Abdomen

É muito comum em praticamente todas as academias vermos pessoas realizando vários exercícios diferentes para a musculatura abdominal, sob pretexto de que um para tal região e o outro para uma região diferente, e aí vemos pessoas deitadas no chão levantando as pernas e achando que estão esculpindo seu tronco.

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que o reto abdominal que tem origem nas 5°, 6° e 7° costelas e inserção no púbis, se considerando que a origem é sempre proximal e a inserção distal, é um único músculo!

Portanto, quando ele se encurta (contração isotônica concêntrica) ele se contrai como um todo, não existe a possibilidade de se dividir o músculo em “infra” e “supra” como alguns professores teimam em alardear por aí.

Imagine se seria possível contrair uma metade do bíceps em um exercício e a outra metade em outro.

O exercício que tem o status de trabalhar o “infra-abdominal” onde em decúbito dorsal (deitado de costas) o aluno realiza uma flexão de quadril (puxa as pernas em direção do tronco) na verdade, a ação muscular desse movimento é caracterizada por ação isotônica (com alteração no comprimento do ventre muscular) dos músculos psoas ilíaco e reto femoral e com ação isométrica (sem alteração no comprimento do ventre muscular) do reto abdominal, oblíquos internos e externos.

Nesse momento alguns espertos poderão dizer que estou sendo discrepante e que o exercício é para o abdômen, então esses espertos terão de admitir que a extensão de cotovelo a partir de uma polia alta (tríceps pulley) é um exercício em que se visa o abdômen, pois tanto no tríceps pulley quanto na flexão de quadril “infra” o abdômen está se contraindo isometricamente. Em ambos os casos os músculos abdominais agem como estabilizadores e não como motores do movimento.

Outro ponto que merece relevância é o fato de que um músculo quando se contrai, ele não sabe onde é origem nem inserção, não sabe onde teria de ser o ponto fixo e o ponto móvel.

Isso é particularmente importante quando se trata do psoas ilíaco, pois ele tem origem nas superfícies ântero-laterais de T12 a L5, ou seja, na coluna lombar e inserção no pequeno trocanter, região proximal do fêmur. Portanto, quando encurtado o psoas ilíaco puxa a coxa para cima (flexão de quadril) mas também puxa a coluna lombar para frente, isso provavelmente não terá repercussão se realizado com pouca ou nenhuma carga e com pouca freqüência, no entanto para aqueles aficionados pelo abdômen que realizam treinamento exaustivo com muita sobrecarga ou que estejam em período de crescimento, existe considerável probabilidade de que se desenvolva uma hiperlordose e quadros de lombalgia, sem falar na possibilidade de herniação de disco.

Portanto, se você quer realizar um bom trabalho para a região abdominal, faça como os culturistas, a grande maioria realiza apenas a flexão de tronco contra a gravidade, o velho e conhecido abdominal (aquele no chão mesmo e sem aparelhos engraçados), se realizado com volume e intensidade adequada, não precisará de mais nada. No entanto, se o seu professor teima em lhe passar diversos exercícios para a região abdominal, dizendo que um é para isso e outro para aquilo, provavelmente ele só está querendo parecer que entende muito, ou então não sabe nada, ou o mais provável: os dois!


Como irei hipertrofiar o Oblíquo?
Hipertrofiar o oblíquo faz com q você perca a cintura.. ou seja, no caso das mulheres não se recomenda, mas para conseguir a hipertrofia do oblíquo você pode fazer exercício pesado lateralmente, o mais aconselhado para o oblíquo, tanto pra homens quanto pra mulheres são os exercícios de contração, apenas para tonificação, lembrando que hipertrofia de oblíquo fara você perder a sua cinturinha e fique com aparência de gordinha (cintura quadrada), no caso de ressaltar os oblíquos, você pode hipertrofiar seu Reto Abdominal e seu Serrátil, como fazem os fisiculturistas, pois o serrátil em conjunto com o reto, fara com que fique bem desenhado, dando aspecto trincado ao seu abd.. tudo isso auxiliado tbm a pouca grdura da região.

No caso do treino intenso, o abd é um músculo como outro qualquer. Você faria 200 repetições para o bíceps ou para peitoral? Pois então… o que você pode fazer são vários exercícios abdominais para estressá-lo e estimulá-lo de forma diferente.

O Abdominal é um músculo mais fácil de estressar, por ser um músculo de sustentação, junto com os eretores das costas, que está ativo em vários exercícios, por isso a dica de se fazer abdominal sempre ao final do treino, se você tiver abdominal e mais um músculo pra fazer no dia, deixe o abd por último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados