Descubra se você realmente é um hardgainer/ectomorfo

Hardgainer é um termo muito utilizado atualmente. Qualquer pessoa com 6 meses de treino que não está vendo os resultados esperados, acha que é um hardgainer/ectomorfo e qualquer pessoa que possui um físico invejável é porque faz uso dos mais estranhos tipos de esteróides anabólicos.

Em ambos os casos estas pessoas possuem grandes chances de estarem completamente erradas. Mas então, como é possível saber se eu realmente sou um hardgainer/ectomorfo ou estou confundindo as coisas ? Fácil, basta responder as perguntas a seguir de maneira honesta e realista.

1 – Treino
Como está o seu treino ultimamente ? Você tem treinado de forma consistente no último ano , sem ficar parando e voltando pra academia ? Está usando exercícios compostos para todos os grupos musculares grandes, independente se você gosta ou não do exercício ? Você está tentando colocar sempre mais carga nos exercícios, sem perder a boa postura do exercício ?

Se você não sabe ou não tem certeza sobre a resposta de alguma das perguntas acima, me desculpe, mas dificilmente você pode ser um hardgainer sem nunca ter treinado de verdade. O verdadeiro Hardgainer, mesmo fazendo tudo da maneira correta ainda terá dificuldades para ver resultados satisfatórios(mas não quer dizer que ele não vai ter resultados). Se você não está vendo resultados, mas também está longe de estar treinando corretamente, a última coisa que você pode ser é um hardgainer.

2 – Dieta
A dieta é o combustível para o bom funcionamento do corpo. Combustível de baixa qualidade ou/e em quantidade incorreta pode ser sinônimo de poucos ou nenhum resultado. Que tipo de combustível você está usando no seu corpo ?

Você está fazendo várias refeições por dia(cerca de 6), com todas contendo proteínas completas, carboidratos complexos, gorduras boas(ácidos graxos essenciais), frutas, verduras, minerais e vitaminas ou a sua dieta consiste em usar os suplementos mais famosos do momento e fazer 3 refeições no dia, com um shake contendo whey protein e dextrose após o treino ?

Você ao menos sabe quantas calorias você precisa comer para crescer ?

Repito: se você não sabe ou não tem certeza se está fazendo algo correto, como você pode ter tanta certeza que é um hardgainer ? A dieta é tão importante(ou mais importante) que o treino. A dieta influencia diretamente a performance dentro da academia e será ela que vai decidir se você vai ou não vai ter ganhos dentro da academia.

E agora eu pergunto para você que pensa que é hardgainer: você tem certeza absoluta que a sua dieta e treino estão de acordo com o seu objetivo ? Você está fazendo tudo corretamente ? Sei…

3 – Descanso
Como está o seu descanso ? Você consegue dormir por pelo menos 8 horas por noite ? Você está dando o tempo necessário para os músculos descansarem antes de treiná-los novamente ?

Eu sei que você tem que estudar, trabalhar, fazer um social com a namorada e que ter o descanso ideal é um luxo, contudo isto não é desculpa para dizer que você é um hardgainer. Se a falta de descanso for realmente o motivo para a sua falta de ganhos, não haverá outra saída a não ser dar um jeito de contornar esta situação e tentar obter mais descanso. É uma questão de prioridades e não de “ser hardgainer ou não”.
Conclusão

Então você é um hardgainer. Você treina corretamente, se alimenta como um fisiculturista, descansa tempo suficiente e mesmo assim não consegue ver ganhos expressivos ? Você tem certeza disso ? Caso não, caso você não tenha certeza sobre qualquer item acima, então você simplesmente não tem o direito de se auto-denominar um hardgainer. Não antes de estar fazendo tudo corretamente, o que dificilmente é a realidade atual das coisas.

Não entendo porque as pessoas gostam de se esconder atrás do título de “hardgainer”. Não seria muito mais proveitoso se esconder atrás de um título de “fisiculturista” ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados