Irregularidade do exercício

Para a finalidade do treinamento físico, caso não existissem semanas, teria sido necessário inventá-las -- pois o vasto peso das evidências demonstra claramente que um ciclo de sete dias de treinamento é praticamente perfeito para a produção dos melhores resultados no treinamento físico. Isto é verdade, principalmente porque parece que elas oferecem a irregularidade necessária ao treinamento.

O organismo humano acostuma-se muito depressa a quase qualquer tipo de atividade -- e uma vez esteja adaptado a tal atividade, então nenhum volume da prática da mesma atividade oferecerá estimulo ao crescimento, apesar disto ajudar a manter os níveis de força que foram construídos previamente. Deste modo é extremamente importante oferecer tantas formas de variação ao treinamento conforme seja razoavelmente possível; mas na prática, isto não significa que o programa de treinamento precisa ser -- ou devesse ser -- mudado freqüentemente. Ao contrário, a mesma rotina de treino básico servirá muito bem para um homem durante toda sua vida ativa.

Aparentemente outro paradoxo? Um apenas aparente. Em primeiro lugar, o sistema de treinamento de "progressão dupla" oferece variação o bastante ao treinamento. Em segundo lugar, os três dias semanais de treinamento fornecem até mais variedade. E, finalmente, se o programa de treinamento for um pouco diferenciado em um dia da semana, então toda a variedade que é necessária estará bem fornecida.

No sistema de treinamento de "progressão dupla" -- e este é o principio básico atrás de todas as formas de exercício que valem a pena - nunca, dois treinamentos deveriam ser exatamente os mesmos. Basicamente, o sistema funciona do seguinte modo: seleciona-se um peso que permitirá o desempenho de um certo número de repetições -- entretanto todas as repetições possíveis são executadas com aquela mesma resistência, com a tentativa constante em se aumentar o número de repetições sendo executadas. Então, quando um certo número de movimentos torna-se possível, a resistência é aumentada em uma certa percentagem -- e isto terá o efeito de reduzir o número de repetições possíveis.

Algum tipo de progresso devia ser observado em quase todas as sessões de treinamento, qualquer um, o número de repetições ou a quantia de resistência deviam estar aumentadas -- ou ambos. Apesar dos movimentos permanecerem quase que exatamente os mesmos, a carga de trabalho está aumentando constantemente -- exatamente em proporção para com os aumentos em força que estão sendo produzidos; e tais aumentos literalmente devem ser em proporção -- e nada mais até mesmo será possível.

Deste modo muita variação será fornecida por este sistema de treinamento; mas precaução deve ser observada em se evitar cair em um padrão de executar seus treinamentos de uma forma rotineira -- sem realmente fa
zer cada série de cada exercício um verdadeiramente esforço máximo.

Até mais variedade de treinamento será fornecida pelos três treinamentos semanais; um primeiro treinamento é executado na segunda-feira, então dois dias mais tarde um segundo treinamento é executado na quarta-feira, então dois dias mais tarde um terceiro treinamento é executado na sexta-feira -- deste modo, no domingo, o organismo estará esperando e estará preparado para um quarto treinamento, mas ele não acontece. Ao invés, isto acontecerá um dia mais tarde, na segunda-feira da semana seguinte -- quando o corpo nem estiver esperando por isto e nem preparado para isto. Este esquema de treinamento previne o corpo de alcançar um "platô", já que o organismo nunca estará totalmente capacitado a ajustar-se a esta irregularidade do treinamento, e como um resultado direto, um grande estímulo ao crescimento será produzido.

Então, se o verdadeiro programa de treinamento estiver propriamente variado por sí mesmo, até o ponto onde o número de séries e/ou o número de repetições sejam de importância durante um dos três treinamentos semanais, toda a variedade e irregularidade de treinamento que é necessária serão produzidos.

Muitos milhares de praticantes de exercícios com peso -- especialmente fisiculturistas -- ainda praticam seis ou sete treinamentos semanais; e em quase todos os casos, tais treinamentos rapidamente degeneram-se em uma forma de trabalho braçal bastante difícil -- e apesar de alguns resultados serem produzidos, eles não estarão nem mesmo próximos dos resultados que teriam resultado em um programa de treinamento corretamente projetado e executado. E assim tais praticantes levam quatro ou cinco anos para produzir exatamente o mesmo grau de resultados que podiam ter sido produzidos -- e deviam ter sido produzidos -- por menos do que um ano de treinamento apropriado.

Um programa de treinamento corretamente planejado e executado é nada menos que um trabalho brutalmente duro - e os resultados serão produzidos numa proporção praticamente direta para com a verdadeira intensidade do esforço realizado acima de um certo nível; e nenhum resultado será produzido por qualquer quantia do trabalho abaixo de uma certa intensidade de esforço -- e eu penso que a maioria dos praticantes simplesmente não estão dispostos a trabalhar tão duro quanto é necessário para se obter os melhores resultados.

Onde e sempre que possível, é normalmente desejável inspirar uma sensação de competição; mas na prática isto freqüentemente leva a hábitos de treinamento muito pobres -- a ênfase devia ser colocada na forma, e nenhum crédito devia ser dado ao emprego de técnicas "roubadas". Apesar de que o método de movimentos roubados devesse ser usado -- e são de grande valor se usados corretamente -- eles deviam ser empregados apenas no final de uma série de movimentos de exercício que foram executados em forma próxima da perfeição; naquele ponto do exercício, roubar torna possível induzir até mesmo mais estímulo ao crescimento que poderia ser possível caso contrário -- mas se métodos roubados forem empregados excluindo-se a execução de movimentos bem executados, então muito pouco em termos de estímulo ao crescimento será induzido, e, em segundo lugar, isto irá então tornar literalmente impossível medir o progresso individual dos praticantes com qualquer coisa próxima da precisão.

É essencial observar cuidadosamente o progresso em todos os tipos de treinamento físico -- porque os requisitos para os exercício variam em um grau bastante grande entre qualquer grupo de indivíduos, apesar de nem de perto o grau em que muitas pessoas acreditam. Aumentar a carga de trabalho pode produzir resultados literalmente notáveis em alguns indivíduos. De qualquer tipo, ou aumentando a taxa de crescimento ou o interrompendo enormemente -- e tais resultados podem ser produzidos por uma variação de menos de cinqüenta por cento na carga de trabalho; deste modo é óbvio que atenção constante e cuidadosa deve ser observada para medir a verdadeira taxa de progresso de todos os praticantes -- e isto só é possível quando os desempenhos são medidos em uma base realista, o que é simplesmente impossível se métodos roubados forem permitidos durante os testes de força, ou se eles forem praticados e registrados durante treinamentos regulares e usados como a base para computar as taxas de progresso.

Então, pratique métodos roubados -- mas apenas quando todos os movimentos possíveis tenham sido executados em boa forma -- e então registre apenas os movimentos executados corretamente para o propósito registrar seu progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados