Sais minerais

CALCIO : importante no metabolismo dos ossos e dos dentes , na coagulação sangüínea e no funcionamento do sistema nervoso. Uma dieta pobre em cálcio causa o aparecimento de fraturas , mais freqüente nos ossos dos pés e da tíbia , ocasionam dores locais muitas vezes inexplicadas . No sexo feminino ocorrerá osteoporose após a menopausa . Sua dose diária é de 1.2 g .

FÓSFORO : importante no metabolismo dos ossos e dos dentes e no metabolismo dos glicídeos , lipídeos e protídeos a nível muscular e no metabolismo do sistema nervoso . Componente em muitos sistemas enzimáticos . Necessidade diária é de 1.0 g .

FERRO : participa no transporte de oxigênio como componente da mioglobina (proteína transportada de O2 no músculo) , da hemoglobina (proteína transportadora de O2 nos glóbulos vermelhos) dos citocromos . Sintomas mais freqüentes são recuperação lenta e difícil após o esforço, irritabilidade , cansaço , depressão , insônia, maus resultados esportivos . De ferro ingerido 10% é absorvido pela mucosa intestinal , e o restante é perdido nas fezes . O ferro das carnes são melhores que os demais . Necessidade diária é de 24 mg para homens atletas 30 mg /dia mulher atleta .

SÓDIO : principal íon extracelular , importante na manutenção do equilíbrio ácido básico e da pressão osmótica do liquido extracelular . O déficit ocorre pela sudação , diarréia , vômitos intensos . Os sintomas são cãibras musculares , fraquezas , dores de cabeça e colapso vascular . Necessidade diária 5 g/dia .

POTÁSSIO : é o principal íon intracelular , tem função importante na contratíbilidade dos músculos estriados e miocárdio . O déficit ocorre por diarréia , vômitos e sudação excessiva , originando irritabilidade da mucosa , fraqueza muscular , desorientação mental e arritmias cardíacas . Necessidade diária 1.0 g /dia .

COBRE : componente de diversos enzimas e coenzimas , colabora na síntese da hemoglobina , das citrobromos da elastina e mielina . Requisitos diários 2.0 mg . Os casos de déficit são devido a diminuição da sua proteína de transporte no sangue .

IODO : formação dos hormônios da tireóide . Necessidade diária 150 mcg/dia .

ZINCO : participa do metabolismo dos ácidos nucleicos e enzimas como a das proteínas , é componente de diversos anidrase carbônica ( importante) na respiração e a carboxipeptidase ( enzima digestiva ). Requisitos diários 15 mg/dia .

FONTE ORIGINAL: Héverson Augusto de O. Gomes
Héverson é formado em educação física, professor de musculação na academia Companhia do Corpo em Sorocaba - SP, personal trainer, trabalha a dez anos na área de musculação e faz intensivamente cursos de especialização em musculação, além de fazer pesquisas contínuas na área de MUSCULAÇÃO e NUTRIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados