Drop-set

O drop-set, ou série descendente pode ser caracterizado em três passos:

            1 – realização do movimento com técnica perfeita até a falha concêntrica;
            2 – redução da carga (em aproximadamente 20%), após a falha; e
            3 – prosseguimento do exercício com técnica perfeita até nova falha.

Deve-se repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino.


Em exercícios de intensidades altas, ocorre progressiva queda na ativação de unidades motoras até chegar-se a um ponto em que a ativação das fibras disponíveis não seria suficiente para prosseguir o movimento, levando à interrupção do exercício. As quedas na carga, durante o drop-set, têm a finalidade justamente de contornar a fadiga, adequando o esforço às possibilidades momentâneas do músculo e, com isso, mantendo um trabalho relativo intenso por mais tempo (Gentil, 2005).

Durante o drop-set, é possível manter um grande número de unidades motoras trabalhando em esforços máximos pro períodos longos, tornando-o indicado tanto para ganhos de força quanto de hipertrofia.

Neste método, utiliza-se em média 3 a 4 séries, com um mínimo de 6 repetições nas primeiras execuções e indo até a exaustão nas passagens subsequentes, dando um intervalo de 2 a 3  minutos entre as séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • A tireoide e a obesidade
    Dentro do nosso corpo existem diversos órgãos (coração, pulmões, fígado, rins, intestinos, etc), cada um executando determinadas funções para que nós possamos sobreviver. Como numa orquestra, eles precisam funcionar harmonicamente para que nossa saúde seja perfeita.Mas é na parte da frente e inferior do nosso pescoço que está localizado um órgão pequenino (pesa quase 30 gramas) mas muito…
  • Alerta sobre produtos para perda de peso
    O órgão que controla alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) analisou vários produtos comercializados pela internet para perda de peso, e lançou em 22 de dezembro de 2008 um alerta para que as pessoas não comprem e não consumam estes produtos. Na propaganda, estes produtos muitas vezes são chamados de “suplementos dietéticos”, e considerados como “naturais” ou “derivados de plantas”,…
  • A importância da reposição de eletrólitos
    Surgem táticas nutricionais a todo o momento procurando otimizar a performance atlética ou a aquisição de uma melhor aparência física. Devo lembrar que muito dos métodos tidos como funcionais, não são aplicados a todos os indivíduos e, nem tampouco são realmente saudáveis. Algum tempo atrás, um cliente me abordou na academia comentando que não comia mais certo tipo de verdura devido à alta…
  • Dieta vegetariana
    São três os motivos que levam a maioria dos vegetarianos a optarem por esse estilo de vida: 1. Consideram errado o abate de animais para consumi-los, pois seria um desrespeito a “vida” (cerca de setecentos milhões de animais, de várias espécies, são mortos anualmente em todo o mundo). 2. Criticam o comprometimento do meio ambiente causado pelo desmatamento de áreas florestais e o mau…
  • Alimentação pulsátil de proteína
    Há uma crença que nosso corpo tenha uma capacidade limitada de digerir e aproveitar proteínas, algo em torno de 30 gramas, desta forma a recomendação habitual é que a ingestão diária de proteína seja distribuída em pequenas doses. Este conceito pode parecer certo dentro de um sistema simples e estático, porém as reações fisiológicas do corpo humano são muito mais complexas e dinâmicas, envolvendo…
  • A verdade sobre aeróbios e emagrecimento
    ***Os textos sobre exercícios aeróbios direcionam-se à prescrição indiscriminada e injustificada deste tipo de atividade, em nenhum momento pretendemos criticar os esportes que utilizam-se prioritariamente da via metabólica aeróbia, como corridas de fundo, triatlon, etc... estas atividades são extremamente nobres e valiosas e em nada tem a ver com o paradigma que combatemos*** "Para reduzir a…