O caminho brutal para ganhos volumosos

AGACHAMENTO DE 20 REPETIÇÕES

"...Agachamentos de altas repetições funciona maravilhas na construção de tamanho muscular e força, não apenas para as pernas, mas para o corpo inteiro. O programa é ridiculamente simples... Veja isso para acreditar nisso. E aprenda mais aqui mesmo..."

Há grandes chances de você ter ouvido falar do programa de agachamento de 20 repetições, em algum ponto ao longo da linha. Esta e uma abordagem da velha escola para acrescentar tamanho, e era bem comum há algumas décadas atrás quando os homens eram homens e as drogas não existiam. Você só faz uma série de 20 repetições de agachamento e mais alguns outros exercícios.
A cada sessão sucessiva de treinamento você acrescenta de 2 a 4 kg à carga do seu agachamento. Isso já foi valorizado como um dos programas mais efetivos projetados para somar tamanho muscular e força em um período curto de tempo, e por uma boa razão; funciona!
Altas repetições no agachamento funcionam maravilhas na construção de tamanho muscular e força, não apenas para as pernas, mas para o corpo inteiro. O programa é ridiculamente simples de ser seguido, brutalmente duro de se fazer, e extremamente produtivo. Na realidade, é tão produtivo que eu nunca ouvi falar de alguém que tenha corretamente posto em prática alguma versão deste programa e não ganhou tamanho e força.
Sempre que eu tenho um cliente que quer crescer dentro do menor período de tempo possível, é aqui onde nós começamos. Eu vou esboçar um programa de 6 semanas que acrescentará fatias de músculos em qualquer um que quiser seguir isto. Está na hora para deixar de viver em TinyVille. Este é seu ingresso de entrada em Hugeville.

Antes de discutir verdadeiramente o programa, você tem que entender a psicologia do agachamento de 20 repetições. Você não pode simplesmente ir ao ginásio, por algumas anilhas na barra, começar a agachar, e esperar pelo melhor. Este programa é tanto sobre muita concentração e resignação mental quanto isto é um exercício físico - e provavelmente mais que isso.
Você tem que estar mentalmente preparado ou você não fará isto. Dor e medo estarão lá com você, tentando-o a parar, lhe pedindo que se renda. Seu corpo estará gritando para você escutá-lo, e a pequena voz em sua cabeça estará lhe implorando para cessar e desistir. Diga-lhes que se calem. Você tem uma tarefa de crescimento a cumprir!
Agachar pesos pesados para 20 repetições é algo que não parecerá natural para o seu corpo. Doerá. Você se sentirá atordoado e tonto. Provavelmente você irá querer vomitar. Prossiga. Seu corpo poderá decidir cessar completamente e poderá deixá-lo no fundo de um agachamento, incapaz de subir. Obviamente, segurança é de preocupação fundamental.
NEM TENTE um programa de agachamento de 20 repetições sem uma gaiola e barras de segurança. Estar preso debaixo de uma barra pesada, no fundo de um agachamento, sem nenhum lugar aonde ir, enquanto você está tentando recuperar o fôlego, não é um cenário muito bonito.

O Programa de Treinamento

Pulemos direito para dentro disso. O coração e a alma deste programa é o agachamento livre com barra, terminado na repetição de número 20. Por favor, note que eu não disse agachamento na "barra guiada" ou "máquina Smith", ou qualquer outra máquina de agachamento, no que diz respeito a esse assunto aqui discutido. Há toneladas de máquinas que chamam atenção e que prometem fornecer um agachamento "mais seguro".

Você estará seguro o bastante desde que você esteja em uma gaiola de agachamento que tenha barras de segurança robustas. Além disso, sua técnica sempre será sua maior segurança. Antes de eu revisar esta seção, é importante que você note se este será um agachamento Olímpico ou um agachamento Básico; as técnicas serão completamente diferentes.
Eu tendo a favorecer uma abordagem técnica próxima ao agachamento Básico, pois isso se adapta melhor à minha estrutura corporal. Se você estiver inseguro quanto à sua técnica, procure um basista experiente (de preferência, um que já competiu) e peça que ele lhe ensine a técnica apropriada.

A Técnica Apropriada Inclui O Seguinte:

• UMA coluna reta (não confundir com vertical). Mantenha uma empunhadura estreita na barra e contraia as lâminas de seus deltóides como apoio. Empurre a barra ligeiramente para cima, como se você fosse fazer um desenvolvimento por trás do pescoço. Faça isto antes mesmo de você remover a barra dos apoios do suporte. O propósito disto são duas coisas: criar uma "prateleira" abaixo do trapézio para acomodar a barra e gerar tensão nos ombros e trapézio, o que estimulará a porção superior do corpo, enquanto mantém uma posição rígida e segura.
• Para a maioria das pessoas, os pés deveriam estar posicionados apontando ligeiramente para fora, e os joelhos deveria posicionar-se na direção dos dedos dos pés. Não permita aos joelhos torcerem-se para fora em nenhum momento. Se eles fizerem isto, você estará morto.
• Seu olhar deveria direcionar-se diretamente para frente, ou ligeiramente para cima. Olhar para baixo arredondará sua lombar e isso comprometerá sua coluna. Isto aumenta a chance de lesão. Seu corpo tende a seguir sua cabeça. Rolar uma barra sobre suas costas no meio de uma série de agachamento não irá tornar nenhum treinamento produtivo.

• Mantenha o abdômen contraído, e mantenha o ânus apertado, especialmente na posição de fundo. Isso soa estranho, eu sei, mas há histórias horríveis ao longo da comunidade dos ferros sobre pessoas que negligenciaram este ponto importante.

Carregue a barra, encaixe-se debaixo dela, fique tenso, erga ela para cima dos apoios do suporte. Dê um passo atrás, Tire uma inspiração profunda e comece. Agache até embaixo, pelo menos até a posição paralela ao solo. Volte para cima, Tire mais algumas inspirações profundas, e agache novamente. Quanto mais você avança na série, mais a respiração se torna algo importante.
Na realidade, os veteranos às vezes chamam isso de "agachamento de tirar o fôlego". Até que você alcance a última e agonizante repetição, você estará mais respirando do que agachando. Uma das razões para este programa ser tão estimulante ao crescimento, é que os músculos da porção superior do corpo estão trabalhando constantemente para sustentar o peso e encher os pulmões com ar. Tome tantas inspirações profundas quanto necessárias entre as repetições.
Você tem que manter concentração completa ao longo da série inteira. Convença-se a si mesmo antes mesmo de você até mesmo encaixar-se debaixo da barra, de que você não desistirá. A única razão para desistir antes de alcançar a repetição de número 20 será entrar no buraco e não poder fisicamente sair de novo para fora.
Isso vai acontecer em algum ponto; você entrará na posição de fundo e suas pernas simplesmente deixarão de trabalhar. Isso é certo; da próxima vez você simplesmente carrega a barra com o mesmo peso e ataca isto novamente.

A duração do ciclo é de seis semanas. Esta é uma boa quantia boa de tempo para construir tamanho e força sem entrar em overtraining. Prolongar o tempo em mais que seis semanas normalmente diminuirá os ganhos obtidos. O protocolo padrão é no princípio treinar três vezes por semana em dias não sucessivos.
Por exemplo, o clássico esquema de treinar às segundas-feiras, quartas-feiras, e sextas-feiras funciona perfeitamente. Se você não estiver se recuperando bem entre as sessões, você pode treinar duas vezes por semana. A primeira vez que eu tentei esta rotina, eu fui bem com segundas, quartas e sextas. Alguns meses depois, eu tinha feito um par de ciclos de agachamentos de 20 repetições, e eu tive grandes resultados treinando apenas às terças-feiras e sextas-feiras. Dessa vez, eu tinha aprendido a me concentrar melhor, e estava usando pesos bastante pesados, e assim, eu garantia recuperação extra, o que foi melhor apreciado por mim.
Eu ouvi muitas idéias diferentes relativas à seleção da carga, e eu acredito que é bom começar com a meta em mente, especialmente para um estreante neste programa. É uma meta razoável esperar que a maioria dos praticantes possa estar agachando a carga para suas 5 repetições máximas (5RM), para 20 repetições na marca da semana de número 6.
Para determinar sua carga inicial, utilize o valor da sua carga atual para sua 5 repetições máximas e subtraia 2 kg para cada treinamento agendado. Assim, se suas atuais 5RM forem para 142 kg, e você está planejando treinar três vezes por semana durante 6 semanas (18 treinamentos), você deveria começar com 106 kg, pois 18 treinamentos x 2 kg por treinamento = 36 kg. Subtraia 36 de 142 e você obterá 106. Muito simples.

Depois do seu agachamento, faça uma série leve de pulôveres para aproximadamente 20 a 25 repetições. Eu recomendo usar uma anilha de 10 kg e faze-los deitado sobre um banco, mas você pode usar um haltere se você preferir. Pense nisso mais como uma ajuda para recuperar o fôlego, do que como um exercício. Permaneça com o mesmo peso leve por toda a duração do ciclo.
Outros exercícios serão adicionados, conforme sua capacidade recuperativa. Você deveria incluir ao menos um movimento de empurrar e um movimento de puxar, para os braços, mas você pode acrescentar mais se você sentir que você consegue recuperar-se adequadamente desse volume adicional. Escute seu corpo; se isso demonstrar ser excessivo, você sempre poderá excluir uma ou duas séries, na seqüência.
Uma amostra de como o programa completo para alguém com boa capacidade recuperativa pareceria, é o que vem a seguir:

• Agachamento: 1x20
• Pulôveres: 1x20
• Stiff deadlift: 1x15
• Pulôveres: 1x20
• Desenvolvimento supino: 2-3 x 10
• Remada curvado com barra: 2-3x15
• Desnvolvimento sobre a cabeça: 2-3 x 12

Pessoalmente, eu não sou um fã de movimentos que se realizam apenas ao redor de uma única articulação, como roscas e flexão plantar, apesar de que eles aparecem na maioria do programas "clássicos" de agachamento de 20 repetições.


Eu acredito que você obterá estímulo suficiente com os exercícios e combinações listadas acima. Se o seu ego simplesmente não consegue sobreviver sem fazer uma ou duas séries de roscas, acrescente-as no final.
Para esses que tendem a ter dificuldade na capacidade de recuperação, aqui está um programa mais abreviado que funcionou para todo mundo com quem eu alguma vez usei isso:

• Agachamento: 1x20
• Pulôveres: 1x20
• Stiff deadlift: 1x15
• Paralelas: 2x10
• Remada curvado com barra: 2x10

Note que agachamento é o primeiro exercício nestas seqüências aqui. Isto ocorre assim para que o praticante possa livrar-se de início, da parte mais dolorosa do programa. Descanse o necessário entre as séries. Você pode substituir puxada em barra fixa por remo curvado, e desenvolvimento supino por mergulho em paralelas. Fique longe da máquina de puxada alta e do pec dec; apenas imagine que você voltou no tempo, em uma época em que tais coisas sequer existiam! Se você escolher fazer mergulhos em paralelas ou puxadas em barra fixa, adicione carga assim que você esteja forte o bastante para fazer isso.
Depois de seis semanas disto, troque para qualquer outra coisa. A clássica rotina 5x5 é uma boa escolha, sendo esta uma rotina de bodybuilding mais convencional. Espere pelo menos outras seis semanas antes de dar aos agachamentos de 20-repetições outra oportunidade.

Considerações dietéticas

Para ficar grande, você tem que comer grande. Carne, queijo, frutas, e legumes estão na lista. Embora você esteja propositadamente consumindo muitas calorias, não se encha de pizzas e bolos de chocolate. Você precisa de qualidade em suas calorias, bem como, também, de quantidade.
A "arma secreta" nutricional deste programa é leite. Este era há anos atrás um importante componente do programa original de agachamento de 20 repetições - na realidade, um componente tão importante, que isso às vezes era chamado de programa de "Agachamento e Leite". Funcionava naquela época, e funciona ainda hoje.
Meio galão de leite integral era considerado o mínimo absoluto para qualquer um querendo ficar enorme, e um galão por dia era o padrão. Integral, desnatado, homogeneizado a 2%... A escolha é sua. Você também pode bater sua proteína em pó ou MRP favorito com o seu leite para um adicional ou para mais sabor.

Cardápio diário típico:

Aqui está um exemplo de um cardápio diário típico para este programa:

Café da Manhã
• 3 a 4 ovos com queijo
• 2 fatias de torrada
• 1 copo de leite
Lanche da Manhã
• Proteína pó ou MRP batido com leite
Almoço
• Sanduíche (i.e. carne, queijo, atum, etc.)
• Fruta
• Salada
• 1 copo de leite
Lanche da tarde
• Fatia grossa de queijo
• 1 copo de leite
Jantar
• Bife, galinha, ou peixe
• Macarrão, arroz, ou batatas
• Legumes cozidos no vapor
• Salada
• 1 copo de leite
Lanche da Noite
• Proteína em pó ou MRP batido com leite

Isto é apenas uma sugestão. Personalize sua ingesta alimentar para adequar-se aos seus gostos pessoais, mas tenha certeza de que você come bastante comida e come isso com freqüência. Além disso, beba bastante água ao longo do dia.
Para tornar a abordagem da velha escola um pouco mais moderna, adicione algum EFA (Ácido Graxo Essencial) suplementar para assegurar que você está ingerindo gorduras saudáveis o suficiente.

Este também é um bom programa para fazer uma fase de carga de creatina. Tome cuidado para não comer durante duas horas antes do seu treinamento, para minimizar a possibilidade de vômito no ginásio; a maioria dos proprietários de ginásios não aprova tais hábitos.

Quando Não Estiver No Ginásio

Nos dias em que você não estiver no ginásio, realize algum tipo de recuperação ativa, como caminhada ou natação, pois fazer isso reduzirá a dor muscular pós-treino. Alongamento Diário e massagem uma vez por semana ou ambos também ajudarão na recuperação.
Atividades extenuantes como cárdio intenso ou jogos coletivos em quadra ou campo deveriam ser evitados desde que você espera direcionar todo recurso disponível para a construção dos músculos. Durma bastante: 8 a 9 horas por noite e tire um cochilo sempre que você puder.
O programa de agachamento de 20 repetições não é nem um pouco novo, mas distinto de outros programas, resistiu ao teste do tempo. Eu estaria sendo omisso se eu não agradecesse ao Dr. Randall Strossen a www.ironmind.com ou www.irontamer.com por escrever seu livro sobre este assunto.
Se você seguir as diretrizes que eu partilhei aqui com você, você pode esperar como uma meta realista, ganhar entre 5 a 7 kg nas próximas seis semanas, embora muitas pessoas ganharão até mesmo mais do que isso. De qualquer modo, comece a economiza dinheiro para adquirir roupas novas, porque ao final do programa, você precisará delas.

Sobre O Autor

David Whitley, RKC é instrutor de Kettlebell russo, treinador de força, e massoterapeuta, em Nashville, TN. Ele ganhou seu RKC (Russian Kettlebell Chalenge = Desafio de Kettlebell Russo) em junho de 2003, como teste de certificação, por Pavel Tsatsouline, e trabalhou como instrutor assistente em Certificações subseqüentes de RKC.
Ele é o primeiro homem nascido na América a alcançar o grau de Candidato a Mestre em Esportes, e é o campeão do título nacional de 2005 de Long Cycle Clean and Jerk no levantamento competitivo de kettlebell. Ele administra seminários sobre Kettlebell pelos EUA e treina seus clientes de personal training na região de Nashville. Ele pode ser contatado através do e-mail a irontamerdave@hotmail.com, e visite seu website, em: www.irontamer.com.

David Whitley

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados