Protein Sparing Modified Fast

O PSMF é um regime ketogenic projetado para maximizar a perda de gordura, minimizando as perdas de proteína. A única fonte de calorias são proteínas magras, que fornecem 1,5 gramas de proteína por quilograma de massa corporal ideal (que é usado para estimar a massa corporal magra) ou aproximadamente 0,7-0,8 gramas de proteína por quilo (Na minha opinião devemos utilizar 200g/dia já que 58% virariam glicose e dariam os 100g requisitados pelo cérebro evitando perdas). Vitaminas,minerais e ácidos graxos essenciais são dados para evitar carências.

A ingestão calórica total da PSMF é extremamente baixa, geralmente 600-800 calorias por dia ou menos.
Uma vez que as adaptações a cetose tenham ocorrido, o restante do gasto calórico do dia são derivados da gordura corporal. Para um homem de tamanho médio, com uma taxa metabólica basal de 2700 calorias por dia, isto pode representar perdas de 2500 calorias ou 280 gramas de gordura utilizadas por dia.

Perdas de 0,2 kg / dia (£ 0,45)de gordura nas mulheres e 0,3 kg / dia (£ 0,66) em homens podem ser alcançadas e as perdas de peso de 3-5 libras por semana não são incomuns.

Isto pode ser conseguido apenas com pequenas perdas de proteína, que ocorrem principalmente durante os três primeiros semanas, enquanto as adaptações cetose estão ocorrendo.(Essas perdas ocorrem se vc utilizar 0,8g/Kg de PTN se usar os 200g/dia como eu falei não ocorrem). Além disso, o apetite tende a ser anulado em alguns indivíduos, tornando mais fácil a adesão. Finalmente, há tipicamente melhorias na pressão arterial, glicemia e lipídios no sangue. Estes efeitos fazem o PSMF uma abordagem muito atrativa para perda de gordura.

Em primeiro lugar, a natureza extremamente baixa caloria do PSMF faz uma supervisão médica requisito absoluto. Além disso, as calorias excessivamente baixas, irão causar uma diminuição no metabolismo (que podem ser contornadas via exercícios e farmacologicamente).

Normalmente, o PSMF é usado somente com os casos de obesidade mórbida, quando os riscos associados ao PSMF são inferiores aos riscos associados com a vida de obesidade mórbida, em que a perda de peso rápida é necessária. Na verdade, o PSMF demonstrou ser mais eficaz em indivíduos que são obesos versus aqueles que são magros.


Por Gui Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados