Superstições e mitos

Talvez o título deste capítulo seja enganoso - pois não é minha intenção discutir superstições e mitos sobre o treinamento com pesos, mas sim as falsas crenças que são tão comum entre os indivíduos que o praticam. Como há literalmente centenas de falsas crenças sobre o treinamento com peso, vou limitar minha observações para breves menções feitas nos capítulos anteriores e a atenção, mesmo que breve, será dado a tais idéias nos seguintes capítulos, sem exceção, tais crenças são totalmente falsas e altamente prejudiciais, e nenhuma delas merecem muita atenção. Em qualquer caso, mais de trinta anos de experiência me ensinou que as tentativas de combater os preconceitos normalmente tem o efeito contrário do desejado, por isso eu não pretendo dar ainda mais ampla circulação de idéias ou perder meu tempo combatendo moinhos de vento.

Mas atenção: enquanto tais crenças comuns merecem pouca ou nenhuma atenção, o mesmo não é certamente verdade no caso de muitos das crenças igualmente falsas que circulam entre os grupos de indivíduos que treinam com peso atualmente, pessoas que deveriam ter mais conhecimento, mas a maior parte não tem. Muitas dessas crenças são nada menos do que o fanatismo definitivo, e alguns deles são realmente perigosos, e ainda são comumente praticadas por dezenas de milhares de indivíduos e são apoiadas por um número não pequeno de auto-intitulados "especialistas". Estes últimos quase sempre estão com os interesses pessoais voltados direto para questões econômicas.

Como resultado de algumas dessas crenças, e o fanatismo que inspiram, literalmente milhões de pessoas negaram os resultados que o treinamento de peso poderia ter lhes proporcionado, e algumas pessoas, provavelmente muitas pessoas, tratam toda a questão do treinamento do peso como uma brincadeira, olhando para ele do mesmo modo em que pessoas racionais vêem a astrologia ou algo fora do caminho do culto religioso.

Embora, na realidade, não há absolutamente nada "misterioso", sobre o treinamento do peso, pelo contrário, é muito simples, é um método comprovado para induzir a melhoria física, de longe o método mais eficaz de exercício já planejado. E talvez essa seja a razão para sua ruína aos olhos do homem comum, é simplesmente demais eficaz; em comparação com os resultados possíveis produzidos por qualquer outro método de treinamento físico, o treino com pesos produz tais graus de grandes resultados que às vezes parecem literalmente irreal.

Mas o ceticismo generalizado do treinamento do peso é devido ao comportamento e as declarações de muitos indivíduos que realizam o treino com peso; as próprias pessoas que deveriam estar mais interessados em promover algo de grande valor, mas que, ao contrário, parecem estar decididos a divulga-lo da pior maneira possível. Mas é ainda de mais direta importância para si, já que a maioria dos indivíduos envolvidos não têm interesses comerciais no campo, tais pessoas dar ampla aceitação de idéias de treinamento que muito retardar seu próprio progresso.


Muitos indivíduos orgulham-se dos seus conhecimentos de anatomia, embora não tenha a menor idéia de funções reais de até mesmo a maior das estruturas musculares do corpo.

Para fisiculturistas, essa falta de conhecimento, e disposição para a prática de tais métodos de treinamento sem valor, ou métodos de valor muito menor do que se poderia desejar, não é de real importância para ninguém além de si mesmos, mas para outros, para treinadores interessadas em empregar o treinamento com pesos como uma formação complementar para os esportes, essa falta de conhecimento pode ser de importância muito real.

Tempo e energia de treinamento é sempre em um prémio em qualquer esporte, e deve ser empregado apenas nas melhores formas possíveis, os atletas não têm nem tempo nem energia para gastar em nada menos do que os melhores métodos possíveis de treino, e o treinamento com pesos é o melhor método possível de formação complementar para qualquer esporte, de longe o melhor, mas os melhores sistemas de empregar este método certamente não são do conhecimento comum entre os culturistas.

Eu pedi que, literalmente, centenas de culturistas, "... por que você usa pegada ampla no supino?" E a resposta foi invariavelmente a mesma, "... porque o meu peitorais alongam-se mais do que com uma pegada estreita no supino." Mas, na verdade, não é assim. Pelo contrário, pegada larga no supino realmente impede um alongamento máximmo dos peitorais, os peitorais anexar os braços para a frente do tórax, e para esticar os peitorais, é necessário mover os braços para trás, na medida do possível, e com uma pegada ampla em uma barra é literalmente impossível mover os cotovelos para trás distante o suficiente para esticar os peitorais completamente.

Exatamente a mesma coisa se aplica à pegada larga nos movimentos da "barra fixa"; são praticadas porque supostamente esticam os músculos dorsais quando na verdade eles realmente evitam esse alongamento.

A lista é quase interminável, eu poderia dar centenas de outros exemplos semelhantes de crenças falsas, mas o meu ponto é este das centenas literalmente de comumente praticados exercícios de barra, apenas alguns retornam os resultados que a maioria das pessoas acham que eles fazem. E a maioria desses poucos exercícios realmente produtivo são evitadas pela maioria dos fisiculturistas mediante um pretexto ou outro, provavelmente porque eles são simplesmente demasiados "duros".

Um fisiculturista lendo este boletim provavelmente vai encontrar nenhuma menção de muitos dos seus exercícios favoritos, pois a boa e simples razão é que existem outros muito melhores exercícios para a mesma parte do corpo, exercícios que realmente produzem os resultados que ele acha que encontrará de outra maneira.

Variações no treinamento, com relação aos exercícios, são de valor apenas pelo fato de que elas impedem o tédio, mas tal diversidade de treino deve ser contido dentro dos limites realmente muito estreita de alguns exercícios muitos produtivos, se não os resultados serão muito menos do que eles poderiam ter sido.

Nos próximos capítulos dedicados exatamente a programas de treinamento, os exercícios selecionados foram incluídos apenas porque eles são, de longe, os exercícios mais produtivos para os propósitos específicados e, sem exceção, não outro exercício produzirá, tanto no caminho dos resultados em um mesmo tempo de treinamento.

O próprio fato de que alguns exercícios e sistemas de treino mal escolhidos são capazes de produzir bastante elevado graus de resultados não é desculpa para o seu emprego. Resultados muito melhores podem ser produzidas em muito menos tempo se treinamento é restrito aos exercícios mais adequados. E embora nenhum sistema pode produzir o melhor resultados em todos os casos, uma abordagem lógica para a questão, deverá indicar claramente as alterações ligeiras que possam ser necessária em alguns casos individuais, e as informações necessárias para realizar esses julgamentos está clara nos capítulos sobre o desempenho adequado de exercícios e no capítulo sobre planejamento de treinos. Devemos centrar nossa atenção a prioridade de certos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados