Este método baseia-se na forma de uma onda, em que o ventre superior reflete cargas altas e repetições baixas e no ventre inferior cargas moderadas, porém com altas repetições.
A expllicação deste tipo de treino parece estar no conceito de potenciação pós-tetânica, segundo o qual, após uma contração muscular intensa, ocorrem favorecimento da ativação das fibras e maior capacidade de gerar força. Algumas explicações fisiológicas para o fenômeno são as alterações nas concentrações de neurotransmissores, fluxo dos íons de sódio e potássio, e acúmulo de íons de cálcio no sarcoplasma.
O ponto ideal para se reiniciar o exercício é resultado da soma de diversos fatores, principalmente potenciação pós-tetânica e fadiga. Este período varia entre 3 a 10 minutos, meio-tempo em que há possibilidade de utilizar cargas mais elevadas do que se faria normalmente e, dessa forma, de proporcionar um maior estresse mecânico às estruturas musculares - o que favoreceria o processo de hipertrofia, dentro da abordagem dos treinos tensionais - e maiores adaptações neurais (força e potência).
Há outros fatores que influenciam o fenômeno como tipos de fibras (melhores respostas nas fibras tipo II) e tempo de contração (quanto menor o tempo, maior a potenciação). Portanto, para o melhor aproveitamento da potenciação pós-tetânica é necessária a realização de repetições baixas com cargas máximas.
Para reduzir a monotonia dos longos intervalos, podem ser intercalados exercícios para outros grupos musculares enquanto se espera o tempo para a realização de uma nova série, mesclando o método com o super-set. Há outras variações desse método, como alternar séries de 8 a 12 repetições, e suas variações crescentes e decrescente, levando em consideração o ajuste das cargas, sendo que este variação é conhecida como método de contraste.
Deve-se ter cuidado com o abuso do método devido ao trabalho constante com cargas muito altas, tornando recomendável que se racionalize o uso da potenciação pós-tetânica dentro de um planejamento, para não expor as estruturas articulares às lesões. Este método não é recomendado para iniciantes, pois além do risco de lesões, foi verificado que o fenômeno da potenciação pós-tetânica não é bem aproveitado nesse grupo (Gentil, 2005).
Artigos recomendados
- Muitas dúvidas podem surgir em praticantes de musculação, iniciantes ou mesmo avançados, no que diz respeito ao melhor exercício para determinado grupo muscular. Seria o supino inclinado ou o horizontal para o peitoral? O leg press ou o agachamento para as coxas? E o melhor abdominal? A resposta pode ser simples, mas antes vamos observar alguns detalhes. Analisando alguns exercícios através de…
- Sempre que surge uma novidade no mundo da musculação, todos logo saem correndo para experimentar. As novidades pulam por todos os lados, são suplementos, substancias farmacológicas, formas de dieta e tipos de treinamento. O mercado de suplementos alimentares cresceu muito de dez anos para cá, trazendo realmente muitas novidades. No campo dos fármacos pouca coisa tem mudado, pois nem todas as…
- Por muito tempo o médico David Cooper e seus seguidores cultivaram um paradigma de que as atividades aeróbias seriam a principal opção para manutenção de uma vida saudável, porém um raciocínio mais elaborado aliado às novas descobertas científicas demonstram que esta concepção é indadmissível. No entanto a idéia foi criada e defendida com mais paixão do que raciocínio, esquecendo preocupações…
- O consumo de ovos nos Estados Unidos tem caído dramaticamente no decorrer dos últimos 50 anos, de 400 ovos por pessoa/ano na década de 40, para 235 em 1992. A principal razão para o declínio é o receio de que os ovos, ricos em colesterol, aumentam o risco de doenças coronarianas.A cerca de 30 anos, quando especialistas descobriram a relação entre altos níveis de colesterol no soro sangüíneo e…
- INTRODUÇÃO Eu vejo muitas pessoas sofrendo ao fazerem dietas para perda de peso e gordura, acontece que normalmente essas dietas são muito restritivas e complexas fazendo com o que o seu psicologico vá la embaixo, o protocolo a seguir é sim bem restrito porém ele é muito facil de ser seguido, a dieta promete uma perda de 4-7lbs de gordura e 10-20lbs de peso total em 2 semanas.…
- Isso que é sobremesa de marombeiro! Ingredientes: 1 pacote de gelatina incolor sem sabor 100 ml leite desnatado 200 ml água 1 scoop de Caseina Micellar sabor chocolate 2 colheres sopa adoçante Tal & Qual 4 colheres sopa leite desnatado em pó desnatado Modo de preparo: Ferva os 100 ml do leite misturado em fogo brando. Coloque a gelatina e o Tal & Qual num recipiente e adicione o leite…
Nenhum comentário:
Postar um comentário