Conforme temos abordado nesta coluna, houve uma sensível mudança no perfil das doenças femininas nos últimos anos. Um dos exemplos mais típicos deste fato é uma doença conhecida como endometriose.
O endométrio é o tecido que reveste a cavidade uterina e se prepara mensalmente para receber um ovo fecundado. Na ausência de fecundação, este endométrio "descama", gerando a menstruação.
A endometriose é o implante do endométrio fora da cavidade uterina, ou seja, nos ovários, no peritôneo (tecido que reveste a cavidade abdominal), intestinos, etc. Dentre as várias teorias que justificam este processo há o fato de que na menstruação reflui sangre menstrual para a cavidade abdominal aliado a uma disfunção do sistema de defesa (sistema imunológico) que possibilita que o endométrio se implante fora de seu sítio natural.
A endometriose é uma das doenças mais estudadas na atualidade, talvez pois sabe-se que 10 a 15 % das mulheres em idade reprodutiva possam ser portadoras deste processo. Esta alta prevalência se deve ao maior número de diagnósticos na atualidade, aliado a duas questões ligadas à mulher contemporânea: hoje a mulher menstrua mais (tem menos filhos e demora mais para engravidar) e atua sob muito mais estresse, que inegavelmente se associa com a imunidade.
Os sintomas deste processo vão desde dores na menstruação, na relação sexual, fora da menstruação ou mesmo dificuldade para engravidar. O diagnóstico pode ser sugerido pelo exame clínico bem feito, por exames de sangue ou ultra-som, mas a laparoscopia, intervenção cirúrgica por pequenas incisões, fecha o diagnóstico e inicia o tratamento. Mas este é o começo da atenção. A manutenção do equilíbrio hormonal e as válvulas de escape para o estresse como atividade física aeróbica bem feita são recursos preventivos fundamentais.
Assim, a mulher deve estar sempre atenta a sua saúde, principalmente em fases mais agitadas de sua vida. Lembrando sempre da importância do equilíbrio global do organismo.
Artigos recomendados
- Receita de pão que não é só carboidrato! Tem muita proteína embutida!Ingredientes:3 ovos separados , temperatura ambiente2 colheres de sopa de creme de leite azedo2 colheres de sopa de manteiga derretida1/3 xícara de soja em pó1 colher de sopa de whey1 colher de sopa de fermento em póModo de preparo:Preaqueca o forno a 350 grausMisture as gemas com outros ingredientes.Bata as claras ate…
- O treinamento de força (musculação) para crianças e adolescentes ainda parece ser muito controverso para muitos profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos. A causa dessa controvérsia deve-se justamente ao fato de muitos desses profissionais estarem desatualizados, pois nos últimos anos muitas pesquisas tem demonstrado os verdadeiros efeitos de um programa de força para crianças e…
- O que é Barriga dilatada ou Barriga pra fora? Bem é um problema que ocorre corre com muitas pessoas, e até mesmo fisiculturistas. O famoso estomago alto, não é mais nada do que uma barriga dilatada…. Muitos sofrem por barriga dilatada, e mesmo com uma boa dieta, as vezes não conseguimos diminuir a circunferência da barriga por causa de alguma dilatação devido ao excesso de alimentos ou o uso…
- Para muitos tidos atletas de academias fitness e wellnes, que foram ensinados e estimulados a treinarem baseados no somatório de repetições, os termos submáximo, falha e falha total, são desconhecidos. Porem um número definitivo de séries e repetições que possa padronizar resultados ótimos para todos os indivíduos ainda é uma utopia, pois o maior diferencial do treinamento com peso é o fator da…
- A partir do momento, em torno de 1970, o uso de certas drogas é uma bomba não explodida relacionada a todas as formas de treinamento físico. De acordo com algumas atitudes amplamente dispersas, é um crime usar tais droga em um cavalo de corrida a fim de aumentar sua capacidade mas ela parece ser perfeitamente adequada para atletas a fim de melhorar a sua performances. Em uma competição de físico…
- Existem muitas variações entre os defensores do HIT, mas há um ponto em comum primordial. Todos defendem o exercício árduo, breve e feito de forma infrequente. Quando você está na academia, você quer focar as suas energias apenas para executar exercícios que sejam produtivos, isto é, que produzam hipertrofia. Com boa postura, você se força a ir até onde é possível em cada série. Agora, treinando…
Nenhum comentário:
Postar um comentário