Falha de reciprocidade

Por que alguns indivíduos produzem bons resultados no treino com pesos, enquanto outros usando programas aparentemente idênticos e exatamente o mesmo equipamento, experimentam uma lentidão nos ganhos e, eventualmente, desistem devido ao desgosto com o treino?

É uma questão delicada, como é óbvio, e que não pode ser respondida em termos gerais que se aplicam em todos os casos, mas na maioria dos casos, o verdadeiro culpado é um fator que a maioria dos fisiculturistas nunca ouviu falar: falta de reciprocidade. Isso poderia ser definida como a incapacidade de produzir os resultados esperados. Tal definição não é tão insignificante quanto parece à primeira vista, mas exige explicações cuidadosas.

Para os leitores versados nas questões técnicas da fotografia, o termo pode ser familiar em outro contexto, e minha primeira tentativa de explicação será baseada em um exemplo prático.

A exposição correta de um filme depende de vários fatores, a chamada "velocidade" do filme a ser utilizado, o tipo de fonte de luz, o tempo que o filme é exposto, e do tamanho relativo da abertura da lente, bem como outros fatores que não são importantes neste exemplo. Mas, na prática, o fotógrafo normalmente preocupasse com um ou dois dos fatores acima, o tempo de exposição eo tamanho da abertura da lente - ou "a velocidade do obturador" e "stop" F ".

Se um desses fatores for alterado, então o outro deve ser mudado na exata proporção, se o tempo de exposição é duplicado, em seguida, a abertura deve ser reduzida na área de cinqüenta por cento, e assim por diante. E em quase todos os casos, se esta relação é mantida, o resultado será o mesmo na medida em que a exposição está em ato. Mais tempo, menos luz, ou mais tempo de luz, menos, a mesma exposição em ambos os casos.

Mas a fórmula não funciona sempre. Como uma ou outra extremidade da escala é abordado, pode-se observar que a real exposição será sempre inferior ao que era esperado de uma combinação entre tempo de exposição e abertura da lente a ser utilizada, sempre menor. Se for ao extremo e longos tempos de exposição são utilizados, em seguida, a resultante exposição será inferior ao que foi indicado pela fórmula e, caso os tempos de exposição sejam muito curtos, o resultado será novamente subexposição. E este resultado será produzido, apesar do fato de que a fórmula a ser utilizada é precisa, ou, pelo menos, é exata dentro de uma determinada área.

Quando esse resultado é produzido, é chamado de "falha de reciprocidade". O resultado produzido não obedeceu às expectativas, mesmo que a fórmula utilizada foi a correta.

E um fator muito semelhante é encontrado na musculação, ou no treinamento físico de qualquer tipo. Assim, na prática, nós achamos que a duplicação do tamanho de um exercício não dará tanto na forma de resultados - e que a realização de uma repetição não vai produzir dez por cento dos resultados de um conjunto de dez repetições.

Mas, muitos estagiários parecem pensar que simplesmente dobrar o número de conjuntos, ou o número de exercícios, também irá duplicar a sua taxa de progresso, tal pensamento levou à prposta de recente teoria "Tonelagem Total", uma teoria que sugere que o único fator de importância é a quantidade total de peso levantado ou a quantidade de exercício durante um treino. Mas uma teoria que, de fato, é tão ridículo que nem sequer merece consideração racional ou discussão. E por favor, não escreva-me para afirmar que "nada ... é indigno de consideração racional." E sobre as teorias da Flat Earth Society, as pessoas que ainda não acreditam que este planeta é uma esfera?

No entanto, para o benefício dos leitores que poderia ter muito mais fundo em física, vou salientar que o teoria da "Tonelagem Total" ignora os fatores de distância vertical de movimento e velocidade do movimento, sem os quais, o debate razoável de poder ou de força é mesmo possível. E ele também ignora o fator de falha de reciprocidade, o qual o inventor da teoria da tonelagem total provavelmente nunca ouviu falar, e certamente não entende.
Muita teoria, mas como esse fator se aplica ao treinamento físico de uma maneira prática?

Em termos simples, ele pode ser melhor entendido no contexto muito mais do que no exemplo anteriormente mencionado da fotografia, em um determinado intervalo, em uma certa escala, então a produção de resultados pode ser calculada com um grau bastante alto de precisão, mas os limites superior e inferior da escala, devem ser compreendidos. Na prática, em termos muito simples, isso significa que "muito" ou "muito pouco" exercício terá o mesmo resultado final - e que, em ambos os casos, estes resultados serão pobres.

Isso também significa que a produção de melhores resultados possíveis depende de uma compreensão clara desta dimensão, e o indivíduo deve estar ciente das limitações - e deve permanecer dentro dos limites do trabalho mais produtivo.

E enquanto um completo entendimento desse fator não vai resultar ainda se memorizar todo este boletim, uma compreensão prática provavelmente será atingido por leitores que se dão ao trabalho de lê-lo com cuidado e com uma mente aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados