Vince Gironda

Após dois anos praticando musculação com resultados frustrantes e infrutíferos, viajei para a Califórnia com a necessidade de buscar ajuda. Fui apresentado a Vince. Entenda um pouco mais como refleti sobre o que aprendi.

Gostaria antes de tudo, agradecer a Ray Raridon, Roger Torrey, Larry Scott, Rich Giofu, Dan Mackey e Bob Green, além de outros membros da academia cujo nomes eu esqueci.

Para ser sincero, não conheço Vince Gironda intimamente. Estive em Los Angeles quatro vezes e falei com ele brevemente, e em cada ocasião me foi dito: "Você não precisa conhecer um homem profundamente para respeitá-lo", e com Vince era assim.

Como já citei após dois anos praticando musculação e não obtendo resultado algum viajei para Califórnia. Eu estava de fato pensando em abandonar o esporte, pois meu progresso era inexistente. Eu visitei uma série de ginásios e encontrei as mesmas teorias que eu já havia usado de antemão, onde nenhuma delas funcionou.

Eu estava discutindo o assunto com um dono de um dos ginásios mais famosos na época quando um amigo dele comentou comigo sobre as castanhas que utilizavam. Em Hollywwod eles estava fazendo alguns exercícios engraçados e a nutrição era divertida. Naturalmente fiquei intrigado e liguei para Vince onde marcamos um horário para o dia seguinte.

Ao entrar no ginásio, que era muito simples na verdade, eu notei duas estrelas de Hollywood treinando lá. Ocorreu-me que estas pessoas poderiam facilmente ter procurado um lugar melhor com mais glamour para fazerem seus exercícios. Então fiz uma varredura em suas instalações e observei uma grande quantidade de equipamentos com aparência estranha.

Agora anos mais tarde, a maior parte deles foram copiados por quase todos os ginásios e empresas de equipamentos no país. Quando ele chegou em sua academia devo admitir que me assustei, porque ele foi diretamente para um estudante que estava fazendo o exercício incorretamente e o corrigiu. Apresentei-me e perguntei se ele poderia me ajudar com o meu problema.

Na hora seguinte ele criticou completamente tudo que eu havia falado e abraçado sobre fisiculturismo. Fiquei espantado e chocado, mas tudo que este homem falava fazia sentido. Então por 18 dias aprendi exatamente tudo do que se tratava o fisiculturismo.

Não só eu gostava de trabalhar de uma forma completamente diferente, mas Vince também e com o tempo passei a admirar este homem que era único. Senti que Vince vê um aluno como um filho e é um treinador sério onde não queria que seus alunos cometessem os erros que ele cometeu quando jovem. Para mim isto é uma forma de amor.

Observei também que ele era muito temperamental, às vezes era extremamente  abrupto e curto com as pessoas, mas mais tarde descobri suas razões.

Foram mais de 35 anos com a musculação e apesar disto, ele não perdeu o entusiasmo pelo esporte. Ele escreveu para muitas revistas nacionais e internacionais. Descobri que depois de um curto período de tempo, minha admiração e respeito por ele cresceram imensamente.

É obvio que com todo o seu conhecimento Vince poderia ser facilmente um homem rico. Fico feliz que ele não é porque nós não precisamos de outro "Treinador de Campeões". Sua casa é modesta, seu meio de transporte era um caminhão. De fato após vê-lo pela primeira vez, a impressão que você tem dele é que ele era um hippie.

Ele definitivamente era muito sincero e inalterável em suas opiniões. Em todos os sentidos da palavra, ele é um verdadeiro homem. Embora as vezes parece-se um pouco severo, eu sentia que ele era uma pessoa muito sensível.

Devido a isto ele era muitas vezes mal interpretado. Recentemente ele tem sido criticado por fazer declarações sobre a execução dos exercícios onde ele diz que são uns desastres.

Mas isto foi mal interpretado pois o que ele realmente disse foi: "para ganhar tamanho e forma, a pessoa que está na musculação não deve se abster da execução bem feita, do contrário a pessoa vai esgotar o equilíbrio hormonal, gastar energia e o corpo entra num estado tônico (perda de tecido muscular)".

Seus críticos que eram muitos, disseram que nunca ouviram falar em "tônico" e por isso não devia existir esta palavra. Uma analogia seria a de que nunca no século 17 as pessoas ouviram sobre eletricidade, mas isso não significa que ela não existia. De qualquer forma, quantos campeões têm esses críticos construído? Muito pouco eu diria.

Vince é um atleta completo: um corredor, um bodybuilder. Ele agora está com cerca de 60 anos e eu gostaria de ver um de seus críticos desafiá-lo a uma corrida de 50 metros e no final ainda posar para comparar seus corpos. Aos 60 ele parece ainda com um corpo fantástico.


Um pensador revolucionário

Este homem é um inovador nas coisas que faz. Se ele faz algo hoje amanhã é regra, não se engane disto, é fato. Para mim é um homem de verdade.

Durante vários anos, Vince tem realizado muitos experimentos relativos à nutrição e musculação em sim mesmo. A maioria dos testes têm sito favoráveis e bem sucedido, mas alguns nem tanto. Todas as informações que ele da em seus cursos tem base muito positiva.

Se você ler seus manuais com muito cuidado e objetividade, você vai observar que ele está tão à frente de todo mundo, que é quase hilariante.

Seus cursos são ridiculamente barato e devem custar 20 vezes mais pelas informações que contêm.

Através dos anos, muitos dos chamados autoridades zombavam e ridicularizavam seus métodos. Agora eles estão provando ser mais eficaz e válido para todos eles. Quinze anos atrás Vince disse ao meu amigo, Ray Raridon, que a maioria dos bodybuilders estão sobrecarregados. Ele repetiu para mim a mesma afirmação.


Suas outras declarações revolucionárias foram:

- Na musculação a Nutrição eqüivale a 85%.
- A maioria dos homens treinam de forma incorreta sendo assim difícil de obter algum progresso.
- Deve-se isolar cada grupo completamente.
- Bodybuilder necessitam de muita proteína.
- Exercite-se de forma concentrada e breve para melhores ganhos.
- Treinar Squads de forma regular é ridículo e não irá construir coxas corretamente.
- Alterar as rotinas de treino para cada mês para estimular o crescimento.


A cultura da droga

Em uma conversa recente, Vince expressou sua tristeza e decepção pois o fisiculturismo está se tornando uma cultura de drogas terríveis. Ele odeia as drogas e o tipo físico de gorila que elas criam.

Ele salienta a forma e simetria, pois este é o tipo de físico que dura a vida inteira. Se você ver Vince ou Frank Zane por exemplo com roupas sua primeira impressão é que, eles são maiores que a média. Mas não são pesados. Claro que com eles posando você ficará atordoado por seus físicos.

Para terminar ele diz: "todos nós sabemos que o uso de drogas existe, mas ninguém vai discutir isso ou condená-los pelo uso. Pessoalmente eu gostaria de ver dois concursos, um para usuários de drogas e um para usuários que não fazem uso. Garanto a vocês que todos se encantariam com os que não fazem uso".

Eu também acho que inevitavelmente as drogas vão destruir o fisiculturismo. Para mim, Vince deve ser uma lenda em seu próprio tempo e algum dia ele vai certamente receber o devido crédito. Embora ele não tem todas as respostas ele está trabalhando nelas. Ele é um verdadeiro Mestre.


Autor: Ron Kosloff
Fonte: www.bodybuilding.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados