Treinamento para mulheres

O quanto o treinamento de fisiculturismo para mulheres é diferente do dos homens? Na minha opinião - não muito. Algumas pessoas têm problemas para compreender estes conceitos: as mulheres são menores; possuem hormônios diferentes; não são fortes. Certo, mas músculo é músculo, e um supino é um supino.

As mulheres têm menos músculos na região superior do corpo do que os homens, então geralmente elas levam mais tempo para desenvolver essa área do que para desenvolver as pernas. Elas geralmente não conseguem manejar as memas quantidades de peso do que os homens (embora muitas mulheres no mundo possam levantar mais de 136 kg em um supino!). Mas o que diferencia o treinamento de uma mulher são seus objetivos: ela provavelmente estará mais interessada em modelar e firmar o corpo do que em desenvolver músculos grandes. Assim, embora ela geralmente realize os mesmos exercícios que um homem (com exercícios adicionais, inseridos para atingir áreas problemáticas como quadril, coxa e tríceps), a estrutura do seu programa provavelmente será completamente diferente da de um homem.

Provavelmente, a maior diferença será que seu treinamento consistirá de menos séries por grupo muscular, mas mais repetições por série. Isso desenvolve resistência muscular; embora sacrifique o tamanho muscular máximo. A execução desses exercícios, no entando, continua sendo exatamente a mesma. Todos nós precisamos desenvolver programas que se ajustem às nossas necessidades individuais, aos nossos pontos fortes e fracos. A meta para homens e mulheres é a mesma: criar o máximo desenvolvimento estético do físico possível.

As mulheres podem beneficiar-se de parceiros de treinamento, precisam lidar com a sensibilidade muscular e os contratempos, devem evitar supertreinamento, podem sentir um grande bombeamento, têm que agüentar lesões - exatamente da mesma forma que os homens. Na realidade, eu treinava, freqüentemente com parceiras de treinamento, o que eu achava motivador e desafiador. Então meu conselho para as mulheres interessadas em treinamento sério é simples: suas células musculares não sabem que vocês são mulheres. Elas responderão ao treinamento de peso de resistência progressiva da mesma forma que as dos homens. Se vocês admiram físicos como os de Rachel McLish, Cory Everson, Anja Langer, Lenda Murray ou Larissa Reis, não esqueçam de que elas trabalharam arduamente e por muito tempo para desenvolver aqueles corpos.

Elas suaram em academias lado a lado com os homens. O Fisiculturismo é um esporte, e tanto homens como mulheres praticam-no, da mesma forma que homens e mulheres jogam tênis, basquetol e voleibol. E, no que tange à experiência de treinamento, tudo que conta é passar para a repetição seguinte, a série seguinte, o exercício seguinte. A abordagem correta para treinar é a que produz melhores resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Ortorexia, a obsessão por uma alimentação saudável
    A ortorexia é um novo transtorno alimentar que ainda não tem um diagnóstico oficial, mas surge quando a pessoa se torna obsessiva em relação aos padrões daquilo que come. As pessoas que têm esta doença têm demonstrado desordens de alimentação ligadas a uma obsessão compulsiva por só comer alimentos saudáveis. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa come, mas fica tão obcecada com a…
  • Como ter ganhos expressivos nos glúteos
    Sabemos que o formato e tamanho do bumbum é elemento fundamental na harmonia do corpo feminino. Assim, é cada vez mais freqüente o surgimento de cirurgias e intervenções estéticas que prometem dar volume ao bumbum, com o formato escolhido pela paciente. A verdade é que existe um elevado risco de complicações com esses procedimentos, tal como rejeição da prótese e/ou substancia utilizada. Então…
  • Treino GBC
    "Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é impossível". Essa frase já é quase um dos mandamentos do fisiculturismo atual, porém outra frase de conhecimento de muitos é "Bodybuilding não é uma ciência exata", e realmente está longe de ser. Por isso lhes apresento o German Body Composion, ou Composição Corporal alemão, uma técnica que mostrará que é sim possível baixar seu BF…
  • Repetições até a fadiga muscular
    Muitas pessoas já me perguntaram como devemos fazer as séries de exercícios com pesos, principalmente se devemos fazer uma série de um determinado exercício até a fadiga muscular. Recentemente, um aluno meu do curso de Educação Física fez a mesma pergunta: “Professor, devemos fazer séries até a fadiga, principalmente quando visamos a hipertrofia muscular?” Eu respondi que não, não devemos…
  • Desenvolvimento de velocidade e flexibilidade
    Enquanto a velocidade não é um resultado de flexibilidade - grande velocidade de movimento é impossível sem a extrema flexibilidade; assim, o treinamento para a velocidade deve envolver uma maior liberdade de movimento e aumento no alcance de movimento. A liberdade de movimento é essencialmente determinada por dois fatores - o poder existente, a relação peso/potência, e as fibra muscular à…
  • No Brain, no gain - Aliando inteligência ao fisiculturismo
    Este compêndio de artigos foi criado com o intuito de promover a educação sobre o funcionamento e o uso das substâncias vinculadas à prática do fisiculturismo. É claro que, com isso, não se pretende incentivar ou mesmo fazer parecer que é possível tornar a prática isenta de riscos através da educação. Já estamos cansados de toda essa demonização dos esteróides que vem sendo feita pela mídia.…