O possível e o impossível

A melhoria na aparência provavelmente é o objetivo principal para a maioria das pessoas envolvidas com exercícios, com a melhoria na saúde sendo um objetivo secundário... Mas ambos resultados realmente são efeitos colaterais de uma melhoria na habilidade funcional, ou deveria ser.

Visto logicamente, exercício pode ser executado por apenas três possíveis razões… um, melhorar a habilidade funcional… dois, manter o nível existente de habilidade funcional… três, prevenir perdas na habilidade funcional.
Até e a menos que a verdadeiras relações entre causa e efeito envolvidas nos exercícios forem claramente compreendidas, e aceitas, metas impossíveis serão buscadas agora por muitas das pessoas interessadas pelos exercícios, e pouco ou nada além de frustração será produzido… enquanto os resultados atingíveis e de valor muito real serão negligenciados.

Exercício correto é muito mais que uma parte desejável da vida… exercício correto é literalmente uma exigência para uma vida normal. Uma exigência que até bem recentemente foi largamente negligenciada. Uma exigência altamente controversa até mesmo agora… e enquanto eu certamente nem mesmo possa esperar finalizar a controvérsia, talvez eu possa colocar o assunto do exercício em algum tipo de perspectiva racional.

Opiniões supostamente científicas sobre o assunto do exercício podem ser citadas para apoiar praticamente qualquer ponto de vista que você possa imaginar, assim, deve ser claramente entendido desde o início, que o campo do exercício ainda permanece muito mais uma arte do que uma ciência. Supõe-se que a ciência é uma busca imparcial pela verdade, com total desinteresse pelas conseqüências… "deixe as migalhas caírem onde elas puderem". Isto soa bem teoricamente, mas que na prática cai bem longe da marca; principalmente, eu acredito, porque a ciência foi prostituída por interesses comerciais e políticos. Os cientistas da Alemanha de Hitler têm sido fortemente condenados por emprestar seu apoio supostamente científico a algumas das teorias ultrajantes da época… e eles deveriam ter sido condenados, e alguns deles deveriam ter sido enforcados. E alguns foram.

Mas tudo isso é passado, certo?
Errado. A prostituição da ciência não começou na Alemanha nazista, e não morreu com Hitler. E apesar de todas as suas justificativas reivindicando o contrário, a comunidade científica foi como um todo, uma ferramenta dos políticos durante séculos… e não seja ingênuo o bastante para esperar qualquer significativa mudança de direção no futuro.

Se você está perfeitamente contente com o governo, se você gosta das escolas, se você está satisfeito com a situação internacional, se você tem confiança total no futuro econômico… então você também deveria estar contente com a abordagem científica do governo; mas parece que algumas destas áreas de importante envolvimento humano deixam um pouco a desejar, então talvez você deveria simplesmente se perguntar por que você não deveria colocar muita confiança em qualquer outra área de ciência.

Há exceções, é claro… a comunidade científica é composta de muitos milhares de indivíduos, o bons e os maus, os inteligentes e os idiotas, o verdadeiros e o falsos. Todos expressando suas próprias opiniões… ou apoiando as opiniões de algum outro.

E essa é a palavra chave… " opiniões ".
E tudo o que eu posso fazer é lhe dar as minhas opiniões. Não os fatos, há muito poucos fatos reais na maioria das áreas do pensamento humano.

Certamente não no campo de exercício. Tendo lhe dado minhas opiniões, então você formará suas próprias opiniões… e você deve; mas você também deveria lembrar-se que suas opiniões não são fatos, também estão sujeitas a erro… e você não deveria vacilar em mudar uma opinião quando a evidência da sua própria experiência indica que você está errado.

O que soa simples o bastante, mas que na prática parece ser praticamente impossível para a maioria das pessoas. Principalmente, suspeito eu, porque mudar uma forte opinião requer que se admita um erro.
Alguém disse uma vez… " Nós aprendemos. Quando nós aprendemos, apenas da experiência, e então apenas de nossos erros. Nossos sucessos somente servem para reforçar nossas superstições ".
Algum outro disse… " Sucesso vem do bom julgamento, bom julgamento vem da nossa experiência. Experiência, vem do mal julgamento ".

Então, agora eu vou tentar lhe dar um esboço das minhas próprias opiniões no assunto do exercício… opiniões que eu agora sustento como resultado da minha própria experiência, convicções que eu tenho formado em cima de um período de mais de quarenta anos de envolvimento direto e pessoal com exercícios, tempo durante o qual eu cometi milhares de erros. Erros que me ensinaram a maior parte desse pouco que eu sei agora… ou acredito que sei.

O primeiro erro que eu cometi foi acreditar que alguém por aí conhecia algo de valor no assunto do exercício… e talvez alguém conhecesse, mas nesse caso então eu nunca pude encontrá-lo.

Os resultados finais não provam nada… e até e a menos que um resultado seja visto em contexto, então o método que produziu aquele resultado não pode ser julgado. Quanto tempo levou? A qual custo? O resultado compensou o esforço e o custo?

Apesar do fato de que eu tenho trabalhado uma média de pelo menos dezesseis horas por dia, sete dias por semana, por mais de quarenta anos… eu sempre considerei que eu sou uma pessoa basicamente preguiçosa. A maioria do meu trabalho foi de algum modo, envolvido com tentativas para encontrar modos mais fáceis para fazer as coisas… ou modos mais rápidos para fazer as coisas, mesmo se eles não fossem os mais fáceis. Eu tenho estado em terrível pressa pelo tanto em que eu possa me lembrar, embora eu normalmente não tivesse a menor idéia de simplesmente como eu iria usar o tempo que eu estava tentando tão duramente economizar.

As opiniões que eu tenho formado no assunto do exercício todas têm sido resultados diretos da minha preguiça… meu desejo para produzir bons resultados dos exercícios sem a necessidade de dedicar uma grande parte de meu tempo e energia para esta meta aqui. Eu também por natureza sou impaciente, e eu não consigo suportar qualquer tipo de trabalho que nunca parecesse produzir resultados. Uma tarefa que nunca acabou.

Eu tenho que ver progresso para além de uma meta final, e quando eu não vejo um ritmo de progresso rápido o bastante, eu logo começo a suspeitar que algo está drasticamente errado com os métodos que eu estou usando.

Eu sou muito curioso, mas eu aprendi de experiências freqüentemente amargas que o conselho dos auto-declarados “especialistas” geralmente são desprezíveis; assim eu tento descobrir a natureza das coisas para mim, o que inevitavelmente conduz a muitos erros… no meu caso, apenas no campo do exercício, milhares de erros. O mais importante de tais erros eu tentarei adverti-lo a respeito neste artigo.

Alguns de meus erros foram o resultado do fato de que eu estava tentando realizar coisas que eram simplesmente impossíveis… impossíveis para mim, enquanto indivíduo. O fato de que alguém pode produzir certo grau de resultados não significa que você possa fazer o mesmo… e não significa que o método que produziu esses resultados era o melhor método, ou até mesmo um bom método.

A amplitude do potencial humano é praticamente infinita… alguns podem atingir uma meta particular rapidamente e bastante facilmente, e tendo feito isso então normalmente irão considerar a si próprios como especialistas no assunto. Pior, muitas outras pessoas podem considerar que eles são especialistas, e tentar seguir os conselhos deles. Conselho que pode ou não ser bem intencionado, mas que quase sempre é desprezível.

Milhões de palavras são publicadas sobre o assunto do exercício, todos os anos, e a maioria dos artigos e livros, são uma repetição de coisas que foram publicadas primeiramente há quarenta ou cinqüenta anos atrás… coisas que então não eram verdade e que agora não são verdade.

As muito poucas coisas de real valor que são conhecidas no assunto do exercício provavelmente poderiam ser cobertas em detalhes adequados em alguns milhares de palavras… todo o resto é explicação, ou opinião, ou pior.

Algumas poucas coisas são auto-evidentes… se você não se exercitar, você fica mais fraco.
Assim, poderia parecer que se você se exercitar você ficará mais forte… mas na prática, isto nem sempre acontece.

Deveria, e às vezes acontece, mas nem sempre.
Se você está executando exercício com a finalidade de ficar mais forte, e você deveria estar… então você deveria exibir um ritmo praticamente constante de melhoria em sua força. Até que você alcance um nível de força que aborde muito de perto o seu potencial individual para força.

Mas pessoalmente, eu duvido que mesmo uma dúzia de indivíduos alguma vez alcançou tal limite… o que, se verdadeiro, significa que a maioria das pessoas para de crescer muito antes deles alcançarem qualquer lugar perto do próprio potencial. Param de crescer apesar de que eles continuam exercitando-se durante anos, nunca cessando seus esforços para aumentar a própria força.

O exercício pode não produzir um aumento na força, mas certamente pode produzir perdas na força. O exercício não pode produzir absolutamente nada de valor, mas pode estimular a produção de várias coisas de valor muito real. Assim, você certamente tem que exercitar-se caso você queira aumentar sua força, ou até mesmo se você quer manter um nível existente de força… assim, a situação ferve até uma tentativa para determinar o melhor tipo de exercício, a freqüência mais produtiva de exercício, e a quantia correta de exercício.

Exercício que não envolva sobrecarga não estimulará crescimento… e isso não é uma opinião, este é um fato. Mas simplesmente quanta sobrecarga é necessária? Com que freqüência? Essas são perguntas que só podem ser respondidas em uma base individual, e então apenas como resultado de tentativa e erro.

Minhas próprias experiências me conduziram à firme convicção que de fato, muito pouco na forma de exercício é necessário para estimular uma taxa rápida de crescimento… e eu também acredito que a maioria das pessoas que ainda está envolvida em exercícios comete o erro de executar exercícios demais. Trinta ou quarenta anos atrás, um homem cujo nome agora me foge de minha memória escreveu o seguinte… "Talvez nós deveríamos estar tentando determinar o quão pouco exercício nós requeremos de fato, em vez de tentar descobrir quanto exercício nós podemos tolerar".

O bom senso me fala que eu já não possuo o potencial para crescimento que eu tive trinta ou quarenta anos atrás, contudo, agora eu posso produzir uma taxa de crescimento mais rápida do que eu pude então… e eu posso fazer isso como um resultado de cerca de dez por cento da quantia de exercício que eu executava então.

Cerca de um ano atrás, Vic Tanny entrou em meu escritório… sendo esta a primeira vez em que eu o tinha visto ou tinha falado com ele desde 1947, mais de trinta-quatro anos atrás. Uma das primeiras coisas que ele contou para mim foi que ele ainda se lembrava que eu produzi a taxa mais rápida de crescimento que qualquer outra pessoa que ele alguma vez tinha conhecido, antes de ou desde então.

Eu passei algumas semanas treinando no ginásio de Vic em Santa Monica, Califórnia, em 1947… mas eu desisti porque eu não estava satisfeito com os resultados que eu estava produzindo. Para mim, meus resultados eram pobres… para, Vic, meus resultados eram praticamente incrivelmente bons.

Agora, trinta-cinco anos depois, eu posso começar do nada e posso produzir resultados melhores dos que eu produzia então, e eu posso fazer isso enquanto dedico menos de duas horas por semana aos exercícios.
Assim, pelo menos para mim, é óbvio que os resultados dos exercícios não são produzidos em proporção à quantia de tempo dedicada aos exercícios. Durante os anos eu reduzi continuamente a quantia de tempo que eu dedico aos exercícios, a tal ponto que eu melhorei a produção de resultados a cada vez que eu reduzi a quantia dos meus exercícios.

Começando imediatamente, eu vou para um programa que consiste em apenas cinco exercícios, e eu aderirei a este programa por um período de vários meses; executando apenas uma série de cada um dos cinco exercícios durante cada um dos três treinamentos semanais… treinamentos que exigirão aproximadamente quinze minutos cada; um tempo de treinamento total de menos de uma hora por semana.

O primeiro exercício será o agachamento executado em uma máquina Duo-Squat e usarei tanto peso quanto possível e trabalharei até cem repetições antes de aumentar o peso… cinqüenta repetições para cada perna.

O segundo exercício será o pulôver, executado em uma máquina de Pulôver e usarei novamente tanto peso quanto possível e trabalharei até um máximo de dez repetições antes de aumentar o peso.

O terceiro exercício será executado em uma máquina 40º Chest, com um aumento em resistência quando eu puder executar dez repetições com boa técnica.

O quarto exercício será, elevações laterais, executados em uma Double-Shoulder Machine... Apenas o primeiro movimento; ainda usando uma resistência máxima e tentando dez repetições com boa técnica.

O último exercício será executado em uma Lower Back Machine, usando tanta resistência quanto possível enquanto trabalhando progressivamente até quinze repetições com boa técnica.

No evento de eu estar menos que satisfeito com meus resultados, a primeira coisa que eu mudarei será reduzir o número de exercícios em um dos três treinamentos semanais… naquele caso, eu executarei o agachamento durante apenas dois dos três treinamentos semanais.

Considerando que eu não trabalhei minhas pernas de modo significativo durante mais de vinte anos, será interessante ver o que acontece agora com as minhas pernas… mas eu serei muito surpreendido se elas não crescerem a um ritmo extremamente rápido.

Nenhum trabalho direto, nada será executado para meus braços… nenhuma rosca de qualquer tipo, nenhum trabalho de qualquer tipo para tríceps, nenhum desenvolvimento, nenhuma puxada; assim também será interessante ver o que acontece a meus braços… mas novamente, eu serei muito surpreendido se eles não crescerem.

Nada disso implica em significar que eu não sou a favor de exercícios para os braços, nem que eu acredito que o melhor grau possível de resultados para os braços pode ser produzido sem trabalhar os braços… totalmente o contrário. Eu estou bem atento que nenhum músculo exibirá a melhor taxa possível de crescimento a menos que seja estimulado através de exercício direto. Mas sendo que eu trabalhei meus braços arduamente em uma base irregular por mais de quarenta anos, e desde que eu tenho uma idéia bem precisa de como simplesmente eles respondem bem eles ao exercício direto, eu simplesmente estou curioso para ver como eles responderão sem qualquer exercício direto.

Durante os últimos meses eu tenho mantido meu peso continuamente em aproximadamente 77 quilogramas, enquanto não como praticamente nada… duas refeições muito pequenas por dia. E enquanto eu não mudarei minha dieta agora, eu espero, contudo, que meu peso aumente bastante rapidamente para a pelo menos 84 kg completos… e em tal nível eu deveria estar tão magro quanto eu possa conseguir e tão grande quanto eu possa conseguir sem aumentar minha ingesta alimentar. A partir de tal ponto eu aumentarei gradualmente a quantia de comida, numa tentativa para permitir crescimento muscular adicional enquanto não somo nenhum tecido gorduroso.

Eu não pesei mais de duas-centenas de libras desde 1956, um período de vinte e seis anos, e eu estou curioso em ver se eu posso pesar tanto agora, enquanto mantenho um nível baixo de tecido gorduroso. Talvez eu possa, e talvez eu não possa, mas será interessante descobrir.

Eu nunca usei drogas de qualquer tipo e eu não as usarei agora, nem eu consumirei qualquer coisa em termos de suplementos alimentares. Eu não espero que meu consumo diário de calorias alguma vez vá além de 1,800… contudo eu espero ganhar peso continuamente e bastante rapidamente. No momento minha ingesta calórica está na ordem de aproximadamente 1,100 por dia, e isso não será aumentado até que eu sinta que eu esteja tão magro quanto agora eu sou capaz de estar.

Assim, eu espero aumentar meu peso corporal completamente, e aumentar isto bastante rapidamente… sem aumentar minha ingesta de alimento. Um resultado que algumas pessoas consideram ser impossível; mas de fato um resultado que não apenas é possível, mas altamente desejável… desejável por várias razões.

Se eu puder aumentar meu peso corporal em aproximadamente 7 kg enquanto continuo consumindo uma dieta que tem mantido meu peso corporal atual durante os últimos meses, então será óbvio que duas coisas aconteceram… primeiro, meu peso muscular terá aumentado… segundo, meu nível presente de tecido gorduroso terá sido reduzido.

Impossível? Algumas pessoas incluindo alguns da atual ninhada de auto-declarados especialistas no campo do exercício, gostariam de tê-lo acreditando que é impossível produzir tal resultado… mas um olhar cuidadoso nos verdadeiros números envolvidos faz isto óbvio de ser possível.

Como eu mencionei antes, eu mantive meu atual peso de aproximadamente 77 kg durante os últimos meses enquanto consumo uma média de 1,100 calorias por dia… e eu fiz isso com pouco ou nada em termos de uma mudança, ou em minha massa muscular ou em meu nível de tecido gorduroso; o que simplesmente significa que eu requeiro de fato apenas 1,100 calorias por dia… porque, se eu requeresse mais, então que eu teria perdido peso, e se eu requeresse menos então que eu teria ganho peso.

Durante os próximos noventa dias eu pretendo continuar com minha dieta atual, assim eu só requererei um total de 99,000 calorias durante esse tempo para manter meu peso atual. Mas eu também espero somar aproximadamente 9 kg de massa muscular durante esse período… o que aumentará minhas necessidades calóricas; e desde que eu estarei treinando durante tal período, o que me exigira calorias adicionais para suprir a energia para meus treinamentos.

Tudo isso junto, eu precisarei de um total de cerca de 118,800 calorias. 99,000 calorias apenas para manter meu peso atual… mais 12,000 calorias que serão necessárias para 9 kg de massa muscular… mais 7,800 calorias das que serão exigidas para a energia consumida durante meus treinamentos.

Assim… se eu consumir 99,000 calorias durante aquele período, e se eu também consumir então 2,27 kg do meu nível existente de gordura, o que me dará umas 17,500 calorias adicionais, eu terei um total de 116,500 calorias disponíveis. O que depressa recai sobre apenas 2,300 calorias.

Nenhuma exceção será feita sobre de cálculos pelo fato de que os 9 kg de massa muscular que eu espero somar também requererão calorias adicionais, assim, na prática eu terei um pequeno excedente de cerca de 9,000 calorias durante um período de noventa dias… mas isso é apenas uma média de cem calorias por dia, uma escassez que pode ser conhecida em qualquer um de dois modos; aumentando minha ingesta de alimento em uma média de 100 calorias por dia, ou consumindo mais do meu nível inicial de tecido gorduroso.

Considerando que eu não pretendo aumentar minha dieta durante os primeiros noventa dias, então meu verdadeiro ganho em peso corporal pode ser um pouco menos de 7 kg; se eu aumentar minha massa muscular em cerca de 9 kg , e eu ficarei muito surpreso se eu não puder, e se isso exigir de mim o consumo total de 3,4 kg do meu tecido gorduroso para suprir as calorias necessárias, então o resultado líquido será um ganho em peso corporal de apenas 5,7 kg… o que realmente é um resultado melhor que um ganho de 6,8 kg, porque o ganho em massa muscular será o mesmo em qualquer caso mas a perda de tecido gorduroso será maior.

Assim, teoricamente, certamente é possível… e desde que eu fiz muito a mesma coisa várias vezes durante os últimos quatorze anos, eu também sei que é possível na prática, bem como, teoricamente. Desta vez, a única real diferença, será o fato de que eu não estarei fazendo nenhum exercício direto para meus braços, nem qualquer exercício que envolva meus braços.

Em segundo lugar, este será um programa de exercícios realmente sumário… nada mais que uma hora de tempo semanal de treinamento.

Depois, após eu ter satisfeito minha curiosidade relativa aos resultados deste tipo de programa muito breve de exercícios, eu começarei a somar exercícios para as áreas do corpo que estão sendo abandonadas neste programa… e, naquele ponto, eu provavelmente terei que aumentar minha ingesta de alimento, mas será aumentado muito lentamente e apenas em proporção ao que eu considerarei serem na ocasião minhas reais necessidades.

Eu posso ser capaz de alcançar um peso corporal de 90 kg em menos que um ano, e essa é a minha meta… mas para fazer isso eu terei que somar um total de pelo menos 18 kg à minha massa muscular, enquanto simultaneamente reduzirei meu nível inicial de tecido gorduroso em aproximadamente 4,5 kg, para um lucro líquido em peso corporal de aproximadamente 14 kg. E em nenhum momento durante aquele período eu alguma vez irei consumir mais de 1,800 calorias por dia. Nem meu tempo de treinamento semanal total alguma vez excederá duas horas.

Em contraste, quase trinta anos atrás, enquanto tentava realizar muito a mesma meta, eu dediquei doze horas por semana ao meu treinamento, e eu consumi um total de 18,000 calorias por dia por um período de vários meses; período durante o qual eu ganhei aproximadamente apenas 5,4 kg.

Eu estava em overtraining, ao ponto em que uma taxa rápida de crescimento muscular era simplesmente impossível, embora eu certamente estivesse estimulando crescimento… e eu estava comendo demais ao ponto que meu sistema digestivo não conseguia processar a quantidade de comida que eu estava consumindo. O que foi uma feliz conjunção de fatores em pelo menos um sentido; porque, se eu tivesse podendo utilizar aquela quantia de comida, eu teria me transformado rapidamente em um homem gordo do circo. O que não era a minha meta.

E que tal você consumir 18,000 calorias por dia? Comendo quatro enormes refeições por dia, além de beber três galões (11 litros) de leite integral por dia… é isso mesmo, GALÕES, não quartos. E enquanto eu fui estúpido o bastante para permanecer com aquela rotina durante vários meses, eu também tive sorte o bastante para evitar as possíveis conseqüências… provavelmente porque meu organismo foi sobrecarregado ao ponto em que muito pouco da enorme quantia de alimento que eu estava consumindo estava sendo utilizado de fato.

Agora, bem mais velho e esperançosamente um pouco mais inteligente, eu posso produzir resultados muito melhores treinando aproximadamente dez por cento do tanto quanto eu fiz então, enquanto comendo menos que dez por cento de tanto quanto eu fiz então. E afortunado por pelo menos duas razões… porque eu estou bastante seguro de que eu literalmente não conseguirei suportar estar treinando tanto agora… e porque, nos preços atuais, eu duvido que eu possa dispor de tanto dinheiro agora.

Assim, me foi consumido muito tempo para alcançar minhas atuais opiniões no assunto do exercício… muito tempo, muita experiência, muita tentativa e erro, e um monte de erros; erros, alguns dos quais eu posso poder lhe ajudar a evitar.

Me ocupou muitos anos para aprender que não se produzem resultados nos exercício em proporção à quantia de exercício, e que mais não é necessariamente melhor. Eu também tive que aprender do jeito difícil que seu corpo só precisa da quantia certa de alimento, e que qualquer coisa extra em termos de calorias simplesmente será desperdiçado se você tiver sorte… ou convertido em gordura se você não tiver assim nenhuma sorte.

E eu também finalmente aprendi que você não pode julgar o seu progresso com base nas mudanças em seu peso corporal; desde que é facilmente possível ganhar peso enquanto se perde massa muscular, ou perder peso enquanto se ganha massa muscular.

Tem sido observado por mim que os homens jovens, em sua maioria, estão ansiosos para ganhar peso, enquanto os homens mais velhos, em sua maioria, estão até mesmo mais ansiosos para perder peso… e eu também notei que ambos os grupos normalmente fazem isto do modo errado; os homens mais jovens acabam ganhando mais gordura do que músculo, enquanto os homens mais velhos perdem mais músculos do que gordura… principalmente porque ambos os grupos estão tentando julgar o próprio progresso com base na mudança em peso corporal.

Algumas, da atual ninhada de dietas supostamente milagrosas, são anunciadas como sendo capazes de produzir uma perda de 7 a 9 kg por semana… e elas podem ser capazes de fazer isso, se você estiver interessado em perder aquela quantia de tecido muscular naquele período de tempo; mas elas malditamente com certeza não podem ir a qualquer lugar perto de produzir tanta perda de gordura em até mesmo um mês, que dirá em uma semana.

Meio quilo de gordura contém aproximadamente 3,500 calorias… assim, se eu não comesse absolutamente nada, levaria mais que três dias para queimar calorias o bastante para reduzir meu nível atual de gordura em apenas meio quilo. Além disso, se eu fosse idiota o bastante para me manter em jejum total por três dias, eu poderia perder várias libras de peso… menos de meio quilo de gordura, e vários quilos de tecido muscular.

Se você está realmente interessado em perder peso rapidamente, e não se importar com o que você perde, então você poderia tentar deixar uma cascavel morde-lo… aproximadamente há trinta anos atrás, eu perdi 13 kg dentro de um período de 24 horas como resultado de uma mordida de cascavel; tal ritmo de perda, sendo que a perda real era principalmente fluidos, supostamente o mataria… e quase me matou. E algumas das dietas que agora estão no mercado, estão fazendo muito o mesmo tipo de coisa, exceto para o caso de algumas das pessoas que usam estas dietas estarem sendo mortas.

* * * * * *

Há, eu acredito, dois problemas básicos no campo do exercício… um, a maioria dos milhões das pessoas que agora estão simplesmente interessados nos exercício não entende as realmente muito simples relações de causa e efeito que estão envolvidas nos exercícios… dois, muitas pessoas estão tentando produzir resultados que são impossíveis, enquanto ignoram os possíveis resultados de grande valor.
Um terceiro problema é relacionado ao fato de que muitas pessoas estão procurando um guia simples, passo a passo, para o sucesso.

Você nunca resolverá este terceiro problema, mas é possível resolver os primeiros dois problemas. Prosseguir estudando o assunto do exercício pode ter um efeito oposto, pode produzir mais em termos de confusão do que informação. No final, seus resultados serão determinados em grande parte por sua atitude; se você aborda o exercício com uma atitude lógica, então seus resultados serão bons… se não, seus resultados serão pobres.

A maioria das idéias que são publicadas em qualquer assunto simplesmente não são válidas, e o campo do exercício certamente não é nenhuma exceção a esta regra geral. Muitas pessoas parecem acreditar que "eles" não permitiriam publicar algo que não fosse verdade… mas de fato é possível publicar praticamente qualquer coisa.

Eu li quase tudo o que eu poderia encontrar sobre o assunto do exercício por um período de mais de quarenta anos, literalmente centenas de livros e milhares de artigos, e eu cheguei a apenas uma conclusão firme como resultado de ler tudo isso; que é: você não pode aprender muito de valor no assunto do exercício, lendo.
Isto seria verdade mesmo se todas as pessoas que escrevem neste assunto fossem totalmente sinceras em seus conselhos… seria verdade porque, embora eles estivessem lhe dando suas opiniões honradas, não significa que suas opiniões sejam válidas. Então, quando nós somamos o fato de que a maioria destas pessoas é influenciada por interesses comerciais, deveria ocorrer sem nenhuma surpresa que o assunto do exercício é agora envolto em enorme controvérsia e confusão.

Pessoalmente… eu aprendi que eu não posso deter a controvérsia; e eu duvido seriamente que eu possa fazer muito na direção de organizar a confusão. Assim, o máximo que eu posso até mesmo começar esperar fazer, é encaminhar algumas pessoas na direção de uma abordagem lógica aos exercícios… o que, eu poderia somar, é muito melhor do que o começo que eu tive.

Quarenta e poucos anos atrás, havia muito poucas pessoas envolvidas com os exercícios enquanto um negócio; Charles Atlas e alguns outros conseguiram ganhar a vida vendendo cursos de exercícios por correspondência… instruções e conselhos de pouco ou nenhum valor real para qualquer pessoa. Mas pelo menos eles eram baratos. Algumas outras pessoas vendiam barras, que ofereciam benefícios potenciais de valor muito grande; mas havia muito pouco lucro no negócio de barras, assim embora milhões de barras fossem vendidas durante a primeira metade deste século, o negócio dos exercício como um todo permaneceu bastante pequeno. Mas a segunda a metade deste século foi uma questão completamente diferente.

Começando ao redor de 1950, o denominado negócio de "comida saudável" invadiu o campo do exercício… e as coisas nunca foram as mesmas. Mas eu certamente não pretendo implicar que as coisas melhoraram; pelo contrário, o campo inteiro do exercício marchou rapidamente na direção errada durante os últimos trinta anos… e nenhum fim disso se vislumbra.

O interesse nos exercícios certamente aumentou, e esse tanto pelo menos é bom, mas a maioria das outras mudanças foram erros. E eu fui culpado por muitos de tais erros.

Meu primeiro erro importante foi a suposição de que a maioria das pessoas era capaz de produzir qualquer grau possível de resultados.

Eu não percebi que um resultado que é fácil para uma pessoa pode ser totalmente impossível para outra pessoa.
Tendo visto o grau praticamente incrível de desenvolvimento que tinha sido produzido por algumas pessoas, como resultado de exercícios com barras… eu assumi, injustamente, que resultados semelhantes poderiam ser produzidos por praticamente qualquer pessoa.

Agora, quarenta e poucos anos depois, eu entendo claramente que a impressão previa estava errada; e agora eu também entendo por que tantas pessoas estão cometendo um erro semelhante.

Praticamente qualquer pessoa pode produzir resultados com os exercícios apropriados que devem ser experimentados para que se creia… mas algumas pessoas, esses com potencial genético excelente, são capazes de produzir um grau de resultados que está muito distante de qualquer coisa que uma pessoa comum alguma vez poderia atingir.

Tendo sido enganadas por publicidade fraudulenta sobre o estabelecimento das próprias metas pessoais, de longe muito altas, impossivelmente altas… muitas pessoas eventualmente abandonam os exercícios por puro desgosto; enquanto muitas outras pessoas gastam anos perseguindo algum certo "segredo" do sucesso, desprezando os resultados muito valiosos que eles conseguiram produzir.

Pior… um número bastante grande de pessoas eventualmente se torna envolvidas em coisas que não apenas são desprezíveis, mas também são muito perigosas.

Todos entre tais erros comuns podem ser evitados, e deveriam ser evitados, de uma maneira muito simples. Nunca compare seu progresso, ou seus resultados, aos progressos ou resultados produzidos por outra pessoa; ao invés, compare-se agora a si mesmo em uma época futura. Se você estiver melhorando a um passo bastante fixo, então você está no caminho correto. O mero fato de que alguém melhorou o dobro no mesmo período de tempo não significa absolutamente nada.

Como acontece, meus braços e minhas panturrilhas respondem depressa aos exercícios, muito mais depressa que outras partes do meu corpo… como isto também acontece, a maioria das pessoas parece ter um problema praticamente oposto, elas têm dificuldade em construir particularmente essas partes do corpo.

Assim, trinta e cinco anos atrás, quando eu passei algumas semanas treinando na Califórnia, várias pessoas que viram a resposta que eu produzi então em meus braços e panturrilhas saltaram sobre a falsa conclusão de que eu estava ciente de algum segredo de treinamento.

Ao mesmo tempo, não notaram que o resto do meu corpo não respondia em qualquer modo igual a estas outras partes.

Por tudo isso, eu não tive absolutamente nada que ver com o modo como eu estava treinando. Eu não estava treinando meus braços e minhas panturrilhas de uma maneira diferente das minhas outras partes de meu corpo; meus braços e minhas panturrilhas cresceram mais rapidamente apenas e simplesmente porque meu potencial genético para crescimento era melhor nessas áreas.

Alguns meses atrás, eu estive tendo uma discussão acalorada com um fisiculturista em Cincinnati, justamente sobre este assunto. Ele me informou sem insegurança nos termos que ele iria me provar que eu estava errado, construindo panturrilhas grandes e musculosas; e ele disse isso apesar de que quase vinte anos de treinamento contínuo fizeram quase nada para estas partes do corpo dele, enquanto ele produziu resultados muito bons na maioria das outras partes do próprio corpo.

Este homem nunca terá grandes panturrilhas, apesar do que ele fizer; porque ele simplesmente não tem o potencial genético necessário para construir grandes panturrilhas. Mas ele recusa-se totalmente a enfrentar fatos.

Mais de dez anos antes, outro homem e eu tivemos uma discussão igualmente aquecida sobre o mesmo assunto… embora, neste caso, a área do problema estava nos braços. Este homem continuou indicando suas panturrilhas, que eram enormes, como prova do fato de que ele deveria poder construir braços grandes; e ele recusou-se a acreditar mesmo já tendo feito todo o possível de modo a aumentar o tamanho dos próprios braços.

Outro homem, um homem que venceu várias competições de fisiculturismo em um período de vários anos, um homem que é muito famoso pelo desenvolvimento de suas excelentes panturrilhas, me disse que seu irmão gêmeo idêntico tem panturrilhas melhores que as dele, apesar de seu irmão nunca ter treinado. Um ano ou algo assim, depois, quando eu conheci o irmão dele, eu lhe pedi que me mostrasse suas panturrilhas; o que ele fez… e elas eram melhores.

Isto certamente não significa que eu queira dar a impressão que qualquer parte do corpo deveria ser ignorada… mas significa que o irmão que treinava, na verdade prejudicou o desenvolvimento das próprias panturrilhas devido o overtraining.

Alguns poucos indivíduos afortunados consideram fácil construir todas as suas partes corporais; mas tais pessoas são exceções raras à regra geral. Então há esses alguns poucos que tem grande dificuldade em construir quaisquer das suas partes corporais. O geneticamente afortunado e o geneticamente desafortunado. A maioria das pessoas, a vasta maioria das pessoas, não entra em nenhum dos dois grupos. Muitos de nós caímos em um grupo muito maior de pessoas que acham bastante fácil construir algumas partes do corpo, mas muito difícil construir outras. Então, não entendendo que esta situação é um resultado natural de fatores genéticos que estão totalmente além do nosso controle, nós tendemos a culpar nosso programa de treinamento.

É exatamente o que aconteceu no meu caso… com resultados totalmente inesperados e bastante surpreendentes. A Nautilus Sports / Medical Industries são um resultado direto do fato que eu achei muito fácil construir meus braços e pernas, mas muito difícil produzir um grau semelhante de desenvolvimento em outras partes do meu corpo.

Se, por exemplo… eu tivesse sido um desses poucos e afortunados indivíduos que acham fácil de construir todas as partes de seus corpos, então Nautilus nunca teria acontecido. Porque, naquele caso, quase que certamente já teriam me convencido que eu sabia qual era o segredo para o sucesso. Eu teria estado contente com meus resultados e assim não teria sido inclinado a buscar um método melhor de exercício.

Ou, se, por exemplo… eu tivesse sido um desses poucos, porém, desafortunados indivíduos que acham muito difícil construir quaisquer das partes de seus corpos, então a Nautilus nunca teria acontecido. Porque, naquele caso, eu provavelmente já teria desistido, por puro desgosto, injustamente convencido de que o exercício não ofereceu nada de valor.

Mas, do modo como aconteceu, eu não entrei em nenhum desses grupos, assim, a Nautilus aconteceu.

Aconteceu porque eu tinha experimentado uma taxa de crescimento muito rápido em meus braços e pernas, e assim eu sabia que era possível produzir resultados que muito valiam a pena, através dos exercícios. Mas também aconteceu porque eu não produzi resultados igualmente bons em outras áreas do meu corpo.

Assim, eu sabia que resultados rápidos eram possíveis, e isto encorajou que eu continuasse… mas eu também sabia que algumas áreas do meu corpo não responderam tão bem como outras áreas, e isto me fez perceber que algo estava errado. No princípio eu culpei meu programa de exercícios, e então eu tentei literalmente dúzias de programas diferentes… eu mudei a ordem de meus exercícios… eu mudei o número de séries e repetições… eu mudei a técnica, ou estilo de desempenho… eu mudei a velocidade de movimento… eu mudei qualquer coisa e tudo o que eu pude imaginar. Nenhuma de tais mudanças parecia produzir muito em termos de resultados melhorados.

Logo, eu comecei a mudar o próprio equipamento, e a primeira tentativa realmente séria nesta direção aconteceu em 1948, em Tulsa, Oklahoma. Naquele momento eu estava vivendo no YMCA de Tulsa, e treinando em um calabouço no porão do YMCA que passava por ginásio naquela época. Bonito é que não era. Sujo, isso sim era. Quente, também era. Mas naquela época não ainda tínhamos ainda nos tornado explorados por tais coisas como ar condicionado e instalações limpas, assim ninguém parecia se preocupar… e nem mesmo perceber.

Eu estava então treinando três dias por semana, quatro horas durante cada treinamento… e certamente eu não quero dizer quatro horas dedicadas a somente estar circulando ao redor do ginásio; Eu quero dizer quatro horas de treinamento, e treinamento quase que continuo. Durante cada treinamento eu bebia vários galões de água, e eu quero dizer GALÕES, não quartos; Além disso, ao final do treinamento meu peso permanecia inalterado.

Três galões de água pesam 15,4 kg, mas se então você suar uma quantia equivalente e o balanço do saldo for zero; e por favor, não tente me falar que isto é impossível até que você tente o treinamento que eu estava seguindo na ocasião, enquanto treinava em uma temperatura acima de 100º fahrenheitt com uma umidade de 100 por cento. Até que eu terminasse um treinamento, o chão inteiro do ginásio estaria molhado… e eu não quero dizer de umidade.


Eu estava em Tulsa com a finalidade de ser recrutado por ambos os lados da guerra Judeu/Arabe de então… sim, eles têm lutado por muito tempo. E, tendo pouco ou nada em termos de posicionamento político, eu realmente não me preocupava sobre para qual lado eu lutaria; Eu simplesmente queria voar nos caças de combate, e eu nem queria ter a menor idéia sobre quem estava certo e quem estava errado. Trinta e quatro anos depois, e esperançosamente um pouco mais inteligente, eu tenho um posicionamento político muito forte agora… entretanto, na época, eu não tinha.

Como aconteceu, eu não lutei para apoiar qualquer um naquela guerra de particular, mas eu teria se eu tivesse confiado nas pessoas que estavam fazendo o recrutamento. Alguns de meus amigos da época lutaram, alguns de um lado, alguns no outro lado… alguns foram mortos, menos ainda foram pagos.

Um amigo que eu fiz na ocasião em Tulsa provou ser de grande importância nos anos que se seguiram; O Capitão sênior Percy Cunningham, da American Airlines também estava interessado em " erguer pesos ", como nós chamamos isto naqueles dias, e ele também estava interessado em mulheres jovens… e, sendo que ele descobriu que eu também estava interessado em mulheres jovens … e, sendo que ele descobriu que eu conhecia algo de valor no assunto de erguer pesos, e, sendo que ele tinha um suprimento quase que ilimitado de mulheres jovens e muito atraentes, funcionarias da mesma linha aérea para quem trabalhava, o que seguiu bastante naturalmente foi que nós ficamos amigos. Quid pro quo (?).

Em retrospecto, eu percebo que me saí muito melhor nessa negociação; sendo que as opiniões mais firmes que eu sustentava então sobre o assunto do exercício deixavam muito a desejar, enquanto as meninas nós conhecíamos deixavam muito pouco, se é que deixavam algo a desejar.

Percy também tinha dinheiro, uma vez que então ele estava ganhando o salário praticamente incrível de mil dólares por mês; e ele supriu o capital para os materiais com que eu construí a primeira máquina Nautilus. Tudo o que seguiu foi pelo menos um resultado indireto daquela amizade ocasional em Tulsa.

Mas a causa mais direta da Nautilus foi o fato que eu pude produzir bons resultados em alguma parte de meu corpo, mas não pude produzir resultados igualmente bons em outras áreas.

Inerentemente, aquela primeira tentativa para construir uma máquina de exercício melhorada só pode ser classificada como um fracasso… mas era um começo, e me conduziu na direção de uma abordagem lógica ao exercício.

Durante os próximos vinte anos, eu construí literalmente dúzias de máquinas de exercício em meus esforços continuados em melhorar a ferramenta básica, a barra… mas até 1968, eu realmente não entendia os problemas que eu estava tentando resolver.

Pelo caminho, eu aprendi várias coisas de muito grande valor; Por exemplo, eu aprendi que mais treinamento não é necessariamente nenhum treinamento melhor. Quando, em 1954, eu reduzi meus treinamentos de quatro horas para duas horas, eu comecei a produzir um grau de resultados que imediatamente antes eu tinha considerado impossível.

Então, em 1955, quando eu reduzi meus treinamentos de duas horas para uma hora e vinte minutos, eu produzi uma taxa de crescimento tão rápida que eu quase não pude acreditar naquilo.

Mas eu ainda estava muito lento para aprender, porque me ocupou vinte e poucos outros para perceber que resultados até melhores poderiam ser produzidos reduzindo-se ainda mais a quantia de treinamento. Agora, meus treinamentos nunca levam mais de quarenta minutos, e normalmente levam menos de vinte minutos.

Eventualmente… os possíveis resultados dos exercícios serão estabelecidos claramente através de pesquisa científica, e agora parece que " eventualmente " pode acontecer mais cedo do que você poderia esperar.

De importância talvez ainda maior, os resultados impossíveis dos exercícios também precisam ser estabelecidos até certo ponto além de uma disputa razoável. Até terminar, a controvérsia atual no campo do exercício e dieta aumentará, e a confusão que existe agora nestes assuntos ficará pior.

Agora, a Nautilus está envolvida em vários projetos de pesquisa neste país… e agora nós estamos à beira de lançarmos um volumoso projeto de pesquisa em outro país, numa escala que nunca foi tentada antes. Uma escala que previamente era impossível, por várias razões.

Idealmente, a pesquisa deveria envolver um grande número de indivíduos; centenas de indivíduos, ou milhares. Neste país, hoje, isso provavelmente é uma meta impossível; e isto não apenas é verdade por causa dos custos enormes envolvidos em um projeto de tal tamanho, mas também porque neste país é muito difícil de se encontrar indivíduos que sejam verdadeiramente é motivados.

Há praticamente oito anos atrás, nós administramos um projeto de pesquisa na Academia Militar Norte Americana, de West Point. Nossa razão principal para tal localização, foi que os indivíduos eram motivados… uma consideração secundária foi o fato de que se nós não pudessemos manter controle rígido sobre os indivíduos, os resultados significativos seriam difíceis se não impossíveis de serem produzidos.

Mas mesmo West Point não era uma locação ideal para pesquisa; principalmente porque os indivíduos estão envolvidos simultaneamente em muitas outras atividades. Tendo dado muita consideração a esta situação, eu decidi há vários anos atrás que um projeto verdadeiramente amplo não poderia ser administrado de uma maneira prática neste país; mas se não, onde então alguma vez poderia ser feito? Se é que isso realmente poderia ser feito.

Agora, quem sabe, nós temos a resposta. As condições econômicas atuais na América Latina são ruins, muito piores do que a maioria das pessoas sequer pode suspeitar; até mesmo quando as coisas estão relativamente boas, milhões de pessoas na América Latina sobrevivem num nível de pobreza que deve ser visto para que se creia, e deve ser experimentado para ser entendido… acredite, as pessoas que vivem sob tais condições podem ser motivadas, e eles estão disponíveis em grande número.

Uma situação muito triste, em uma escala volumosa; mas talvez nós possamos ajudar algumas destas pessoas pelo menos enquanto elas nos ajudem em retorno. Nós podemos lhes ajudar a melhorar suas condições de vida, e eles podem nos ajudar a ganhar o conhecimento que só pode vir de pesquisa científica administrada em uma larga escala.

Uma decisão concludente relativa à localização deste projeto não foi feita… inicialmente, eu considerei o Brasil, provavelmente o Rio, por várias razões; por causa de uma grande população, por causa da mistura racial muito variada de indivíduos disponíveis, e porque as despesas seriam baixas em comparação aos custos neste país. O problema principal para com o Rio é a distância.

Eu também considerei San Juan, Porto Rico… a vantagem principal é o fato que esta localização evitaria qualquer problema potencial que poderia ser o resultado de trabalhar em um país estrangeiro, uma vantagem secundária seria que a distância não é tão grande.

Mas no momento, eu acredito que o México poderia ser a melhor escolha, por várias razões… distância, disponibilidade de indivíduos, e custo. Dentro dos próximos dias eu irei ao México com a finalidade de negociar com o governo mexicano; se a cooperação exigida puder ser afiançada, então o projeto provavelmente será empreendido em Acapulco, e será iniciado quase que imediatamente e será estendido por um período de vários anos.

Mas independente da localização, o projeto logo será iniciado em algum lugar.

E o que simplesmente nós estamos querendo provar? Nós não queremos provar qualquer coisa… ao invés, nós queremos determinar os fatos, tudo o que eles puderem mostrar-se ser. É bastante difícil criar as condições sob as quais a pesquisa verdadeiramente científica possa ser administrada, e às vezes é até mais difícil convencer a comunidade científica ou o público que sua pesquisa é precisa e imparcial… mais que isso, é imperativo que tudo seja feito em aberto, sob condições que não possam ser questionadas razoavelmente.

Também haverá algumas dúvidas sem razão, simplesmente porque nós sempre teremos algumas pessoas sem razão… mas eu acredito que eu inventei um plano por meio do qual podem ser solucionadas as dúvidas das pessoas razoáveis; e, simultaneamente, nosso presente plano de ação realizará outro propósito, disseminará o conhecimento ganho em uma área de grande importância, entre pessoas que estão em carência de tal conhecimento.

A classe médica finalme
nte está se dando conta da necessidade por exercício como uma parte importante do viver saudável, mas a maioria dos médicos ainda tem pouca ou nenhuma experiência pessoal com exercício, e realmente não há nenhum lugar para eles buscarem por informação fidedigna.

A real importância de exercício será reconhecida quando, e apenas quando, uma alta porcentagem de médicos tornar-se verdadeiramente educada neste campo. Primeiro, os médicos terão que educar-se no assunto do exercício, então eles podem, e eu acredito que eles irão, ajudar a educar o público. No sentido de suprir essa experiência educacional muito necessária aos médicos, nosso novo programa de pesquisa, onde quer que se localize, será administrado em cooperação com a escola médica de uma importante universidade; de tal maneira que um grande número de médicos poderá ser exposto a um curso bastante sumário, mas muito inclusivo em fisiologia do exercício.

Apenas através de convite, e a um custo muito baixo, para um número anual de 5,200 médicos será proporcionada oportunidade única na vida para educação adicional.

Todas as semanas, cinqüenta e duas vezes por ano, um Gigantesco Jato da Nautilus partirá de Atlanta para uma viagem de ida-e-volta até a locação do nosso projeto de pesquisa, onde eles poderão observar a pesquisa contínua e podem tornar-se cientes sobre os procedimentos que serão usados. Os próximos quatro dias serão dedicados a uma imersão educacional que cobrirá todas as áreas importantes da fisiologia do exercício e dietética.

Se este projeto puder ser continuado então por um período de dez anos, que é a nossa intenção, a um total de mais de cinqüenta mil médicos poderá ser proporcionada informação significativa e prática sobre o assunto do exercício e dieta… Esperançosamente, tal conhecimento será então disseminado para o benefício de milhões de outras pessoas.

E, você poderia perguntar: o que isto reverterá para mim? O que isto reverterá para a Nautilus? Algumas pessoas acreditarão na minha resposta, e algumas não irão, mas assim seja. Realmente, nisto não haverá nada para mim, pessoalmente… exceto a satisfação que eu espero ganhar resolvendo algumas das perguntas que ainda permanecem em minha própria mente, talvez. Eu posso nem mesmo viver o suficiente para ver o projeto completado; mas se não, eu então pelo menos terei a satisfação de ter começado algo de grande valor potencial.

Para a Nautilus, que continuará muito tempo depois que eu tenha partido, os benefícios deveriam ser enormes; o valor do conhecimento nunca pode ser determinado com precisão com antecedência… mas disto você pode estar seguro, eventualmente, qualquer tipo de conhecimento provará ser de tremendo valor. Geralmente de modos com os quais você nunca teria sonhado. Pessoalmente… há muito tempo eu desisti de qualquer tentativa para explicar minhas próprias motivações, até mesmo para eu mesmo; mas eu gostaria de chamar sua atenção para algo que foi escrito mais a mais de um século atrás, neste assunto.

The Hunting of the Slan
I have sometimes amused myself by endeavoring to fancy what would be the fate of any individual gifted, or rather accursed, with an intellect very far superior to that of his race. Of course, he would be conscious of his superiority nor could he (if otherwise constituted as man is) help manifesting his consciousness. Thus he would make himself enemies at all points. And since his opinions and speculations would likely differ from those of all mankind - that he would be considered a madman, is evident. How horribly painful such a condition! Hell could invent no greater torture than that of being charged with abnormal weakness on account of being abnormally strong.
In like manner, nothing can be clearer than that a very generous spirit - truly feeling what all merely profess - must inevitably find itself misconceived on every direction - its motives misinterpreted. Just as extremeness of intelligence would be thought fatuity, so excess of chivalry could not fail of being looked upon as meanness in its last degree - and so with other virtues. This subject is a painful one indeed. That individuals have so soared above the plane of their race is scarcely to be questioned; but, in looking back through history for traces of their existence, we should pass over all biographies of "the good and the great," while we search carefully the slight records of wretches who died in prison, in Bedlam, or upon the gallows.

Edgar Allen Poe: Marginalia
(Southern Literary Messenger, June 1849)
De longe, pelo menos… eu consegui evitar a prisão e a forca, e tendo muito desde então estar acostumado a viver em um mundo amplamente maluco, eu não imagino que um manicômio como Bedlam seria suficiente para uma mudança; mas talvez ainda haja esperança para mim… eu também ainda não morri.

A natureza humana não mudou, no melhor que possa determinar, ao longo da história registrada; e eu não penso que mudará significativamente nos próximos mil anos, se é que mudará… mas o mundo mudou numa grande porção, dentro de um espaço de tempo muito curto. O resultado é o nosso atual estilo de vida, que está muito fora de sincronia com um estilo normal de vida, e isto é particularmente verdade nas áreas da atividade física e nutrição, exercício e dieta.

Enquanto eu certamente não declaro conhecer todas as respostas, se quaisquer das respostas… eu estou atento dos problemas. E eu também estou atento de que muitas das respostas que são sugeridas no momento farão mais de modo a aumentar os problemas do que eles irão em oferecer as soluções. Uma parte grande da tal infeliz situação é agora um resultado direto das motivações de algumas das pessoas envolvidas nos campos do exercício e dieta; em inglês claro, muitas destas pessoas estão envolvidas com verdadeiras fraudes, em alguns casos, fraudes perigosas, em outros, fraudes simplesmente idiotas.

Assim, você deveria questionar os motivos das pessoas, particularmente quando busca o conselho delas; e até mesmo quando os motivos deles parecem estar acima da mesa, nunca esqueça que um conselho é realmente apenas a opinião de alguém.

É a minha opinião de que exercício correto oferece benefícios de enorme valor a quase todo mundo, mas também é minha opinião que o campo inteiro do exercício está afundado até o pescoço em fraude descarada e tolice. Separar os fatos da tolice nem sempre é fácil, mas pelo menos nós estamos fazendo uma tentativa.

* * * * * *

Quanto exercício é o bastante? Eu não sei. E ninguém mais sabe também. Eles têm as próprias opiniões, e eu tenho as minhas.

Mas talvez de maior importância que uma diferença entre opiniões é uma diferença de outro tipo, uma diferença em atitude.

Eu tenho muito pouca confiança em minhas opiniões. Eu não sei as respostas… minhas opiniões são apenas isto, opiniões; fundadas no que eu espero ser uma avaliação racional da minha própria experiência. Atitude esta que deveria ser a de todo mundo… mas raramente é.

Há alguns fatos que simplesmente estão além de disputa, até mesmo no caso de um assunto altamente controverso como o exercício… mas você nunca separará os fatos das fábulas consultando especialistas.

É um fato que o exercício pode estimular mudanças físicas de grande valor. Mas também é um fato que os exercícios podem ser perigosos, ou contra-produtivos, ou ambos. E é um fato que as declarações da atual ninhada de especialistas no campo do exercício são tão mutuamente contraditórias que qualquer hora dedicada a uma revisão da literatura publicada será na melhor das hipóteses, um desperdício de tempo… dando a tal literatura o benefício da dúvida. Um benefício o qual não merece.

Parafraseando algo que um amigo meu disse recentemente… "Se você tem um problema, simplesmente leve isso a um especialista; com isso, ele lhe proporcionará uma solução que fará o com que o problema pareça uma oportunidade de ouro".

Certamente há exceções àquela regra; mas são apenas isto, exceções… não a regra. Tentar separar os fatos das fábulas no campo de exercício tomou uma parte bastante grande do meu tempo e atenção por mais de quarenta anos, e eu ainda estou tentando.
No caminho, eu consegui produzir benefícios
para mim e para pelo menos algumas outras pessoas; mas agora eu estou convencido que os mesmos benefícios poderiam ter sido produzidos muito mais rapidamente… e que pelo menos alguns dos problemas relacionados poderiam ter sido evitados.

Agora, numa tentativa para determinar as respostas para várias perguntas importantes, mas altamente controversas, no campo do exercício, eu comecei um projeto de pesquisa que estará sujeito a razoável disputa. Ganhe, perca ou empate, os resultados estarão lá para qualquer pessoa ver. Literalmente ver… porque o projeto inteiro estará sendo filmado.

Um dos problemas que nós estamos tentando resolver é um relacionado à pergunta que eu pronunciei no começo… "quanto exercício é o bastante?" o que levanta outras perguntas. Como… "bastante para que?"

Aproximadamente há trinta anos atrás, por volta da época em que treinamentos longos estavam começando a entrar em evidência, um homem cujo nome me foge à memória escreveu para algo de grande valor; ele disse, ou escreveu algo com este efeito, "em vez de tentar determinar quanto exercício nós podemos tolerar, talvez nós deveríamos estar tentando determinar quão pouco exercício nós requeremos de fato".

Pessoalmente, eu inicialmente me dei conta das vantagens de treinamentos menores há aproximadamente vinte anos atrás. Antes daquele despertar eu produzi o que a maioria das pessoas considerou serem resultados muito bons… agora eu nunca treino mais de duas horas por semana, e normalmente menos de uma hora por semana, enquanto produzo resultados até melhores. No momento eu estou tentando determinar a quantia mínima de exercício que é necessária de fato… desde que, obviamente, qualquer exercício a mais da quantia mínima necessária é, na melhor das hipóteses, esforço desperdiçado.

Cerca de oito semanas atrás, eu iniciei um projeto de pesquisa a longo prazo, numa tentativa para responder aquela pergunta… usando três fisiculturistas bem conhecidos e minha esposa, Terri. Além da minha esposa, Boyer Coe, Mike Mentzer e Ray Mentzer serão os primeiros quatro indivíduos em um projeto que será continuado por um período de vários anos… um projeto de pesquisa com uma diferença muito importante; o projeto inteiro estará sendo filmado em videotape, treinamento após treinamento, em grandes detalhes… de forma que depois será possível mostrar claramente e exatamente o que foi feito.

Boyer já completou oito semanas de treinamento neste projeto, e Terri terminou sete semanas de treinamento… Mike e Ray começarão seus treinamentos dentro dos próximos dias; mais tarde, outros indivíduos serão incluídos no projeto.

Boyer e Terri estão treinando três vezes por semana, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Usando o mesmo programa de exercícios; a única diferença é a quantia de resistência usada, que é máxima em ambos os casos… a quantia máxima de resistência que eles podem usar enquanto executam o número exigido de repetições com boa técnica. Trabalhando até um ponto de fracasso muscular momentâneo em todos os exercícios; apenas parando quando se torna impossível executar outra repetição.

Durante seus treinamentos de segunda-feira e de sexta-feira, eles executam apenas uma série de oito exercícios diferentes; na seguinte ordem… UM, quarenta repetições na máquina Duo-Squat… DOIS, dez repetições em uma Máquina de Pulôver… TRÊS, dez repetições em uma Máquina Vertical de supino… QUATRO, dez repetições de puxadas por trás do pescoço em uma máquina de Torso-Arm… CINCO, quinze repetições em uma Máquina Abdominal… SEIS, dez repetições em uma Máquina Multi-Triceps… SETE, dez repetições em uma Máquina de Multi-Biceps… OITO, quinze repetições em uma Máquina para Lombar.

Um total de apenas oito séries, executando aproximadamente cento e vinte repetições no treinamento inteiro. Um tempo de treinamento de aproximadamente dezesseis minutos em cada um dos dois treinamentos semelhantes; dezesseis minutos na segunda-feira, e outros dezesseis minutos na sexta-feira. Assim, estes dois treinamentos somam aproximadamente trinta e dois minutos semanais de tempo de treinamento.

Então, na quarta-feira, eles executam o treinamento longo da semana… um treinamento que consiste de apenas doze exercícios e requerendo um tempo de total treinamento de aproximadamente vinte e quatro minutos. Assim, o total semanal de tempo de treinamento é menos de uma hora.

Os treinamentos da quarta-feira são totalmente diferentes dos da segunda-feira e da sexta-feira e não envolvem nenhum dos mesmos exercícios, mas trabalham os mesmos músculos de uma maneira diferente; o primeiro exercício na quarta-feira é Flexão Plantar executada em uma Multi-Exercise Machine, para quinze repetições… seguida por, DOIS, dez repetições em uma Máquina de Flexão de Joelho… QUATRO, dez repetições de puxada em barra fixa com empunhadura supinada em uma Multi-Exercise Machine… CINCO, dez repetições em uma Decline-Press Machine… SEIS, dez repetições em uma Rowing Machine… SETE, dez repetições em uma Decline-Fly Machine… OITO, dez repetições em um 70º Shoulder and Chest Machine… NOVE, dez repetições em uma 10º Chest Machine… ONZE, quinze repetições em uma Rotary Torso Machine; quinze repetições em cada direção… DOZE, quinze encolhimentos de ombros em uma Neck and Shoulder Machine.

Doze exercícios, aproximadamente cento e trinta e cinco repetições, um tempo total de treinamento de cerca de vinte e quatro minutos.

Em todos os exercícios, o número listado de repetições é o "número guia" de repetições. Quando fica impossível executar aquele número de repetições com boa técnica, então a quantia de resistência é aumentada; mas na prática, cada exercício é continuado até um ponto de fracasso muscular momentâneo e apenas é interrompido quando é impossível continuar. Um número total de quinze ou mais repetições podem ser executadas até mesmo quando o número guia pede apenas dez repetições; mas são contadas apenas as repetições que são executadas com técnica perfeita para o propósito de registro… são executadas repetições adicionais, parciais mas não são contadas.

Boyer e Terri, ambos continuarão treinando neste programa exato contanto que eles continuem produzindo uma taxa rápida de progresso… e por aproximadamente quatro semanas depois disso. Tanto quanto a força deles estiver continuando a aumentar rapidamente, então não há nenhuma razão para mudar o programa; mas eventualmente eles alcançarão um ponto onde a força deles já não estará aumentando rapidamente… um ponto que só pode ser reconhecido depois do fato. Assim, se eles não fizerem aumentos significativos na força por um período de quatro semanas, então será óbvio que uma mudança no programa deles será necessária para progresso adicional.

Aquele ponto nunca pode ser determinado com antecedência, mas será óbvio em retrospecto.
No caso da Terri, nós não sabemos realmente qual é o potencial dela, sendo que ela nunca treinou em uma base regular por um período muito longo de tempo; no passado o treinamento dela foi bastante esparso, principalmente porque nós passamos muito tempo viajando por motivo de negócios durante os últimos três anos e pouco. Assim, esta será nossa primeira oportunidade para treiná-la por um período suficiente de tempo para de fato determinarmos seu verdadeiro potencial.

Mas no caso de Boyer nós temos uma situação completamente diferente; sendo que ele tem treinado continuamente por um período de mais de vinte anos… e assim, nós temos uma idéia muito melhor do seu real potencial.

Como resultado dos seus muitos anos de treinamento contínuo, nós temos uma boa noção do potencial de Boyer… nós sabemos o quão pesado ele esteve em condição sólida e muscular… nós sabemos o quão forte ele já foi… nós sabemos suas medidas anteriores… e nós temos milhares de fotos que mostram claramente como ele parecia ao longo de um período de literalmente cerca de vinte anos. Assim, nós temos um indivíduo de potencial conhecido.

E nós também sabemos que tipo de treinamento ele usou no passado, e quanto tempo ele treinou cada semana; assim, nós temos uma base válida para comparação.

No passado, Boyer sempre treinou muito mais de uma hora por semana; embora ele quase não treinasse tanto assim durante os anos mais recentes do que ele fazia na ocasião em que ele começou a treinar. Assim… se nós pudermos devolver Boyer ao seu melhor nível anterior de tamanho muscular e força, enquanto o treinarmos por menos de uma hora por semana, então isso deveria ser o bastante para estabelecer claramente o ponto de que não são necessários treinamentos longos.

E… se nós pudermos produzir um nível de tamanho muscular e força que Boyer nunca conseguiu alcançar no passado, enquanto o treinarmos por menos de uma hora por semana, isso realmente deveria estabelecer alguns argumentos. Atualmente, Boyer tem trinta e seis anos, e no passado ele pode ter alcançado o limite de seu potencial genético, assim é impossível até mesmo especular de uma maneira razoável nesta possibilidade anterior; mas certamente seria interessante se ele atingisse um novo patamar mais alto em tamanho e força enquanto treinando tão brevemente.

Durante suas primeiras oito semanas de treinamento, que seguiu a uma total abstenção dos treinamentos por aproximadamente três meses, Boyer aumentou enormemente a própria força enquanto manteve seu peso corporal em quase exatamente o mesmo nível; o que é prova clara de que ele aumentou grandemente sua massa muscular enquanto reduziu seu nível de excesso de tecido gorduroso praticamente ao mesmo tempo… ele está muito mais forte, mas nenhum pouco mais pesado, e assim muito mais magro, mais musculoso. Até que ele alcance o que nós consideramos ser o nível adequado de muscularidade, ele continuará numa mesma dieta de baixa-caloria, e o peso corporal dele não deveria mudar muito, se qualquer coisa, durante este período; mas quando ele remover todo, exceto o nível essencial de tecido gorduroso, a dieta dele será aumentada e então, seu peso corporal lentamente começara a aumentar.

Terri também está mantendo o próprio peso corporal no mesmo nível, enquanto está aumentando sua força rapidamente… assim, ela também está ficando mais magra.

Mike e Ray Mentzer já são bastante grandes, algumas pessoas diriam enormes… particularmente Ray que no momento pesa mais de 250 libras e provavelmente tem os maiores braços musculosos do mundo, mais de 51 centímetros, medidos com exatidão, "frios". Eu vi pessoalmente apenas duas pessoas com braços com mais de 51 cm, Sérgio Oliva e Ray Mentzer apesar de todos os anúncios exagerados que foram publicados ao longo dos anos no assunto das medidas de braço.

Assim, deveria ser interessante descobrir o que simplesmente também poderá ser feito com dois indivíduos deste tamanho, indivíduos com muito mais potencial genético para tamanho muscular e força do que o normal… enquanto estarão treinando de um modo bem parecido, breve.

Por Arthur Jones

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados