Neste método, o exercício é executado com a técnica correta até a falha concênctrica e, em seguida, altera-se o padrão de movimento com a finalidade de prosseguir por mais algumas repetições. As repetições roubadas só devem ser aplicadas em casos específicos, levando-se em conta a característica do indivíduo e do exercício, do contrário, os resultados serão irrelevantes diante do risco aumentado de lesões.
O método das repetições roubadas não consiste simplesmente em realizar um movimento de maneira errada. As alterações no padrão motor só devem ocorrer diante da impossibilidade de execução de forma correta, ou seja, o movimento é executado de forma estrita até que não seja mais possível fazê-lo e só então o padrão motor é alterado. É essencial que haja um perfeito conhecimento não só da técnica correta, mas também dos aspectos biomecânicos dos exercícios, pois as alterações no padrão motor deverão ser aplicadas nos momentos e intensidades suficientes para vencer o ponto de quebra.
Estas limitações tornam as repetições roubadas o último método a ser usado, dentro de uma escala temporal.
A explicação para utilização deste método estaria próxima às repetições forçadas, com a vantagem de não depender de parceiros de treino. A alteração no padrão de movimento adapta o exercício à possibilidade de trabalho relativa do músculo, pois as modificações biomecânicas incluem músculos acessórios, outras fibras ou alteram a relação de alavancas, o que pode reduzir o esforço absoluto do músculo fadigado. Desse modo, pode-se prolongar o trabalho, aumentando a magnitude dos estímulos, inclusive para unidades motoras que não estejam fadigadas e que provavelmente seriam menos estimuladas se o exercício fosse interrompido.
Tendo em vista a grande variedade de métodos conhecidos, seria pouco prudente e desnecessário utilizar repetições roubadas em alunos iniciantes e intermediários, ou mesmo em alunos avançados que não estejam habituados com determinado exercício. Nossa recomendação é que somente alunos avançados com vivência na tarefa motora específica o utilizem. Além da questão individual, a escolha do exercício também deve ser criteriosa. É comum ver pessoas se expondo perigosamente ao utilizar repetições roubadas em movimentos em que o método não seria recomendado como, por exemplo, agachamentos, levantamento terra e supinos com barras.
Artigos recomendados
- Circuit-Training é um método polivalente adequado a realizar tanto a preparação cardiopulmonar como a neuromuscular. É, por isto, largamente empregado no treinamento desportivo pela economia de tempo que propicia.Origem:O CT foi criado em 1953 por R.E. Morgan e G.T. Adamson, na Universidade de Leeds, na Inglaterra, para permitir o treino em recinto fechado durante o inverno.Originalmente era…
- A cafeína, uma possível exceção à regra geral contra a ingestão de estimulantes, continua sendo uma droga controlada/restringida nas competições atléticas. A cafeína pertence ao grupo de compostos denominados metilxantinas, encontrados naturalmente nos grãos de café, nas folhas de chá, no chocolate, nos grãos de cacau e nas nozes da cola, sendo acrescentada frequentemente às bebidas efervescentes…
- O jejum intermitente ou Intermittent fasting é um estilo de vida, mais do que uma opção a nível de nutrição. Quem o adopta tem de ter em conta que as pessoas poderão olhar de lado a sua maneira de pensar e comer, considerando-a retrógrada… “está certo e sabido que comer de 2h em 2h é que dá resultados! Traz saciedade, sendo extremamente útil nas dietas de perda de peso, evitando o binging; e…
- Receita de pão que não é só carboidrato! Tem muita proteína embutida!Ingredientes:3 ovos separados , temperatura ambiente2 colheres de sopa de creme de leite azedo2 colheres de sopa de manteiga derretida1/3 xícara de soja em pó1 colher de sopa de whey1 colher de sopa de fermento em póModo de preparo:Preaqueca o forno a 350 grausMisture as gemas com outros ingredientes.Bata as claras ate…
- Por que será que as mulheres estão tão pouco dispostas serem legais consigo mesmas?Como uma personal trainer no sistema de alta intensidade, eu sou confrontada com as culpas e dúvidas de muitas mulheres que simplesmente sentem-se mal quando elas não passam pelo menos cinco horas na academia a cada semana. Por quê? Meu nome é Sarah Williams e eu sou uma instrutora de aeróbica em fase de…
- No fim das contas, quanto suor e dedicação você realmente aplica no seu treino ? Você pode dizer honestamente e sem sombra de dúvidas, que você está treinando o mais pesado possível ? Você realmente é um guerreiro na academia ? Quando digo guerreiro, estou me referindo aquele cara que fará de tudo, independente da dificuldade ou das consequências que serão necessárias para chegar a um…
Nenhum comentário:
Postar um comentário