As Lições que Vocês Podem Aprender com os Fisiculturistas

Nós levantamos pesos para ter um corpo melhor. Qualquer um que diga o contrário está mentindo. Claro, as pessoas podem ter outros objetivos, incluindo força, resistência e mobilidade. No entanto, no final do dia, todos querem olhar no espelho e se sentirem felizes com seu o reflexo. Esta é uma meta admirável aos olhos de muitos.

Todos nós que batalhamos dia após dia na sala de musculação tentando melhorar a nós mesmos, recebemos muitas críticas por sermos vaidosos, obcecados e egoístas. Pouco sabem os críticos (principalmente pessoas sedentárias que não vêem o próprio pinto há anos) que esses “marombeiros” treinam muito mais do que apenas o próprio ego. Na verdade, bodybuilders e ferreiros dedicados são algumas das melhores pessoas que você pode conhecer. Poucos sabem o verdadeiro caráter que é preciso ter para ser bem sucedido nesta empreitada. Pessoas comuns podem aprender muito com fisiculturistas e vou dizer o porquê.

Disciplina

O despertador toca às 5:00 horas da manhã. Sonolento, ele o desliga, começa a preparar seu pré-treino e tomar sua ampla gama de vitaminas, para que seu corpo possa operar com performance integral, tanto mentalmente quanto fisicamente. Ele deixou sua mochila arrumada na noite anterior, então ele sai no escuro, sacudindo a cabeça para espantar o sono que insiste em lhe perturbar, tentando mentalizar o treino que está por vir e manter o foco.

Chegando ao ginásio, 20 minutos depois, não há mais pensamentos estranhos de dormir em uma cama quente e aconchegante. Ele está totalmente concentrado. Afinal, hoje é dia de pernas. Depois de um aquecimento rápido, ele se lança em um treino capaz de deixar qualquer um no chão, implorando por misericórdia. Para ele, é apenas mais um dia de trabalho. Ele toma sua ducha e se veste, certificando-se que o nó de sua gravata está devidamente amarrado, pois ele terá uma grande reunião na empresa hoje. No caminho para o trabalho, o sol já nasceu e ele come faz sua refeição pós-treino, preparada na noite anterior.

O dia é agitado, mas ele consegue impressionar seu chefe o suficiente para se sentir seguro de que continuará na empresa por pelo menos mais um ano. Durante todo o dia, ele consome as mesmas refeições de sempre, trazidas de casa em suas marmitas. Ele lida diariamente com as brincadeiras de seus colegas de trabalho sobre como ele nunca se entrega e sempre come a mesma coisa todos os dias. “Por que você simplesmente não se alimenta como uma pessoa normal?”, eles perguntam… Eles não entendem e nunca vão entender, mas para ele, é assim que funciona, suas refeições possuem todos os nutrientes que precisa para obter resultados.

No final do expediente, ele passa no supermercado para comprar o que a esposa pediu e aproveita para pegar alguns alimentos para sua própria dieta, principalmente frango, ovos, frango, batata-doce, ovos e um pouco mais de frango.

Ele chega a sua casa as 17:00 horas, para finalmente estar com sua família, jantar, e conversar um pouco. Ele passa um tempo com seus filhos, tentando correr disfarçar enorme sensação de cansaço que sente em suas pernas após aquela sessão de tortura pela manhã. Depois de ver um pouco de televisão com eles, ele olha pela janela e vê escuridão, a mesma escuridão com a qual ele vai acordar na manhã seguinte. Ele analisa seu treino de amanhã (peito e tríceps) enquanto cozinha todas as suas refeições e coloca-as em suas vasilhas. Ele vai para a cama, dá um beijo de boa noite na esposa e prepara sua mente para um sono repousante após um longo dia, sabendo que ele vai ter que fazer tudo de novo no dia seguinte. Ele se vira e ajusta seu alarme: 5:00 horas.

Lição: Um bodybuilder faz o que é preciso fazer para atingir seus objetivos. Se ele sente que está tendo sucesso ou não, se sua agenda está cheia, ou se está chovendo lá fora, não importa, ele não irá arrumar desculpas. Ele não arruma desculpas com a família, nem com o trabalho e nem com o mais importante, consigo mesmo.

Paixão

Todo mundo tem algo em que é apaixonado na vida. Desde “tunar” carros a escrever poesias, todos têm algo que amam fazer. O problema que a maioria acaba não seguindo essa paixão. Eles deixam esta paixão de lado em função de ganhar mais dinheiro ou mais status social. Alguns simplesmente dizem não ter tempo para isso.

Fisiculturistas, independentemente de tempo ou aceitabilidade social, seguem a sua paixão. E isso é respeitável. Eles ignoram muitas destas coisas porque eles amam o que fazem e eles apostam tudo o que têm nessa paixão.

Atitude positiva

Muito raramente você vê alguém que segue uma vida dedicada à musculação com uma atitude negativa e perspectiva de derrotada. Pelo contrário, ferreiros são irritantemente positivos. Eles experimentam as recompensas de uma vida dominada pela disciplina e pela paixão. Eles desenvolveram o controle sobre seus corpos e, por sua vez, sobre suas mentes. Eles são fortes, saudáveis ​​e têm a oportunidade de fazer o que amam todos os dias. Quem não ficaria feliz?

Estabelecimento de metas

Fisiculturistas são os mestres em estabelecer objetivos. Eles têm metas de curto prazo para serem cumpridas todos os dias, seja colocar 10 quilos a mais no agachamento ou diminuir o tempo entre as refeições. E eles têm objetivos para longo prazo também, tais como a adição de um centímetro a mais em seus braços, o desenvolvimento de técnica perfeita em seus levantamentos ou finalmente pisar no palco para competir com os melhores. Eles estão sempre melhorando, sempre indo para cima e nunca para trás, porque eles são os mestres em estabelecer objetivos.

Equilíbrio

Acredite ou não, apenas uma pequeniníssima parcela de fisiculturistas consegue se sustentar apenas com o esporte. Os fisiculturistas sabem que o ferro, mesmo sendo uma parte muito importante da sua vida é apenas uma parte dela, e que outras coisas também precisam de tempo e dedicação.

Inteligência

Eu sei que você provavelmente vai rir da ideia de aprender inteligência com um fisiculturista, mas é hora de acabar com o estereótipo de “burro” associado com caras grandes e musculosos. Só porque eles têm um monte de músculos não significa que seus cérebros têm que ser menor, para compensar. Pense nisso, seguindo as cinco qualidades acima mencionadas: bodybuilders são mais espertos do que 99% da população. Eles sabem que é preciso estabelecer um objetivo, ser consistente no processo e, finalmente, alcançar essa meta. E o fazem com uma grande atitude e uma gestão do tempo excepcional. Isso soa como uma pessoa burra para você?

Enquanto o fisiculturismo e a busca por músculos são muito mais socialmente aceitáveis agora do que eram na década de 1970, os ferreiros ainda são mal vistos do ponto de vista de dedicar a vida toda na melhora de sua aparência física. Esses caras grandes na sala de musculação não devem ser menosprezados, seja pela vaidade ou pelo suposto uso de esteróides. Em vez disso, a eles deve ser dada a admiração e o respeito. Os músculos não são simplesmente para mostrar. Elas representam milhares de horas de trabalho diligente no ginásio e na cozinha para melhorar a si mesmos não só fisicamente mas também mentalmente, espiritualmente e emocionalmente. Eles estão dispostos a ir além e aperfeiçoarem-se a um ponto que alguns nunca chegarão. As qualidades que eu mencionei estão geralmente listadas em qualquer respeitada lista do que é preciso para ser bem sucedido em qualquer tipo de esforço. Então, por que não aceitar a lição trazida pela musculação e aplicá-la à sua própria vida? Afinal, a vida vai lhe trazer muitos obstáculos e é melhor você estar treinado.

Pense nisso.


Por Kasey Esser, tradução e adaptação de Branco

Um comentário:

Artigos recomendados