O que é ciclar intensidade?
Nesse estágio, seu corpo (e sua mente) podem usufruir de uma paradinha dos treinos brutais. Tal período de recuperação normalmente dura 4 semanas ou mais. É claro que você continuará treinando com pesos, mas com menos peso que antes, e não indo até a falha muscular nos exercícios. Gradualmente você vai voltando a acrescentar peso, até chegar ao maximo do ciclo passado. Você vai descobrir (se proporcionou semanas de recuperação suficientes a si mesmo) que poderá adicionar mais peso ainda à barra, isso a cada semana (5 lbs. ou mais nos grandes básicos, 2lbs. ou mais nos menores), atingindo novos recordes pessoais.
Hardgainers não tem os presentes genéticos que os “easygainers” tem. Mesmo se eles incluírem ciclos para aumentar seus ganhos quando atingirem plateaus/estagnação. Recorde, uma vez que você esteja em overtrained, a única solução é baixar a intensidade dos seus treinos temporariamente. Um ciclo é um esforço planejado e organizado para transformar um progresso irregular em uma progressão regular de “subidas” e “descidas”, onde cada “subida” e “descida” é um pouco maior que a anterior.
Quais são as chaves para um ciclo?
Ciclar intensidade significa “ir devagar” com os pesos por algumas semanas (4-6 semanas) dando, assim, algum tempo para seu corpo se preparar para mais crescimento no futuro (por um período de 6-12 semanas).
Lembre-se que “ciclar intensidade” é diferente de “periodização”, quando você começa uma rotina com altas repetições (cerca de 12) e depois por um período de algumas semanas descendo o numero de repetições, então outra alteração em poucas semanas aumentando as reps., com a idéia de chocar o músculo variando-se os pesos e repetições usadas. “Ciclar intensidade”, ao contrario, exige que se mantenha o mesmo n
umero de reps. em todos os ciclos, e também por ciclos repetidos.
O problema de treinar pesado o tempo todo é que sempre termina em overtraining.
Por que os atletas ciclam intensidade?
Hoje, a maioria dos atletas profissionais ciclam sua intensidade. Através dos anos, técnicas tem surgido para melhorar a performance desses atletas, entretanto, exigem muito mais do corpo humano. Os atletas devem alcançar seus PICOS de força e condicionamento em um tempo certo. Por essas razoes, eles fazem uso dos ciclos de intensidade em suas rotinas de exercícios.
Por que os hardgainers DEVEM ciclar intensidade?
Esteja ciente dos grandes erros de um ciclo. Primeiro e mais importante, não reduza o numero de treinos leves para voltar logo a treinar pesado pois você poderá regredir. Isto acontece bastante porque muitos indivíduos são afobados, mas acarreta somente a interrupção do ciclo, não proporcionando nenhum ganho. Um meio termo entre o máximo e o mínimo de intensidade é o melhor jeito de começar, ou seja, um 50:50. Adicionar demasiado peso ou usar demasiadas reps (mesmo com peso reduzido) comprometerão o sucesso do próximo ciclo. No início de um ciclo, você deve planejar todos os incrementos nos pesos que irá fazer.
Obviamente, eventualmente você terá que dar uma alterada nos seus planos, já que ninguém pode prever cada detalhe do ciclo com exatidão. Mas tente permanecer com o programa tanto quanto possível. Quando você sentir que não pode adicionar 5lbs, então NÃO o faça. Certifique-se sempre de alcançar o numero de repetições estabelecidos! Não seja afobado de tentar adicionar 5lbs quando na verdade só pode agüentar 2lbs. Você estará apenas sacrificando a técnica e a postura corretas (pois 5lbs extras são como uma tonelada), dando a sensação de uma pseudo-força que poderá resultar em lesões. Fique com pesos que pode agüentar. Observe que 2lbs por semana pode não parecer muito, mas com tais aumentos, em um ano (com 26 semanas da recuperação) você adicionará 52lbs a um exercício!
Ciclar intensidade não é infalível, porque depende de muitas variáveis. Nenhum sistema de ciclos funcionará se você treinar demais, muito freqüentemente ou tentar pegar pesado cedo demais no inicio de um ciclo.
As duas grandes variáveis envolvidas são descanso e nutrição. Na fase de recuperação, você pode treinar 2 vezes a cada 7 dias. Mas quando estiver na fase de crescimento seu corpo necessitará mais tempo para crescer e se adaptar. Também tente ter certeza que você está dormindo o suficiente. Na fase de crescimento, adicionar horas extras de sono toda noite poderá causar um grande impacto em quão duradoura será essa fase.
Por Celso Araújo
Referências:
McRobert, Stuart. Beyond Brawn – The Insiders Encyclopedia on How to Build Muscle and Might. 2.ed. Estados Unidos da América: CS Publishing, 2007.
Artigos recomendados
- Além da intensidade do esforço, a confiança pode muito bem ser o fator mais importante para a produção das melhores taxas de progresso no treinamento; sem confiança na sua capacidade de produzir bons resultados, um indivíduo raramente será capaz de produzi-los. E mesmo produzindo, nunca será em proporção ao esforço dispendido. Não é a intenção do autor discutir os possíveis fatores por trás…
- Para a finalidade do treinamento físico, caso não existissem semanas, teria sido necessário inventá-las -- pois o vasto peso das evidências demonstra claramente que um ciclo de sete dias de treinamento é praticamente perfeito para a produção dos melhores resultados no treinamento físico. Isto é verdade, principalmente porque parece que elas oferecem a irregularidade necessária ao treinamento. O…
- Aquecimento a. agachamento b. paralelas c. Stiff d. Desenvolvimento com halteres e. Puxada alta ou barra fixa f. Rosca g. Panturrilhas h. Abdominais Treinar 2X por semana, e se não recuperar totalmente do treino anterior, adicionar 1 dia ou mais de descanso. Esse tipo de treino foi muito usado na era pre-esteróides onde treinavam 3X na semana mas o fato era que somente 1 dos treinos era…
- O que é a Celulite? O ano era 1639, quando Peter Paul Rubens pintou o que era o ideal da beleza feminina na época, as Três Graças. Mulheres com excesso de peso com nítida presença de Celulite, que só o realismo, característica do período Barroco nas artes permitiu mostrar. O ideal de beleza no início do terceiro milênio, no entanto mudou e muito. A presença de tecido adiposo é pouco aceita e as…
- É sabido, de senso comum, que o ovo é um alimento extremamente nutritivo. E, há muito tempo, é “tradição” no mundo do bodybuilding a ingestão de grandes quantidades de ovos... Quase todo bodybuilder, profissional ou amador, ou mesmo os entusiastas do treinamento com pesos, em algum momento de sua vida comiam 6, 8, 10, ou mais, ovos por dia! Porém, com o advento da “ciência da nutrição” (para…
- Uma visão anatômica e biomecânica dos exercícios relacionados ao tríceps sural (Panturrilha). Pelo próprio motivo histórico da musculação, grandes fisiculturistas criaram variações de exercícios básicos, na procura sempre de proporcionar o maior desgaste possível da musculatura trabalhada, como também, procurando trabalhar diversas porções musculares, variando as angulações. Entretanto, através…
Nenhum comentário:
Postar um comentário