Método ondulatório

Este método baseia-se na forma de uma onda, em que o ventre superior reflete cargas altas e repetições baixas e no ventre inferior cargas moderadas, porém com altas repetições.

A expllicação deste tipo de treino parece estar no conceito de potenciação pós-tetânica, segundo o qual, após uma contração muscular intensa, ocorrem favorecimento da ativação das fibras e maior capacidade de gerar força. Algumas explicações fisiológicas para o fenômeno são as alterações nas concentrações de neurotransmissores, fluxo dos íons de sódio e potássio, e acúmulo de íons de cálcio no sarcoplasma.

O ponto ideal para se reiniciar o exercício é resultado da soma de diversos fatores, principalmente potenciação pós-tetânica e fadiga. Este período varia entre 3 a 10 minutos, meio-tempo em que há possibilidade de utilizar cargas mais elevadas do que se faria normalmente e, dessa forma, de proporcionar um maior estresse mecânico às estruturas musculares - o que favoreceria o processo de hipertrofia, dentro da abordagem dos treinos tensionais - e maiores adaptações neurais (força e potência).

Há outros fatores que influenciam o fenômeno como tipos de fibras (melhores respostas nas fibras tipo II) e tempo de contração (quanto menor o tempo, maior a potenciação). Portanto, para o melhor aproveitamento da potenciação pós-tetânica é necessária a realização de repetições baixas com cargas máximas.

Para reduzir a monotonia dos longos intervalos, podem ser intercalados exercícios para outros grupos musculares enquanto se espera o tempo para a realização de uma nova série, mesclando o método com o super-set. Há outras variações desse método, como alternar séries de 8 a 12 repetições, e suas variações crescentes e decrescente, levando em consideração o ajuste das cargas, sendo que este variação é conhecida como método de contraste.

Deve-se ter cuidado com o abuso do método devido ao trabalho constante com cargas muito altas, tornando recomendável que se racionalize o uso da potenciação pós-tetânica dentro de um planejamento, para não expor as estruturas articulares às lesões. Este método não é recomendado para iniciantes, pois além do risco de lesões, foi verificado que o fenômeno da potenciação pós-tetânica não é bem aproveitado nesse grupo (Gentil, 2005).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Rotina fullbody ultra-abreviada
    -Agachamento livre 1X20 ou 2X10 -Paralelas 2X6-10 -Barra fixa 2X6-10 Esta é uma rotina fullbody ultra-abreviada, onde você treinaria 2X na semana e adicionaria peso sempre que possivel. Seria interessante também ter alguma forma de adicionar peso nas paralelas e na barra fixa, um "dip belt" ou cinto de paralelas seria o ideal. Lembre-se: quanto mais musculos um exercicio "pega", mais potencial…
  • Volume, frequência e recuperação enquanto funções da intensidade
    Para alcançar o maior benefício – mais tamanho e força muscular – no menor período de tempo, o treinamento precisa impor um grau extremo de tensão anaeróbia. Os FUNDAMENTOS que devem ser considerados são: VOLUME, FREQÜÊNCIA, RECUPERAÇÃO E INTENSIDADE. Igualmente importante é entender a RELAÇÃO entre estes fundamentos; uma relação fundada na idéia de que, volume, freqüência e – por conseguinte –…
  • Gordura Corporal Inicial e Mudanças na Composição do Corpo
    Durante muitos anos (décadas?) era comum a sugestão de que deveria-se tentar ganhar massa muscular antes de se começar uma dieta. Pessoas bem intencionadas sugeriam que você gastasse 3-4 semanas ou mais treinando pesado e comendo bem para ganhar massa muscular. O objetivo era aumentar o metabolismo para que a dieta funcionasse melhor.No entanto, os dados atuais indicam que cada quilo de musculo…
  • Cookies protéicos com aveia e gergelim
    Ingredientes: 150 gramas de aveia em flocos finos 2 colheres de sopa de albumina em pó 2 colheres de sopa de whey concentrada 1 colher de sopa de sementes de gergelim uma pitada de bicarbonato de sódio e uma pitada de sal 1 colher de café de azeite extra virgem ou óleo de gergelim prensado a frio 2 a 3 colheres de sopa de água quente Farinha para polvilhar Modo de preparo: 1. Em uma tijela ,…
  • Zero Carb não é dieta
    Zerando o carboidrato ou aumentando a quantidade proteíca ingerida como um monstro sem programação nenhuma você acaba por estimular a produçao de prolactina e inibir a sua testosteronaSão incontáveis as vezes que eu e o Rodolfo atendemos pacientes que afirmam que estão de dieta porque cortaram o carboidrato.Pessoal, zerar o carbo não é fazer dieta...(principalmente porque tem uma galera que…
  • Repetições negativas
    A fase negativa do movimento (excêntrica) é sempre aquela em que você não está fazendo a força positiva (concêntrica) para puxar ou empurrar o peso. Ex: no “Supino” a negativa é quando o peso está indo em direção do seu peito. Na “Rosca Direta” a negativa é quando o peso está indo para baixo. Fazendo apenas a fase excêntrica do movimento: Coloque um peso aproximadamente 40% maior do que o usual,…