A psicologia dos fisiculturistas

A esta altura, os leitores inteligentes serão bem consciente - e talvez irritado - dos meus comentários anteriores aludindo à psicologia dos fisiculturistas, por isso penso que uma declaração clara sobre o assunto está em ordem. Nesta direção, um alguns dos meus arquivos pessoais podem ajudar a estabelecer uma espécie de padrão significativo.

SUJEITO "A"
Um homem de cerca de trinta, quando eu o conheci, o vencedor do concurso de muitos concursos físicos - mas uma massa efervescente de emoções sob um exterior aparentemente calmo. Atípicas em que ele estava disposto a trabalhar e era razoavelmente bem sucedido em seu próprio negócio.

Eu estava fora de contato direto com o campo do bodybuilding por alguns anos quando eu conheci este assunto, e eu não tinha conhecimento do uso de drogas por um fisiculturista ou outro - mas ele admitiu abertamente que estava usando, pelo menos, um tipo de droga, e disse-me que ele era ainda indecisos sobre os efeitos, se houve. Dez anos depois, ele acaloradamente negou ter usado qualquer tipo de droga durante várias conversas sobre o assunto e condenou firmemente outros bodybuilders líder por serem "freaks" com o uso de drogas, mas em outra conversa - aparentemente esquecendo suas negações anteriores, ele admitiu que tinha usado drogas, "uma vez".

Durante o meu primeiro contato com essa pessoa eu abordei o assunto do treinamento com pesos, mas logo percebi que isso foi um erro, a sua totalmente mente fechada foi demasiado evidente para esquecer, por isso, desde que a nossa relação não foi baseada em atividades de treinamento físico, e desde que eu gostava dele como pessoa, eu nunca voltei ao assunto com ele novamente por um período de aproximadamente dez anos.

Entretanto, a informação que eu considerava de grande importância tinha vindo gradualmente a minha atenção como um resultado do meu interesse contínuo no campo da musculação - e, finalmente, senti que deveria, pelo menos, tentar comunicar alguns destes novos desenvolvimentos para o indivíduo em discussão.

A tentativa foi feita - com, até o momento, resultados inteiramente negativos; primeiramente fingiu interesse embora não obviamente compreendendo ainda os princípios básicos envolvidos - mais tarde ele aparentemente começou a suspeitar de que poderia, pelo menos, ter alguma oportunidade financeira, e então ele prometeu total cooperação, mas de alguma maneira sempre conseguiu uma desculpa por não fazer jus a qualquer uma das suas promessas - ainda mais tarde, a altura em que a oportunidade financeira era óbvia, ele tentou, em suas próprias palavras, "alcançar o trem", mas ele ainda não conseguiu fazer jus a qualquer uma das suas promessas - finalmente, em cooperação com um número de associados, ele começou a fazer tentativas que clarificavam suas intenções comerciais, enquanto tentava produzir máquinas baseadas nos novos princípios para o mercado - princípios que ele claramente não entendeu.

Quando os relatórios de suas ações - que contrastam fortemente com as suas declarações - primeiramente chegaram a mim, eu liguei para ele e pedi uma explicação, e ele negou todos os relatórios que foram trazidos à minha atenção. Repetidamente.

Finalmente, em um esforço para obter os fatos, eu mandei um amigo próximo para a finalidade de fazer uma investigação, e então eu telefonei e pedi uma explicação.
Durante o tempo de uma conversa telefônica de uma hora, suas emoções iam de recusas calmas ao fato óbvio a acusações indignadas e irracionais, mas ele ainda tentou negar os fatos inegáveis.

Nenhum das reações acima enumerados são limitadas para culturistas, é claro - mas que (para além deste atitude individual para um emprego remunerado) parecem ser típicas de pelo menos uma percentagem muito elevada de bodybuilders avançados. Oitenta por cento? Noventa por cento? Noventa e cinco por cento? Eu não sei, exatamente - mas muito, muito elevada percentagem.

SUJEITO "B"
Um homem de trinta e cinco anos, casado com - ou pelo menos vivendo com - uma mulher e com um número bastante grande de crianças. Enquanto pudesse reivindicar um pouco mais do que a média devido a um fundo educacional que qualificou-o para a escola de alto nível em posição docente, ele procurou baixa remuneração do emprego na Flórida, em ordem, disse ele, para poder dedicar a maior parte dos seu tempo e atenção ao treinamento de musculação. Apesar de sua educação, este indivíduo avidamente leu muito sobre fisiculturismo e reconhecidamente acreditava em tudo que leu.

Alto e insistente em situações em que ele se sentia confiante, ele era extremamente hesitante e, obviamente, inseguro em situações desconhecidas. Rápido para pular para conclusões equivocadas baseadas em mals boatos, ele era rápido para mudar de opnião. Totalmente sem levar em conta os direitos ou sentimentos de outras pessoas, ele esperava grande consideração de todos.

No final, ele cometeu o erro de oferecer drogas para um dos meus filhos.

SUJEITO "C"
Cerca de trinta anos, a imagem de um homem - ou, pelo menos, a sua imagem de um homem; automóvel desportivo, roupas espalhafatosas, equipamentos desportivos não utilizando de uma grande variedade, uma peruca. Em suma, uma grande variedade de bens e atitudes, nenhum dos quais eram incomuns ou significativos em si - mas todos os quais, em conjunto, mostravam "auto dúvida".

Em comum com os indivíduos mencionados anteriormente - e com uma percentagem muito elevada de fisiculturistas avançados - tudo em sua vida era estritamente secundário para as suas aspirações no bodybuilding.

SUJEITO "D"
Nos seus vinte e tantos anos, proprietário de um negócio em um campo relacionado ao tema principal deste boletim - que em si é aparentemente parte de um padrão emergente, uma vez que a maioria dos fisiculturistas avançados parecem eventualmente tornar-se envolvidos comercialmente no campo. A causa - ou um efeito? - são pessoas incapazes de se conformar ao normal sociedade? Eles são rejeitados pela sociedade e, portanto, obrigados a procurar a companhia de seus pares?

Embora quase todos os fisiculturistas avançados estão com inveja dos contemporâneos, e os criticam ao extremo, eles no entanto, não medem esforços para obter a aprovação de sua competição. Concurso para quê? Apenas quais são os prêmios, onde está o tão esperado prêmio, a aprovação de uma sociedade extremamente fechada de indivíduos como eles, que aparentemente são constitucionalmente incapazes de conferir a aprovação real em alguém?

Mas este indivíduo foi atípico e ele não foi aprovado conforme às regras aceitas até de sua própria sociedade escolhida, e assim foi abertamente rejeitada até mesmo pelos seus próprios. Talvez um resultado do fato de que - ao contrário da maioria bodybuilders avançados - que tinha se tornado independente da riqueza herdada?

SUJEITO "E"
Nos seus vinte e poucos anos, um exemplo extremo de uma auto-criada aberração - pelo menos capazes de charme aparentemente relaxado, uma característica pouco comum entre os culturistas em geral: talvez o resultado de ter alcançado o que ele provavelmente considera um pináculo incontestável em seu próprio mundo limitado? Ou ele é realmente tão confiante como ele aparenta na superfície? E se assim for, por que precisa fazer esses esforços constantemente para reprovar a si mesmo?

Este indivíduo apresenta uma característica que é, atualmente, muito comumente encontradas em rodas de fisiculturismo - engano; ter mentido sobre as suas medições, o seu peso corporal, a sua força, suas rotinas de treinamento, e muitas outras coisas que são quase como uma coisa natural entre muitos fisiculturistas avançados e, finalmente, deriva em um hábito de mentir habitualmente sobre quase tudo.

SUJEITOS "F", "G", "H", etc
Tem muito em comum com o padrão geral dos traços de caráter apresentado pelos sujeitos acima mencionado, o fisiculturista típico avançado do momento não é certamente o "Homem Ideal", descrito por publicações no ramo do treinamento com pesos.
A única questão de real importância parece ser, "... são traços como uma causa ou um efeito."

Mas o fato desses traços em comum está fora de questão, e dadas as circunstâncias, é apenas o senso comum para a questão todo o assunto. Há exceções, é claro, mas no conjunto, os traços de carácter descritos acima são extremamente comum - muito mais comum do que se poderia esperar, muito mais comum.

Eu posso oferecer nenhuma solução para o problema - mas eu pessoalmente tenho aprendido a abordar bodybuilders com grande suspeita, esperando o pior.

Um comentário:

  1. Muito interessante, porém, não acredito ser algo recorrente APENAS nos fisioculturistas, mas no ser-humano em geral...

    Poderia reformular a frase final como:

    "Eu posso oferecer nenhuma solução para o problema - mas eu pessoalmente tenho aprendido a abordar os seres humanos com grande suspeita, esperando o pior."

    ResponderExcluir

Artigos recomendados