Sais minerais

CALCIO : importante no metabolismo dos ossos e dos dentes , na coagulação sangüínea e no funcionamento do sistema nervoso. Uma dieta pobre em cálcio causa o aparecimento de fraturas , mais freqüente nos ossos dos pés e da tíbia , ocasionam dores locais muitas vezes inexplicadas . No sexo feminino ocorrerá osteoporose após a menopausa . Sua dose diária é de 1.2 g .

FÓSFORO : importante no metabolismo dos ossos e dos dentes e no metabolismo dos glicídeos , lipídeos e protídeos a nível muscular e no metabolismo do sistema nervoso . Componente em muitos sistemas enzimáticos . Necessidade diária é de 1.0 g .

FERRO : participa no transporte de oxigênio como componente da mioglobina (proteína transportada de O2 no músculo) , da hemoglobina (proteína transportadora de O2 nos glóbulos vermelhos) dos citocromos . Sintomas mais freqüentes são recuperação lenta e difícil após o esforço, irritabilidade , cansaço , depressão , insônia, maus resultados esportivos . De ferro ingerido 10% é absorvido pela mucosa intestinal , e o restante é perdido nas fezes . O ferro das carnes são melhores que os demais . Necessidade diária é de 24 mg para homens atletas 30 mg /dia mulher atleta .

SÓDIO : principal íon extracelular , importante na manutenção do equilíbrio ácido básico e da pressão osmótica do liquido extracelular . O déficit ocorre pela sudação , diarréia , vômitos intensos . Os sintomas são cãibras musculares , fraquezas , dores de cabeça e colapso vascular . Necessidade diária 5 g/dia .

POTÁSSIO : é o principal íon intracelular , tem função importante na contratíbilidade dos músculos estriados e miocárdio . O déficit ocorre por diarréia , vômitos e sudação excessiva , originando irritabilidade da mucosa , fraqueza muscular , desorientação mental e arritmias cardíacas . Necessidade diária 1.0 g /dia .

COBRE : componente de diversos enzimas e coenzimas , colabora na síntese da hemoglobina , das citrobromos da elastina e mielina . Requisitos diários 2.0 mg . Os casos de déficit são devido a diminuição da sua proteína de transporte no sangue .

IODO : formação dos hormônios da tireóide . Necessidade diária 150 mcg/dia .

ZINCO : participa do metabolismo dos ácidos nucleicos e enzimas como a das proteínas , é componente de diversos anidrase carbônica ( importante) na respiração e a carboxipeptidase ( enzima digestiva ). Requisitos diários 15 mg/dia .

FONTE ORIGINAL: Héverson Augusto de O. Gomes
Héverson é formado em educação física, professor de musculação na academia Companhia do Corpo em Sorocaba - SP, personal trainer, trabalha a dez anos na área de musculação e faz intensivamente cursos de especialização em musculação, além de fazer pesquisas contínuas na área de MUSCULAÇÃO e NUTRIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Os limites de tamanho muscular
    Em um recente artigo lido pelo médico do autor, foi afirmado que o tamanho do indivíduo médio, em peso, consiste em quarenta por cento de tecido muscular, assim, uma pessoa com 150 libras teriam uma musculatura total de aproximadamente 60 libras. Mas mesmo sendo verdade, como uma relação de massa muscular com o peso total pode ser demonstrado pelo emprego do que só pode ser visto parece um pouco…
  • Volume, frequência e recuperação enquanto funções da intensidade
    Para alcançar o maior benefício – mais tamanho e força muscular – no menor período de tempo, o treinamento precisa impor um grau extremo de tensão anaeróbia. Os FUNDAMENTOS que devem ser considerados são: VOLUME, FREQÜÊNCIA, RECUPERAÇÃO E INTENSIDADE. Igualmente importante é entender a RELAÇÃO entre estes fundamentos; uma relação fundada na idéia de que, volume, freqüência e – por conseguinte –…
  • Hormônios femininos e o exercício físico
    Houve grande evolução no estudo hormonal nos últimos anos. Há um eixo hormonal, compreendendo 2 regiões do cérebro, o hipotálamo e a hipófise, e os ovários. No hipotálamo, há um estímulo hormonal para a hipófise que, por sua vez produz hormônios que regulam a síntese hormonal no organismo, principalmente na mulher através do estímulo ovariano para a produção dos estrogênios e dos…
  • Westside barbell
    Os principios básicos do método Westside, criado por Louie simmons, baseiam-se nos seguintes pontos: 1) Para erguer cargas máximas, deve-se treinar rotineiramente com cargas máximas. 2) Para desenvolver força máxima, é preciso treinar o sistema neuromuscular a fim de potencializar sua capacidade de recrutar fibras musculares. 3)O maior nível de força só é alcançado com alto nível de…
  • Sibutramina: algumas considerações
    Sibutramina é uma amina terciária que sofre desmetilação rápida ao ser ingerida por animais ou seres humanos e vem sendo usada para o tratamento da obesidade. A perda do radical metil origina o Metabólito 1, que é uma amina secundária. A seguir forma-se o Metabólito 2, que é uma amina primária e ambos com atividade farmacológica.A Sibutramina age inibindo a recaptação de noradrenalina,…
  • O Atleta
    Ser atleta é um estado dinâmico, você nunca é atleta – você está sendo um atleta, ou não... É exercer a ação necessária para atingir seus objetivos, em detrimento a simplesmente se vestir com títulos do passado ou promessas de glórias vindas mais da soberba do que do empenho. Quem é não fala, aparenta e se comporta como: você é atleta na forma que treina, na forma que come, na forma que dá…