Traçando o progresso

Sem se envolver em detalhes quase infinitos, o tema deste capítulo é talvez o mais difícil aspecto do treinamento de peso para explicar claramente e sem uma explicação completa, alguns dos pontos envolvidos podem parecer contradizer outros pontos estabelecidos anteriormente. No entanto, na realidade, não existe essa contradição apesar das aparências.

Quando o andamento real de um indivíduo é cuidadosamente traçado por um período de alguns meses, resultados surpreendentes serão aparentes. Por exemplo, enquanto os níveis de força aumentam também há aumentos no tamanho das partes do corpo envolvidas - e, portanto, resulta em aumento de massa muscular.

Uma compreensão mais clara desses assuntos distintos mas irelacionados padrões de crescimento pode ser adquirida por um estudo de gráficos reais de crescimento humano. E se isso for feito, é de notar que o aumento da força parece vir quase em linha reta, mas ligeiramente a baixo em linha curva se tais aumentos são vistos durante um longo período de tempo, mas um visão mais próxima irá revelar o fato de que a linha foi realmente curva para trás em um grau leve.

E na visão de perto os aumentos no tamanho das partes do corpo envolvidas, será imediatamente evidente que esse aumento veio em saltos súbitos seguidos por patameres, em "degrais".

E sobre cuidadosamente comparar estes dois diferentes fatores de crescimento, na mesma escala, será visto que o aumento na força é uma curvatura para cima, aumentando a sua taxa de progresso - imediatamente após um aumento no tamanho da parte do corpo envolvida, e então gradualmente curvas menos acentuadas representando uma taxa reduzida no aumento.

De todas as provas disponíveis, a relação causa/efeito envolvida parece ser perfeitamente claro: a força aumenta a uma taxa mais rápida imediatamente após um aumento no tamanho para tornar tal aumento de força possível, mas então reduz a taxa de progresso, pois aproxima o nível de força máxima para um determinado tamanho.
Da mesma forma, não parece haver um aumento de tamanho, enquanto o nível de força existente é inferior ao possível para a dimensão atual.
Assim, na prática, aumentar o tamanho permitir aumentos de força. E aumento na força um aumento de tamanho.

As palavras acima podem parecer refutarem um ponto previamente estabelecido (a relação entre tamanho e força) mas na verdade é realmente uma prova deste ponto. Eu nunca disse que eu queria dar a entender a existência de uma relação absolutamente rígida entre o tamanho e os níveis de força: ao contrário, um intervalo de variação óbvia é claramente demonstrável. E embora esse intervalo é normalmente tão ligeiro que pode e deve ser totalmente ignorado, e enquanto ele é rigidamente limitado no "topo", não existe literalmente limite para esta escala na "parte inferior".

Isso quer dizer, uma vez que um músculo tenha atingido o nível máximo de força para um determinado tamanho, ele literalmente não pode aumentar a força, salvo até que um aumento no tamanho é produzido. No entanto, um momento de consideração tornará imediatamente evidente que a força de um músculo pode diminuir sem a necessidade de qualquer redução no tamanho do músculo.

Uma doença súbita e violenta pode reduzir a força de um homem quase ao ponto de zero com pouca ou nenhuma diminuição no tamanho dos seus músculos, mas se a sua força está no seu nível máximo para um determinado tamanho, então nada curto de um aumento no tamanho pode produzir um aumento na força. E mesmo assim, um aumento de tamanho não pode "produzir" um aumento na força irá apenas torná-lo possível.

Em capítulos anteriores, ao invés de arriscar a perder-se nos detalhes técnicos em excesso, eu simplesmente ignorei qualquer menção a um grande número de fatores que são realmente de nenhuma importância. Mas ao fazê-lo, eu criei um risco de parecer contradizer-me quando na verdade nenhuma contradição existe.

Além disso, há uma quantidade bastante grande de confusão em relação a muitos destes fatores como um resultado direto de extremamente pobres métodos de medição que são quase sempre empregados. Uma vez que é quase que literalmente impossível fazer medições com instrumentos existentes a um ponto que se aproxime da precisão total, há um grande número de pessoas que baseiam as suas conclusões, errôneamente, com tais medidas.

Mas quando medições precisas são possíveis, usando os métodos descritos no capítulo anterior, uma cuidadosa comparação de tais medidas irão produzir evidenciadas conclusões significativas sobre a quais podem se basear.

No capítulo anterior, destacou a inconveniência de permitir que um indivíduo direcione sua atenção para a importância das medições, e ainda está provado, mas isso não significa que os indivíduos não devem constantemente estar ciente de seu progresso na medida em que a força está em causa.

Pelo contrário, tal consciência é quase uma exigência absoluta para um bom resultado de treinamento desde que uma tentativa deve ser feita para melhorar os desempenhos anteriores durante cada exercício.

Em segundo lugar, uma consciência constante da evolução real de um indivíduo é um requisito essencial para orientar a pessoa no treinamento. Sem tal consciência por parte do treinador, um indivíduo pode produzir pouco ou nada no caminho do progresso do treinamento. Na maioria dos casos, a falta de progressos será um resultado direto da intensidade de esforço insuficiente. Mas - independentemente do fator causal - o treinador precisa ter conhecimento da falha no treino o mais rapidamente possível após a sua ocorrência. Os gráficos de progresso de todos os indivíduos vão fornecer tal consciência.

Enquanto haja várias possibilidades existentes para gráficos, é geralmente preferível utilizar um sistema de gráficos que irá fornecer as informações necessárias em uma quantidade mínima de tempo e sem envolver detalhes desnecessários. Na opinião do autor, tal sistema deveria ignorar totalmente as medições, exceto no caso isolado, e deve ser baseado inteiramente nas performances, como os aumentos de capacidade.

Devido à indisponibilidade geral dos métodos de teste preciso de força, o progresso deve ser mapeado em uma base de apresentações de séries em um determinado número de repetições - oito, dez, quinze, vinte, ou o tanto possível de repetições, exceto uma.
Para a maioria dos propósitos, o número ideal parece ser de dez repetições, e, se assim for, independentemente do número selecionado para fins gráficos, séries envolvendo qualquer outro número de repetições devem ser desconsideradas totalmente, pelo menos se é desejado um grau de precisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados