Janela da oportunidade pós treino

Já ouviu falar em "janela de oportunidade" uma teoria relacionada à musculação? Nós discutimos este tema para você e examinamos as verdades por trás da teoria.

Ao longo dos meus 25 anos de musculação, há uma teoria a respeito do crescimento muscular que colocou medo nos corações dos fisiculturistas e qualquer outra pessoa que vai à academia e se coloca a treinar muito pesado a fim de construir músculos. Esta teoria de longa data que foi impressa em muitas publicações de bodybuilding sugere que do momento que você termina o seu treino há uma "crítica janela de oportunidade" de 45 minutos para você consumir uma boa parte de proteína para reabastecer o corpo com os aminoácidos essenciais a fim de produzir qualquer crescimento muscular.

Desde a primeira vez que ouvi essa teoria eu estava um pouco desconfiado. Era e é explicado que após o treino você tem exatos 45 minutos contados para baixo para consumir muita proteína antes que a "porta" se feche para o crescimento muscular. É como no conto de fadas onde a Cinderella tinha que estar em casa exatamente a meia noite ou então seu vestido voltaria a virar trapos e sua carruagem se transformaria em abóbora. Você vê, dois contos de fadas muito semelhantes.

Olhando para trás eu começo a rir quando penso em alguns dos caras que saem do ginásio e vão o mais rápido possível para casa. Ou então outros que vão direto para o vestiário pegam sua lata de atum e começam a ingerir atum como um tubarão tigre! Quanto a mim, eu nunca prestei muita atenção nessa teoria, porque não fazia sentido para mim. Houve vezes que eu ia para casa e logo me alimentava e outras vezes que se passavam duas horas ou mais antes que eu tivesse a chance de comer. De qualquer maneira isso nunca pareceu fazer muita diferença na minha força e nos meus ganhos musculares.


A Verdade
Finalmente eu li uma publicação sobre a "janela de oportunidade" prós-treino de uma fonte respeitável que faz sentido pra mim. O autor deste artigo foi ninguém menos que Jeff Everson. Para os que não o conhece Jeff foi um Campeão de Fisiculturismo Nacional por cinco anos seguidos e também treinou a famosa Cory Everson ajudando a ganhar seis títulos Ms. Olympia.


Cory Everson
Em poucas palavras o que Jeff explica nesse artigo é que a refeição que você come antes do treino é mais importante que a refeição que você consome após o treinamento. Além da energia utilizável do carboidrato como em outros esportes, ele argumentou que a chamada "janela de oportunidade" pós-treinamento  foi tirado do contexto, uma vez que as proteínas que entram na boca não são instantâneas com o seu potencial de nutrientes no nível de desanimação e transmissão do fígado, ou no fluxo do metabolismo celular da fibra.

Em outras palavras, os nutrientes que você consome poucas horas antes do treino são realmente aproveitados por esta "janela de oportunidade" durante e após o treinamento. Leva um tempo significativo para que as proteínas e os carboidratos complexos passem pelo processo digestivo para assim repor e utilizar os aminoácidos e glicogênio nos músculos.

Isto não quer dizer que tomar aminoácidos (BCAA) ou creatina antes e após o treino é uma má idéia.  Estes aminoácidos em particular passam por um caminho muito mais simples de absorção para que possam ser efetivamente utilizados por seus músculos em poucos minutos contra algumas horas que se levaria para digerir uma refeição sólida de comida.


Recuperação e Crescimento Muscular
Recuperação e crescimento muscular é um negócio que chamo de 24 por 7! O corpo vai lentamente quebrar as proteínas que você consome em aminoácidos que ele precisa para facilitar o crescimento e reparação, pouco a pouco durante um longo período de tempo. Não há tal coisa como recuperação muscular instantânea ou crescimento muscular instantâneo não importa quantos nutrientes você ingere antes ou depois do treino. Existem suplementos de aminoácidos e creatina que eu acredito que podem ajudar a acelerar o processo, mas apesar de tudo a construção muscular, naturalmente leva tempo e você precisa ser paciente.


Chad Shaw é um bodybuilder Natural nos USA
Então agora que você entendeu um pouco do processo de recuperação não se estresse tanto. Nem tudo está perdido se você for incapaz de consumir uma refeição 45 minutos logo após o termino do seu treino. Mesmo faltando uma refeição aqui ou ali isso não vai atrapalhar os seus esforços para ganhos de massa muscular. O corpo é muito engenhoso, assim se você perde uma refeição ocasional, seu corpo vai simplesmente compensar isso, absorvendo e utilizando mais dos nutrientes na próxima vez que você come. Como mencionei antes a recuperação muscular e crescimento é em tempo integral ou seja seu corpo está funcionando 24 horas por dia 7 dias por semana.


Autor: Chad Shaw
Tradução, Edição: Jaderson Rafael
Fonte: www.bodybuilding.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados