Dispensas do treinamento

Em um capítulo anterior sobre irregularidade do exercício, eu mencionei o fato de que nunca deve se permitir que o treinamento a degenere-se em uma rotina - onde o sujeito apenas atravessa uma fase complicada, sem realmente adicionar-lhe algo, tal treinamento nunca vai produzir muito mais na forma de resultados de valor, e se continuar por certo tempo normalmente irá levar a uma perda de interesse no treinamento.

Assim, na maioria dos casos melhores resultados de longo alcance serão produzidas se as dispensas de treinamento são infreqüentes, irregulares - mas sim prolongadas - mas essas dispensas não devem ser agendadas com antecedência - por várias razões. Se um sujeito está ansioso por uma dispensa programada de treinamento, então o incentivo será geralmente muito reduzido, e se ele é forçado a tomar uma dispensa não programada, então ele vai voltar ao treino com um entusiasmo muito maior.

Mas, totalmente além de considerações psicológicas, embora os fatores fisiológicos responsáveis não são de todo claro, é óbvio que o sistema requer pausas um pouco prolongadas - no caso pouco frequente. Na maioria dos casos, tais dispensas de formação devem envolver pelo menos uma semana de inactividade quase total - e em alguns casos, um mês de formação irá fazer mais para o progresso do que seis meses de treinamento constante, sem uma pausa.

Qualquer grau de força/resistência que possa ser perdida durante essa dispensa em um treinamento será normalmente restabelecida dentro de um período muito curto de tempo após o treinamento ser retomado - e em quase todos os casos, o progresso para níveis mais altos de habilidade seguirá imediatamente.

Na verdade, o melhor desempenho possível em muitos tipos de atividades esportivas às vezes pode ser produzido apenas após um dispensa; levantadores de peso, por exemplo, estão bem aconselhados a evitar o treinamento por vários dias antes de um encontro de levantamento. Uma longa dispensa poderia - e provavelmente fará - o resultado dos níveis de desempenho reduzirem, mas alguns dias fora de formação pode torná-lo possível levantar mais do que de outra forma teria sido possível.
O mesmo tipo de resultados podem ser observados em qualquer atividade esportiva que exige um esforço muito breve, mas intenso - salto com vara e arremesso são exemplos de tais atividades.

Em quase todos os casos, se um mês de treinamento constante não produz graus marcados de melhoria, a necessidade de uma dispensa é indicado, e na maioria dos casos, o período mais desejável de formação é uma semana inteira ou, de fato, um período de dez dias. Assim o treinamento seria encerrado na sexta-feira e não prosseguiria até segunda-feira da segunda semana após a seguinte.

Após retomar o treinamento, pelo menos algum grau de dor muscular pode ser esperado - mas um novo período de no-break de formação não é normalmente necessária. Indivíduos diferem em algum grau em suas reações ao exercício após um dispensa, mas na maioria dos casos, o treinamento deve ser retomado no mesmo nível em que foi encerrado.

Salvo em casos de ferimentos ou doenças, as dispensas no treinamento nunca devem ultrapassar um período de um mês completo - durante esse período de tempo, quaisquer requisitos fisiológico normal para uma pausa no treinamento terão sido plenamente atingidos e períodos adicionais fora de treino irão apenas reduzir os atuais níveis de capacidade, sem compensação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados