Super programa Heavy Duty para desenvolver grupamentos críticos

Treine o músculo menos freqüentemente. Quando treinamos, abrimos um buraco nas reservas das células musculares. Quando descansamos e temos um bom plano alimentar, nós recuperamos a musculatura e cobrimos este buraco novamente

Heavy DutyA maioria dos praticantes de musculação, tem um grande problema em comum. Sempre existe um ou mais grupamentos musculares que tem dificuldade em se desenvolver. Antes de explicar a técnica, deixe-me explicar os erros mais comuns que as pessoas cometem.

Diante de tal frustração, a maioria dos fisiculturistas treinam seus grupamentos críticos com o dobro de volume comparado aos outros grupamentos. Além de aumentar o volume de treino em 200%, eles ainda inserem uma segunda sessão de treino na semana.

Eles treinam a musculatura duas vezes na semana. Provavelmente fazem isso pois ouviram de um cara gigante da academia um “conselho mágico”. E ao final deste primeiro treino volumoso, ele vê aquele PUMP na musculatura, mas isso só trará um processo negativo. E por causa disso, vários fisiculturistas já caíram fora do esporte por conta deste problema.

A realidade:

Vamos encarar a verdade. Vamos pensar logicamente e racionalmente como um fisiculturista. Nós não estamos indo pra academia competir num campeonato de resistência. A maioria de nós tem a ambição de conquistar um grande físico. O grupamento é crítico no desenvolvimento pois não tem a capacidade de crescer na mesma velocidade que os outros grupamentos. O que isso quer dizer?

O processo de crescimento é devagar neste grupamento específico. Ele leva mais tempo para se recuperar do que os outros grupamentos do corpo. Então, qual a solução?

Treine o músculo menos freqüentemente. Quando treinamos, abrimos um buraco nas reservas das células musculares. Quando descansamos e temos um bom plano alimentar, nós recuperamos a musculatura e cobrimos este buraco novamente.

Quando damos um tempo adequado entre um treino e outro, nós estamos nos recuperando completamente até a próxima sessão de treino. Mas se treinamos antes das reservas celulares encheram novamente, não conseguimos fazer o músculo crescer, mas apenas iremos acabar com aquela reserva novamente, portanto, a reserva nunca enche completamente.

Se nunca conseguimos fazer com que estas reservas celulares se encham, como podemos querer que o músculo vá além do seu tamanho atual?

Para iniciantes e intermediários, uma simples série até a falha ou uma pré-exaustão serão suficientes para induzir um crescimento muscular. A técnica que eu vou apresentar, é somente para fisiculturistas avançados ou que tenham pelo menos 2 anos de treinamento sério na academia. (A suposição aqui é que estes atletas executam cada repetição com técnica e tem um bom plano alimentar).

O treinamento:

Vamos pegar um exemplo com a ajuda do bíceps. Encha a barra com pesos que permita você fazer 6 repetições. Antes de começar, faça duas séries de aquecimento com um par de halteres. Faça a primeira série com peso leve, e depois uma segunda série com uma carga moderadamente pesada. A idéia aqui é bombear o sangue para os músculos antes de começar o tratamento de choque.

Agora, concentre-se somente nos seus bíceps. Esqueça de qualquer outra coisa. Pense somente em você, e na barra com pesos que terá que erguer. Comece o movimento de rosca bíceps e faça 6 repetições completas. As 6 repetições devem ser bastante desafiadoras. Cada repetição deve ser feita de forma devagar, levando de 6 a 10 segundos em cada uma. Lembre-se, um desafio deixa a vida muito mais interessante. Após terminar, você tem 12 segundos para descansar antes de continuar o seu programa.

Imediatamente depois de descansar por 12 segundos, segure a barra novamente e complete 5 repetições da mesma forma. Eu sei que será muito mais difícil agora, mas ainda sim não é a pior parte. Isso irá dar um enorme choque para estimular o crescimento. Vai dar um enorme impulso para o seu desenvolvimento muscular. Visualize o seu músculo crescendo, e você com bíceps de 50cm de tamanho! Isto será bastante motivante para completar as 5 repetições. Agora, você tem 10 segundos para descansar. Faça uma massagem rápida em seu bíceps e deixe ele pronto para continuar. Agora levante a barra novamente e complete 4 repetições. Grite, xingue, chore, faça o que tiver que fazer para superar a dor e completar as 4 repetições, mas não roube no movimento.

Agora você tem 8 segundos para descansar. Balance seus braços para retirar um pouco do ácido lático, e agora levante a barra para fazer as próximas 3 repetições. Se fosse tão fácil ser um fisiculturista, todos seriam Mr. Olympia. Você tem que focar todo o seu esforço no treinamento.

Agora você tem 6 segundos para descansar. Eu sei que a esta hora, levantar os seus próprios braços deve ser dolorido, mas você já completou 80% do seu treinamento. Então, sinta mais um pouco do seu treinamento e bombeie mais 2 repetições na barra. Agora você tem 4 segundos para descansar. Lembre-se, “NO PAIN, NO GAIN.”. Faça mais uma repetição e seu treinamento está terminado por hoje.

É isso. Seu treino está feito. Não treine seus bíceps pelos próximos 7-10 dias, e não faça nenhum tipo de treinamento pesado no dia seguinte. Você ficará surpreso com os resultados após 2 treinamentos desse.

Resumindo:

**Aquecimento com halteres 2x10

Rosca direta
**1x6
12 seg descanso

**1x5
10 seg descanso

**1x4
8 seg descanso

**1x3
6 seg descanso

**1x2
4 seg descanso

**1x1

A lógica:

Quando você faz 10 repetições, a primeira repetição é fácil, a segunda é um pouquinho mais difícil, a terceira, mais difícil e por aí vai. Somente a 10ª repetição é difícil o bastante para estimular o crescimento. Mas como o método Rest Pause do Heavy Duty mostrou acima, com exceção das 5 primeiras repetições, todas as outras são árduas o bastante para estimular o crescimento.

Os resultados de um treinamento intenso sempre serão bons. Olhe mais a frente quando quiser ter ótimos ganhos. Não aumente o volume desse treinamento e não tente fazer mais nenhuma série ou exercícios. Você pode acabar no hospital. Se sentir que ainda tem fôlego, é porque as séries não foram árduas o bastante.

Escolha bons exercícios compostos para tentar este método em outros grupamentos.

Fuja um pouco das rotinas de treinamentos convencionais e atinja seu objetivo como fisiculturista. Faça seu sonho se tornar realidade.

Por Bruno Gonzalez (brunogonzalezpersonal@yahoo.com.br)
Personal Trainer e Bodybuilder
Campeão Classe IV - Vº Mr. Aço 2008 Volta Redonda/RJ
Campeão Classe III - Campeonato Bodybuilding Extreme 2008 Bhz/MG
2º lugar Classe III - Campeonato Nacional de Fisiculturismo (Extreme) 2009 Bhz/MG
3º Lugar Classe III - Campeonato Mineiro 2009
Vice Campeão Classe III - Campeonato Mineiro 2010

4 comentários:

  1. Treinamento interessante, sem dúvida nenhuma trará mais benefícios do que os treininhos volumosos que vemos normalmente pelas academias, sem dúvida... A Iniciativa é bem interessante, carrega alguns princípios do treinamento de alta intensidade, porém, isso não é Heavy Duty. E eu não vou explicar porque não é, senão meu post ficaria imenso! Mas para quem sabe o que é Heavy Duty é muito óbvio que isso não é! E eu não estou falando de ler o "Heavy Duty FAQ" (Que é um lixo), eu estou falando de quem SABE o que é Heavy Duty, de quem compreendeu plenamente todos os 7 princípios do Heavy Duty de Mike Mentzer. Enfim, achei muito interessante, acredito que seja bastante efetivo tal treino, porém, não é Heavy Duty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pimpão sempre presente no nosso blog. Obrigado Pimpão.

      Pimpão sugiro a você postar um artigo no nosso novo forum sobre o que é heavy duty na sua opinião, um resumo para iniciar.

      Peço porque sei que leu vários livros do Mike Mentzer e queria iniciar uma discussão aqui no blog sobre este assunto. Temos leitores experientes aqui, um deles, o Sandro, nos acompanha desde o antigo Filosofia HIT que também tem uma boa bagagem sobre o assunto.

      Vamos debater sobre isso, crie um login lá no forum um tópico para a discussão.

      Abraços.

      Metamorfose Muscular.

      Excluir
  2. O princípio Heavy Duty está presente, mesmo que não seja um treino exatamente como o preconizado pelo Mike Mentzer. Até porque o próprio Mentzer alterou várias vezes o seu programa.

    ResponderExcluir
  3. Não. Não está presente! Mesmo porque o Heavy Duty não é baseado em UM princípio.... Enfim, não convem discutir isso aqui, mas vou seguir a sugestão do Draper! O Fórum é mais adequado para argumentarmos isso! =)
    Assim que eu tiver um tempo apareço por lá!
    Abraços!
    @Draper: O prazer é todo meu, seu blog é excelente! ;D

    ResponderExcluir

Artigos recomendados