Treinamento resistido para definição muscular

Musculação é a execução de movimentos biomecânicos localizados em segmentos musculares definidos como a utilização de sobrecarga externa ou peso do próprio corpo (GUEDES Jr., 1998 apud GUEDES et al ,2006). O exercício contra resistência é uma metodologia de treinamento desportivo, cujo principal meio de treinamento é com pesos (barras, anilhas, halteres etc.), e a principal capacidade física (motora) treinada é a força. (GUEDES et al., 2006)

Para realização de treinos intervalados como musculação, o individuo utiliza o sistema energético Anaeróbio (AN), que é dividido em sistema fosfagênio(ATP-PC) sendo uma forma de energia rápida (imediata) usada em movimento e exercícios de curta duração, entre 01 a 15 segundos de execução.(FOSS e KETEYIAN, 2000) e sistema lático que é predominante em treinos com duração média de 15 segundos a 3 minutos, e usado em exercícios de alta intensidade.(McARDIE et al, 1996).

Definição muscular é um termo usado para dizer que o sujeito está com massa muscular visível. Para obter este resultado o indivíduo necessita manter um percentual mínimo de gordura corporal, o que depende de vários fatores e um controle contínuo de sua composição corporal, para isto é necessário saber quanto ao certo se deve comer, uma das formas de se mensurar isto é através de uma soma de gasto energético diário, estas necessidades calóricas variam de acordo com sexo, tamanho corporal, idade e são reguladas por hormônios. (GUIMARÃES NETO, 2005).

Para baixar o percentual de gordura, o que se ouve com frequência é que as atividades devem ser de caráter aeróbio, estas atividades, por terem intensidade leve e moderada, permitem sua realização por um período prolongado, e utilizam como substrato energético, sobretudo, os ácidos graxos livres. (GUEDES et al, 2006). Para BOMPA (2002) este tipo exercício não atinge objetivo de eliminar gordura subcutânea, este autor indica e alega que o treino de musculação com baixa sobrecarga e muitas repetições com baixo tempo de intervalos entre as séries, consegue eliminar gordura subcutânea.

No entanto, de acordo com GUEDES et al (2006) o que determinará a magnitude do emagrecimento não é o tipo de treino nem a solicitação dos substratos energéticos, mas sim o gasto calórico total.

Quando o objetivo é definição muscular (eliminação de gordura) é comum que a dieta seja hipocalórica (baixa caloria) o que faz o individuo ficar mais fraco, desta forma impede que o treinamento se mantenha pesado, o que torna o treino de baixa intensidade e alto volume mais interessante (Di PASQUALE., 2006), porém se a dieta não for reduzida o treinamento normalmente utilizado para aumento de força e hipertrofia (baixo volume, alta intensidade) torna-se tão ou mais eficiente, já que este trabalho realiza maior consumo calórico, ressintese de glicogênio e síntese de proteína muscular, além disto os exercícios contra resistência, independente da intensidade, trás ganho e fortalecimento da massa muscular, aceleração significativa do metabolismo e aumenta os níveis de hormônios do crescimento e testosterona, classificados como emagrecedores (DINIZ, J .2000; GUEDES et al, 2008; GENTIL 2005).

Para PERES (2007) com exceção das primeiras semanas de treino, o organismo não eliminará gordura se estiver em um balanço energético positivo. Para se perder peso deve-se seguir uma lógica matemática, se comer mais do que se consome ira engordar, da mesma forma que se consumir mais do que se ingere ira emagrecer. (GUIMARÃES NETO, 2004).

É um consenso que a mistura de exercícios AN e AE e muito interessante e ajuda no consumo calórico, e ambos os treinos tem seus benefícios, no entanto a musculação é uma das atividades mais completas e eficientes para definição muscular, porém independente do tipo de treinamento o emagrecimento dependerá do balanço energético negativo. (GUEDES et al., 2006).

Referências bibliográficas:

BOMPA, Tudor o e CORNACCHI, Lorenzo J. Treinamento de Força Consciente. 2002

DINIZ, Jocieldo. Musculação e redução de gordura, 2000, (www.fisiculturismo.com.br )

Dr. PASQUALE, Mauro Di, Dieta metabólica definitiva,.Phorte 2006

FOSS, Merle L e KETEYIAN, Steven J. Fox-Base fisiológicas do exercício e do esporte. Rio Janeiro, guanabara 2000 GENTIL, Paulo. A verdade sobre aeróbios e emagrecimento. Gease 2002.

GENTIL, Paulo. A musculação e o emagrecimento. Gease 2005 GUEDES, Dilmar P, SOUZA, Tácito P. Junior e ROCHA Alexandre C. Treinamento personalizado em musculação. São Paulo, Phorte 2006

GUIMARÂES, Waldemar Marques Neto. Anabolismo total. São Paulo, Phorte 2005.

GUIMARÂES, Waldemar Marques Neto. Um paradoxo na queima da gordura corporal. 04/11/2004

MCARDLE, Willian D, KATCH Victor L e KATCH Frank I. Fisiologia do exercício Energia, nutrição e desempenho humano, Rio de janeiro, Guanabara 1996.

PERES, Rodolfo. È possível ganhar massa muscular e perder gordura corporal ao mesmo tempo, 13-10-2007 (www.fisiculturismo.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados