - apesar de sua massa muscular. Como a maioria dos estagiários estão sob a impressão equivocada de que quinze ou vinte horas semanais de treinamento são necessários para a construção muscular de grande massa, eles não podem - ou não vai trabalhar em um ritmo rápido durante períodos tão longos. Mas, na verdade, um grau maior de resultados podem ser produzidas por apenas cerca de quatro horas de treinamento por semana - se tal treinamento é realizado num bom ritmo.

Mas, pessoalmente, eu cheguei a um ponto onde eu já nem tento convencer os culturistas do presente simples fato, de que a maioria deles são absolutamente equivocados ao se convencer de que nada menos do que cinco ou seis treinos semanais de três ou quatro horas cada uma irá produzir tanto na forma de resultados. E embora essas pessoas se espantem com os resultados que somos capazaes de produzir em um tempo muito inferior ao treinamento semanal deles, a maioria deles simplesmente se recusam a acreditar que a verdade, mesmo quando é cuidadosamente explicado para eles.
Pessoalmente - no caso de vinte horas semanais de treinamento duro serem necessárias para a produção dos melhores resultados - eu consideraria qualquer resultado possível mal superfaturada, e simplesmente não vale o custo, mas na verdade, tais prolongados treinamentos irão realmente retardar o progresso, em vez de promovê-lo.

O peso de toda a evidência disponível mostra claramente que os melhores resultados sempre serão produzidos por menos cinco horas semanais de treinamento - e na maioria dos casos, por menos de quatro horas de treinamento semanal, mas tal treinamento deve ser intenso e rápido. Os únicos períodos de descanso durante um treino devem ocorrer entre os desempenhos das séries consecutivas do mesmo exercício - e se o treino está devidamente limitado, o descanso, mesmo naqueles períodos podem ser evitados em muitos casos, e devem ser evitados sempre que possível.

E isso não é apenas uma questão de economia de tempo - na verdade, a poupança de tempo de treinamento é a de menos importancia consideração; para a criação de condições gerais - melhorar a ação do coração, respiração, circulação e resistência muscular - um rápido ritmo de treinamento é uma exigência absoluta. Se exatamente o mesmo programa de treinamento é realizado em duas vezes a quantidade adequada de tempo, então alguma - mas não muito - estimulação do crescimento muscular será induzida, mas praticamente nada em termos de condição irá melhorar. Os músculos irão crescer - muito lentamente - mas respiração, a ação do coração, a circulação e resistência permanecerá praticamente inalteradas. E, embora vários anos de treinamento, pode - e provavelmente vai - produzir um grande grau de tamanho muscular, mas o indivíduo provavelmente seria muito pobre na condição física.

Um crescimento muscular muito mais rápido e melhorias simplesmente enormes em condicionamento físico poderiam ter sido produzidos, e teriam sido produzido, realizando exatamente o mesmo programa de treinamento na metade do tempo.

Obviamente, há um limite para a velocidade de treino, uma vez que é impossível realizar uma segunda série de um exercício imediatamente depois de um primeiro conjunto de máxima intensidade possível. Mas um indivíduo devidamente condicionado deve ser capaz de realizar uma segunda série de um exercício dentro de um período de quatro minutos após o início do primeiro set, e um terceiro set quatro minutos depois, e o seu desempenho deve aumentar com o set - ele deve ter um melhor desempenho no segundo set que ele fez no primeiro set, e melhor ainda no terceiro set.

Em muitos casos, é possível alternar entre exercícios de várias partes do corpo e, deste modo período de descanso podem ser quase totalmente eliminada e, em alguns casos, esse tipo de treinamento é uma exigência absoluta para a produção de melhores resultados. Isto é verdadeiro em relação ao tórax, pernas e antebraços. Nenhum outro tipo de formação para essas partes do corpo vai produzir muita coisa, mesmo se aproximando máximo de resultados possíveis, independentemente de quanto tempo o treinamento seja continuado.

Os maiores músculos da parte superior do corpo devem ser exercitados imediatamente após uma série de exercícios pesados para a coxas, enquanto a taxa de respiração é ainda muito elevado, com nenhum descanso entre o trabalho de perna e da parte superior do corpo. As panturrilhas e antebraços deve ser exercido sem descanso por um período de vários minutos: assim que uma série de um exercício é concluído, uma série de outro exercício para a mesma parte do corpo deve ser iniciado.

E cada série de todos os exercícios devem ser realizadas até o ponto de falha absoluta momentânea.
Nos próximos capítulos dedicados exatamente a rotinas de treinamento, o fator tempo sempre será incluído como uma parte essencial da cada programa, e muita atenção deve ser dada a esse fator para os resultados não serem muito abaixo do que deveriam.

Um comentário:

  1. Estou treinando Heavy duty a 1 mes e estou mt satisfeito apesar de ser juvenil nesse treino!
    INTENSO E BREVE!

    ResponderExcluir

Artigos recomendados