Analisando a velocidade de execução de um movimento, veremos que, na maioria dos casos, é subestimada no processo de treinamento e nem mesmo controlada.
Para o controle da velocidade de execução, devemos dividir o movimento em duas fases :
1. Fase Concêntrica : na qual o músculo realiza o encurtamento e ocorre o deslocamento da sobrecarga contra a ação gravitacional;
2. Fase Excêntrica : na qual o músculo realiza o alongamento das fibras musculares retornando a sobrecarga a posição inicial.
Geralmente, os movimentos são executados de forma “explosiva” em que as fases concêntricas e excêntricas não duram mais de um segundo cada, o que diminui o trabalho muscular independentemente da carga deslocada e aumenta o risco de lesões dos músculos.
O ideal reside em executar as duas fases com velocidades controladas. São preconizadas diversas formas para o balanço. O primeiro número representa o tempo para a fase concêntrica e o segundo para a fase excêntrica em segundos.
Nesses casos, os tempos normalmente utilizados são de 2-2 ( dois segundos para a fase concêntrica e dois para a fase excêntrica ) e 3 - 3, caso ambas as fases sejam executadas na mesma velocidade e caso deseje executar a fase concêntrica em maior velocidade, como no caso de treinamento de velocidade ou potência, os tempos utilizados devem ser 1 - 2 e 1 - 3.
Assim sendo, na elaboração de treinamento para hipertrofia, jamais a velocidade de execução deve ser subestimada pois o controle é um dos fatores decisivos ao processo de hipertrofia muscular e à minimização dos riscos de lesões músculo-esqueléticas.
Referência Bibliográfica :
Fonte : Revista Body Building Magazine n° 48
Autor : Benito Olmos
Artigos recomendados
- O The Dungeon (o calabouço) na Muscle Beach (praia dos músculos) era pequeno. Quase não havia espaço para caminhar lá dentro. Localizada na esquina da Fourth com a Broadway em Santa Mônica, Califórnia, o The Dungeon era um famoso ginásio para alguns dos mais famosos e mais fortes dos fisiculturistas. Escuro e sujo, o The Dungeon também era bastante fedorento, pois ficava situado em um porão…
- Os hormônios são substâncias responsáveis pela harmonia das nossas funções orgânicas, visto que aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas – que acontecem mesmo em sua ausência – mas em ritmos diferentes. Essas mudanças são fundamentais no funcionamento do corpo humano. Na comunidade esportiva, existem alguns hormônios de maior interesse, tais como: hormônio de crescimento,…
- Nos últimos anos houve um interesse científico representativo pela temática do envelhecimento, destacando a importância da prática regular de exercícios físicos e uma intervenção nutricional adequada, resultando em uma influência favorável sobre a condição funcional do organismo, proporcionando a síntese de novos tecidos e o reparo das células existentes. Assim sendo, a junção do treinamento de…
- Para construir um corpo musculoso e denso é preciso além de treinamentos intensos até o ponto máximo de exaustão, uma nutrição precisa. Quando ocorre um treinamento intenso acontece um gasto de nutrientes nos músculos que precisam ser repostos imediatamente e posteriormente. Há algumas décadas atrás , os grandes fisiculturistas acreditavam que ao comerem de tudo e em grande quantidade…
- Quanto mais gorduras ingerires, mais testosterona o teu corpo produz. A melhor gordura que funciona como fonte para a produção de testosterona, que cientistas argentinos descobriram há cerca de um ano, é o azeite. Foi demonstrado que o azeite faz com que seja absorvido mais colesterol para a produção de testosterona. Os cientistas, fizeram experiências em ratos macho. Durante 60 dias, foi dado…
- ALIMENTOS PERMITIDOSCARNES PEIXES AVES CRUSTÁCEOS OVOSBife Atum Frango OstrasPorco Salmão Peru MexilhãoCarneiro Linguado Pato CamarãoBacon Truta Ganso MariscosSolha lagostaExceções:1) Outros tipos de carne no almoço.2) Produtos que não são exclusivamente carne, peixe ou aves, tais como os chamados peixes de imitação (sabor de peixe).QUEIJOSPermitidos todos os queijos curados e frescos, de leite…
Nenhum comentário:
Postar um comentário