Treino WestSide

A WestSide é uma das escolas de força mais conhecidas do mundo, Louie Simons,dono da WestSide, criou um método que se mostrou bastante eficaz nas competições de força,notadamente no agachamento. Ele denominou este Método de "método conjugado",pois através de micro-ciclos procura conjugar três valências: Força, hipertrofia e velocidade(explosão),mas essas valências são treinadas no mesmo ciclo , concomitantemente.

1. Método de Esforço Máximo (Maximal Effort);
2. Método de Esforço Dinâmico (Dynamic Effort);
3. Método de Esforço Repetido (Repeated Effort).



1. Método de Esforço Máximo (Maximal Effort)
Esse é o treino de força, adaptando o corpo a superar cargas máximas e sub-máximas,nele se trabalha com baixas repetições(1 a 4) com 85% a 100% da carga. Os descansos são mais longos, para que o organismo se recupere totalmente da sobrecarga anterior(até 5 minutos).

2. Método de Esforço Dinâmico (Dynamic Effort)
Aqui o objetivo é trabalhar a variante velocidade e explosão, com 60% de sua Rep. Max o movimento é executado da maneira mais explosiva possível na fase concêntrica com 3 a 5 repetições . As correntes e elásticos são bastante empregados nesse método.

3-Método de Esforço Repetido (Repeated Effort)
É o velho método de hipertrofia, aqui também se utiliza cargas sub-máximas,a faixa de repetições vai de 6 a 10, executadas até próximo à falha. Esse método consiste em fazer repetições até a falha muscular usando cargas sub-máximas.

Como ainda não sou competidor, e por exemplo meus objetivos estão longe de ser apenas hipertrofia e etc, eu avalio minha forma fisica como um todo e estar bem comigo mesmo, então não pratico treinos conjugados, e sim especificos, especifico para força, especifico para hipertrofia e especifico para resistencia.
Acredito assim ser melhor principalmente para a hipertrofia. Então nos meus treinos de força utilizo apenas os primeiros 2 métodos deixando de lado um pouco a hipertrofia.

Não esqueçam, para um músculo crescer, ele não precisa ser nem forte e nem resistente.

A rotina a seguir incorpora muitos dos conceitos popularizados por levantadores como Paul Anderson, Doug Hepburn e John Grimek. É dividida em treinos de metade do corpo em um dia, e a outra metade no dia seguinte, descansando no terceiro dia, e repetindo o ciclo nos dias 4 e 5, mas com exercícios diferentes.

Rotina 1
Parte Superior do Corpo
Supino - 3 x 1 (2min), 5 x 5 (1min)
Barra - 5 x 5 (2min)
Rosca Direta - 8 x 3 (2 min)
Supinado - 6 x 1 (2min)

Rotina 2
Parte Inferior do Corpo
Agachamento - 3 x 1 (2 min)
Leg Press 45° - 5 x 5 (1min)
Levantamento Terra com Apoio - 8 X 2 (2min)
Abdominais com peso - 5 x 10 (1 min)


Rotina 3
Parte Superior do Corpo
Supino Inclinado - 6x1 (2min)
Desenvolvimento em Pé - 6 x 3 (2 min)
Rosca Direta - 5 x 5 (1min)
Francesa - Tríceps na Testa - 5 x 5 (1min)

Rotina 4
Parte Inferior do Corpo
Agachamento com Apoio - 5 x 5 (1min)
Agachamento com Halteres - 8 x 2 (1 min)
Hiperextensão de tronco - 5 x 15 (1min)

os minutos correspondem ao tempos de intervalo.


Pequena adaptação minha.

Rotina 1
Parte Superior do Corpo
Supino - 3 x 1 (2min), 5 x 5 (1min)
Barra - 5 x 5 (2min), 2 x 2 (2min)
Rosca Direta - 8 x 3 (2 min)
Supinado - 6 x 1 (2min)

Rotina 2
Parte Inferior do Corpo
Agachamento - 3 x 1 (2 min)
Leg Press 45° - 5 x 5 (2min)
Levantamento Terra - 8 X 2 (2min)
Abdominais com peso - 5 x 8(1 min)
Infra vertical - 6x6 (1min)

Rotina 3
Parte Superior do Corpo
Supino Inclinado - 4x1 (2min)
Paralelas - 4x4 (1 min)
Desenvolvimento em Pé - 6 x 3 (2 min)
Rosca Alternada- 5 x 5 (1min)
Tríceps na Testa - 5 x 5 (1min)

Rotina 4
Parte Inferior do Corpo
Pular corda - 5min
Agachamento - 5 x 5 (2min)
Afundo (passada) - 8 x 2 (2min)
stiff - 15,12,10,8,6 (2min)
Obliquo na roldana - 5x10 (1min)

Fonte: http://forcaehipertrofia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • O verdadeiro valor do treinamento com peso
    Os benefícios da musculação valem o preço? Se o preço é o pago por muitos - talvez a maioria - então, a resposta só pode ser negativa, porque fisicamente, para um indivíduo normal, os possíveis benefícios da musculação simplesmente não valem o preço do fanatismo e se um homem tem de se tornar um escravo de seu treinamento, então este simplesmente não se justifica em nenhuma base racional. Para…
  • Compreendendo a recuperação muscular
    O Fenômeno da Recuperação Muscular pós Treino: Sempre que as células musculares são sujeitadas ao stress do treinamento anaeróbio de alta intensidade, ocorre dano a nível celular. O GRAU de dano depende do grau de intensidade – quanto mais alta a intensidade, maior o dano. É o processo de cura deste dano que então tornará a célula muscular maior e mais forte. A recuperação de uma sessão de…
  • Dieta CKD
    O que você consideraria ser a dieta perfeita do bodybuilding? Se tal coisa existisse iria atender aos seguintes critérios: Permite construir massa muscular sem acumular gordura quando você cresce (bulking). Você vai ficar magro durante todo o ano. Permite que você perca gordura sem perder músculos quando vai definir (cutting). Induz um aumento na produção de hormônios anabólicos naturalmente…
  • Treino 3x na semana por John John Christy
    Dia 1->Agachamento->Stiff ou hipertensão->Supino->Pulldown ou barra fixa ou remadaDia 2->Abdominais->Military press->Rosca->PanturrilhasDia 3->Side bend->Levantamento terra->Supino fechado->Contração estatica na barra fixaÓtimo treino a se considerar para treinar 3x na semana, muito bem distribuido. O esquema de repetição varia entre os exercicios, use…
  • Nº de repetições x hipertrofia
    Este é um assunto tão complexo e polêmico que trará muitos benefícios ao nosso fórum.Já amplamente discutido, tento colocar alguma base para essas mesmas discussões.Em tudo o que foi dito, não estou entrando no mérito do número de fibras recrutadas, seções transversais e etc, ok?De uma certa forma é consenso na Educação Física que mais repetições com pouco peso objetiva-se o desenvolvimento da…
  • A física básica dos métodos convencionais de exercício
    Quase todos os exercícios convencionais estão baseados na resistência oferecida pela gravidade; mas mesmo quando equipamentos pneumáticos forem usados como uma forma de resistência, o resultado é quase o mesmo -- tal resistência é uni-direcional. Mesmo enquanto seja possível, com o uso de polias, controlar a direção da resistência -- permanece quase impossível fornecer resistência em mais de…