Procedimento pré-competição no Bodybuilding

Caros leitores e aficcionados por musculação, hoje nessa materia vou exemplificar UMA maneira de proceder na semana pré competição. Lembrando ainda a individualidade de cada individuo, é importante dizer que esses procedimentos podem variar e existem inúmeras outras formas de fazer que também funcione, mas é importante ser coerente e seguir uma direção única, planejada anteriormente, desde o "off season".( 20 semanas antes - treino 4 por 1; 12 semanas antes - treino 3 por 1).

Alguns atletas conseguem manter o treino bem pesado até a última semana, mas o mais comum e usual, é o uso de super séries, séries descendentes. Muito aeróbio e alta repetição nesta fase. Tire da cabeça de uma vez por todas aquele velho conceito que prega: “para crescer: 6 a 8 repetições; para definir: 12 a 15 repetições".... Será que alguém ainda acredita nisso? O que muda mesmo a composição corporal é a DIETA, sendo o treinamento o menos importante na verdade. Simplesmente a maioria dos atletas treina no off season na faixa das 8 ou 10 repetições, porque é mais fácil fazer 8 movimentos PESADOS do que 15 PESADOS. E no pré contest treina-se entre 12 e 15 repetições (mais leves, usando as técnicas citadas anteriormente) exatamente por estar mais fraco devido à restrição calórica.

Observando-se o sinergismo muscular, é prudente o técnico planejar o treino da última semana de modo que o domingo anterior ao da prova seja um day off.(descanso absoluto). Assim, a divisão do treinamento ficaria assim:

Domingo: Day off
Segunda: Perna Completa
Terça: Peito, ombros e tríceps
Quarta: Dorsais e bíceps
Quinta: Descanso (somente poses)
Sexta: Descanso (somente poses)
Sábado: COMPETIÇÂO

Empiricamente, observamos que os atletas costumam "super compensar" os carboidratos, ingerindo pouca quantidade de domingo a terça, (e ingerindo proteína a 2g para cada kg de peso corporal/dia) começando a subir na quarta à tarde, quando o treino cessa e a proteína é reduzida pela metade (1g para cada kg de peso corporal/dia).

Este também costuma ser o último dia de consumo de sódio. Forçar um pouco a tomada de água nestes dias é um hábito comum. Na quinta e na sexta o bodybuilder não treina mais e se alimenta praticamente só com carboidratos complexos a cada 2 horas, e vai restringindo a ingestão de água, até cessar completamente 12 horas antes da competição. Não é prudente ficar completamente sem sal mais do que dois dias.

Como procedimento emergencial, o treinador pode lançar mão de uma outra combinação (programando o último day off para o sábado anterior ao campeonato):

Domingo: Pernas, Costas e bíceps
Segunda: Peito, ombros e tríceps
Terça: CIRCUITO de pernas, costas e bíceps
Quarta: Peito, ombros e tríceps
Quinta: descanso absoluto
Sexta: descanso (somente poses)
Sábado: Competição

Sempre se recomenda que na quarta o treino seja executado pela manhã, para que o atleta possa começar a "supercompensar" já neste mesmo dia à tarde. A preocupação em manipular as quantidades de água e sódio existe, mas cabe ao competidor "sentir" se está muito ou pouco retido e adequar as quantidades sem o uso arriscado dos diuréticos. Lembramos também que é inútil restringir o sal e usar alimentos ricos em sódio como

laticínios e claras de ovo.

Fazer ou não aeróbios, essa dieta e esse treino são opções do atleta que deve conhecer bem a sua própria genética e assim definir o melhor caminho para chegar aos 100% da forma no dia do campeonato. Nem antes, nem depois.

Citei aqui somente algumas práticas comuns, sem afirmar que são o melhor caminho a seguir. Orientação adequada e respeito à Saúde sempre são os fatores que levam a uma carreira longa e cheia de vitórias (principalmente pessoais, já que nosso esporte é amador -- no sentido de dizer: eu amo; tu amas, ele ama, nós amamos... a musculação!).

Boa sorte e treinem como se não houvesse o amanhã! Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Excesso de carga
    Ultimamente venho reparando que um fenômeno está tomando conta das academias de musculação. O movimento feito pela metade. Caboclo quer encher a barra de peso e não executa o movimento de forma correta. A barra do supino não encosta no peito, rosca scott perdeu totalmente a amplitude do movimento, a plataforma do leg press fica a dois metros do peito, levantamento terra parece remada curvada mal…
  • Pausa entre as Séries Estimula o GH?
    Umas das maiores dúvidas de diversos atletas e professores em musculação se refere em relação a pausa entre as séries de exercícios, os famosos intervalos. Para que possamos discutir esse assunto, se faz necessário relembrar alguns conceitos:Intervalo é  a qualidade do descanso, como ele deve ser. Segundo Matveiev(1990) o descanso tem na atividade física duas funções principais:1.º…
  • Rotina pull/push
    ->push - A -Agachamento 1X20 -Supino ou paralelas 1X6 -Military Press 1X6 -Testa ou supino fechado 1X10 -Panturrilhas 2X12 ->pull - B -Levantamento terra 1X12 -Pulldown ou barra fixa 1X10 -Remada baixa 1X10 -Remada alta 1X10 -Rosca direta 1X10 -Elevação de pernas 2X12 Treino realizado 3X na semana, sendo ABA na semana 1 e BAB na semana 2 e assim por diante, com no minimo 48h de descanso…
  • Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6
    Os ácidos grassos ômega 3 (W-3), particularmente C18:3 ALA; C20:5 EPA e C22:6 DHA, aportam muitos benefícios à saúde humana, já que têm um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e doenças imunológicas, e são de vital importância no desenvolvimento do cérebro e a retina. Os principais alimentos nos que se pode encontrar uma maior quantidade de ácidos grassos…
  • Vem chegando o verão...
    Entre em forma para o verão! Esse é o chamado da maioria das academias. Férias, praia, viagens, muito sol, passeios e, para finalizar, o carnaval. Com isso, surge a preocupação de “cuidar” do corpo. Sabemos o que nos espera. Todo final do ano é a mesma coisa: academias lotadas de gente atrás de resultados rápidos. Às vezes, achamos que já vimos de tudo (essa é a pior parte!), porém sempre nos…
  • Hamburguer de frango
    Ingredientes: - 70g gérmen de trigo - 70g farinha de aveia - 2 claras de ovo - 1 colher de azeite - 1 kg peito de frango sem pele moído ou 1 kg de patinho moído. - Tempero a gosto (alho, sal, pimenta, hortelã, shoyu, etc.) Modo de preparo: Misture tudo com a mão mesmo, até virar uma “massa” consistente. Depois pese porções de 200g e faça uma bola com ela. Em seguida, amasse essa bola em forma…