Resposta hormonal e treinamento de força: conceitos básicos

Neste artigo serão abordados alguns conceitos básicos relacionados com a resposta hormonal ao exercício de força. Nos próximos artigos irei discutir sobre os principais hormônios envolvidos com a síntese e degradação protéica.

Introdução

Os hormônios são mensageiros químicos sintetizados, armazenados e liberados no sangue pelas glândulas endócrinas e algumas outras células. Os hormônios podem também ser secretados por mecanismos autócrinos (a célula pode liberar o hormônio dentro dela mesmo, sem deixar a célula que a produziu) e parácrinos (liberação de hormônios para interagir com células adjacentes).

Destacam-se também as proteínas transportadoras de hormônios no sangue. Estas proteínas, além de exercer a função de transportadoras, também são responsáveis por aumentar a meia-vida destes, além de combater a degradação dos hormônios e servir como locais de armazenamento dentro da circulação.

Outro aspecto importantíssimo relacionado com a resposta hormonal são os seus receptores. A sinalização e efeito de um hormônio dependem diretamente de seus receptores. Sabe-se que para um determinado hormônio ter efeito em uma célula, esta tem que expressar o receptor especifico daquele hormônio. Além disso, o receptor específico tem que estar responsivos ao hormônio, ou seja, se o receptor não estiver mais responsivo, nada acontecerá naquela célula. Este fenômeno pode acontecer, por exemplo, após a administração prolongada de um hormônio esteróide. Isto demonstra também a complexidade da resposta hormonal no organismo.

Os hormônios têm importância fundamental tanto com a síntese quanto com a degradação protéica, o que interfere diretamente no crescimento muscular. Entender a resposta hormonal e conhecer os possíveis mecanismos que aumentem ou diminuam suas respostas parece ser fundamental para o sucesso com o treinamento de força.

Prof. Mestrando Gustavo Barquilha
Preparador Físico de Atletas de Alto Rendimento
Professor Licenciado em Ginástica Natural
www.gustavobarquilha.com.br

Referências
BEACHLE, T.R.; EARLE, R.W. Fundamentos do Treinamento de Força e do Condicionamento. 3° Edição. Ed. Manole, 2010.
LINNAMO, V.; PAKARINEN, A.; KOMI, P. V.; KRAEMER, W. J.; HAKKINEN, K. Acute hormonal responses to submaximal and maximal heavy resistance and explosive exercises in men and women. J. Strength Cond. Res., v.19, p.566-571, 2005.
KRAEMER, W. J.; FLECK, S. J.; DZIADOS, J. E.; HARMAN, E. A.; MARCHITELLI, L. J.; GORDON, S. E.; MELLO, R.; FRYKMAN, P. N.; KOZIRIS, L. P.; TRIPLETT, N. P. Changes in hormonal concentrations after different heavy-resistance exercise protocols in women. J. Appl. Physiol., v.75, p.594-604, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Nutrição feminina
    INTRODUÇÃO Ao longo deste milênio a mulher teve como uma de suas maiores preocupações a estética corporal. Esse padrão de beleza feminina veio modificando-se década após década. Na renascença a estética pedia corpos mais gordos, já na década de 60 predominou a magreza, símbolo de beleza era a manequim conhecida como Twiggy, que significava graveto. A partir da década de 80 até os dias de hoje,…
  • A psicologia do agachamento de 20 repetições
    O agachamento de 20 repetições é feito até o limite absoluto de um indivíduo, e é tão produtivo que é praticamente indispensável para a maioria das rotinas para hardgainers. Se você quer realmente crescer sem drogas não existe substituto aos ciclos de agachamentos. A força necessária para levar seu corpo através das 20 repetições não é fácil para muitas pessoas. É muito fácil ser influenciado por…
  • Alimentação protéica no fisiculturismo
    Para construir um corpo musculoso e denso é preciso além de treinamentos intensos até o ponto máximo de exaustão, uma nutrição precisa. Quando ocorre um treinamento intenso acontece um gasto de nutrientes nos músculos que precisam ser repostos imediatamente e posteriormente. Há algumas décadas atrás , os grandes fisiculturistas acreditavam que ao comerem de tudo e em grande quantidade…
  • Método FST-7
    Sempre que surge uma novidade no mundo da musculação, todos logo saem correndo para experimentar. As novidades pulam por todos os lados, são suplementos, substancias farmacológicas, formas de dieta e tipos de treinamento. O mercado de suplementos alimentares cresceu muito de dez anos para cá, trazendo realmente muitas novidades. No campo dos fármacos pouca coisa tem mudado, pois nem todas as…
  • Treino GBC
    "Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é impossível". Essa frase já é quase um dos mandamentos do fisiculturismo atual, porém outra frase de conhecimento de muitos é "Bodybuilding não é uma ciência exata", e realmente está longe de ser. Por isso lhes apresento o German Body Composion, ou Composição Corporal alemão, uma técnica que mostrará que é sim possível baixar seu BF…
  • Alcool x Metabolismo
    O principal problema com o alcool não é o número de calorias que ele contém mas sim a quantidade de efeitos no metabolismo. Um recente estudo, por exemplo, mostrou que até em pequenas quantidades o alcool tem um grande impacto no metabolismo. Neste estudo a oito homens foram dados dois drinks de vodka e limonada separados em 30 minutos. Cada drink continha menos de 90 calorias. O metabolismo foi…