Emagrecimento: Esteira x Halteres

Diminuir a quantidade de gordura corporal é um objetivo pretendido por muitas pessoas, por diversas razões. Dieta associada a exercícios é reconhecidamente a melhor maneira de se perder peso à custa do tecido adiposo, mas a dúvida surge quando se questiona qual o melhor exercício para esta finalidade.

Alguns desinformados de plantão imaginam que os exercícios aeróbios são os mais eficazes para favorecer o emagrecimento, considerando que o principal “combustível” para esta atividade física é a gordura. Seguindo este raciocínio, os exercícios anaeróbios como a musculação, seriam menos eficientes para estimular a “queima” de gordura corporal, porque sua principal fonte de energia é o glicogênio muscular. Embora os substratos metabólicos preferenciais sejam realmente a gordura para os exercícios de baixa intensidade (aeróbios) e o glicogênio para os exercícios de alta intensidade (musculação), concluir que um dos tipos de atividade física é melhor que o outro para emagrecimento é, no mínimo, precipitado.

A explicação do processo de emagrecimento é muito mais simples do que muita gente imagina e que alguns insistem em complicar, talvez por não saberem o que estão falando: trata-se de um simples balanço entre calorias ingeridas e calorias consumidas. Quem fala o contrário, está enganado ou está enganando. E o que é realmente “caloria”? Caloria (o nome correto é kilocaloria) é uma medida de energia, que tanto pode estar contida nos alimentos sob a forma química, quanto “queimada” no trabalho muscular. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, armazenamos o excesso de energia sob a forma de gordura; quando gastamos mais do que ingerimos, diminuímos nosso tecido adiposo, que é mobilizado para fornecer a energia que faltou na nossa alimentação.

Como compreender então, porque um exercício aeróbio emagrece igualmente a um exercício anaeróbio, desde que ambos produzam o mesmo gasto calórico, se um utiliza gordura como combustível e o outro, glicogênio? Simples: a reposição do glicogênio gasto durante um exercício anaeróbio ou musculação, bem como a síntese protéica que ocorre estimulada pelos exercícios de alta intensidade são atividades metabólicas que o organismo só consegue realizar consumindo calorias, que são obtidas à custa da mobilização do tecido adiposo.

Além disso tudo, a musculação promove a elevação dos níveis de hormônios considerados emagrecedores, como a testosterona e o hormônio do crescimento.

Portanto, a diferença que existe entre um exercício aeróbio e um anaeróbio, no que diz respeito ao processo de emagrecimento, é que o primeiro emagrece durante, e só durante a sua execução, e o segundo, depois, mantendo seus efeitos mesmo depois de terminada a sessão de exercícios. Dúvidas? Consulte um Profissional de Educação Física.


Por Romney Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Periodização e hipertrofia
    A periodização linear ou tradicional é a elaboração de um treinamento que possui uma fase inicial com alto volume e baixa intensidade, evoluindo para um aumento da intensidade e redução do volume. Sua teoria é alicerçada no princípio científico do treinamento esportivo conhecido por interdependência volume x intensidade, onde cada fase ou período é desenvolvido com o propósito de ocasionar uma…
  • Malefícios da soja
    Ninguém mais aguenta a confusão da soja: uns falam mal,outros bem. Devemos utilizá-la para ganho de massa ou cortá-la definitivamente ? Está na hora de colocar um ponto final nesta questão ou pelo menos formar uma opinião mais clara sobre o assunto.A soja é um alimento como todos os outros, existem inúmeros artigos falando bem desta substância, mas de tempo em tempo surgem artigos e pesquisas…
  • Tabela brasileira de composição de alimentos - TACO
    O conhecimento da composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para se alcançar a segurança alimentar e nutricional no país. Tabelas de composição de alimentos são pilares básicos para educação nutricional, controle da qualidade dos alimentos, avaliação e adequação da ingestão de nutrientes de indivíduos ou populações. Por meio delas, autoridades de saúde pública podem estabelecer…
  • História do Mr. Olympia - Parte I
    Em 1963, Joe Weider pesquisou os títulos que até então ganhava-se no bodybuilding, e sentiu que nenhum deles podia se comparar a visão que ele nutria do esporte que estava dirigindo.  Joe  então instintivamente percebeu que a atual geração de fisiculturistas estava levando o esporte as alturas, já que era um esporte ainda desconhecido, mas que a partir dali deveria surgir um…
  • Os segredos da construção muscular
    Construir músculos e aumentar o percentual de massa magra é um desafio e um sonho de muita gente. A única forma de manter e aumentar a massa magra é causar um estimulo acima dos quais estamos acostumados, isto feito com a exigência física elevada, ou seja, damos estímulos que causem micro rupturas nas fibras musculares e devemos repeti-las para que seu corpo, como uma forma de proteção devido a…
  • Desenvolvimentos recentes
    Por um período de mais de vinte anos eu usei a dor muscular resultante como um meio de determinar o efeitos de exercícios ou, pelo menos, qu eu pensava que estava fazendo. Mas agora não estou tão certo. Na verdade, nada certo. A maioria das nossas novas máquinas produzem graus extremos de dor muscular em indivíduos que já haviam treinando antes e quase o mesmo resulatdo em indivíduos experientes…