Arthur Jones

Arthur Jones (22 de Novembro de 1926 - 28 de Agosto de 2007) nasceu no Arkansas, mas cresceu em Seminole, Oklahoma. Foi o fundador da Nautilus Sports/Medical Industries e da MedX, Inc., foi também o criador das máquinas Nautilus nos anos 70. Ainda hoje o design das cams fisiológicas destas máquinas não é fácil de superar.

Revolucionário nos anos 70 com ideias que então eram contestadas, consideradas uma heresia e hoje em dia fazem parte das orientações do American College of Sports Medicine para o treino de força.

A grande vantagem deste Senhor, foi o fato de não ter como objetivo principal enriquecer ao criar máquinas de musculação. Era já uma pessoa com alguma riqueza, tendo mesmo o maior aeroporto privado dos EUA (ainda existente: Jumbolair e hoje em parte adquirida pelo ator John Travolta). Aliás, foi mesmo nomeado na lista da Forbes Fortune como uma das 400 pessoas mais ricas.

Este homem tinha o espírito do verdadeiro inventor, do verdadeiro cientista: céptico, curioso e disposto a levar as coisas até ao fim. Gastou milhões de dólares para criar máquinas diferentes, máquinas que fizessem algo que os pesos livres não eram capazes. Conseguiu desenvolver a cam, uma peça revolucionária que permitiu e permite uma variação da resistência das máquinas que ainda hoje utilizamos. Depois da Nautilus, outras marcas copiaram as cames desconhecendo o que as fazia funcionar tão bem nas velhas Nautilus com suavidade e pouco atrito.

As ideias de Arthur Jones passavam por incentivar um trabalho mais intenso em vez de um trabalho baseado em grandes volumes de treino. Realizou diversas experiências que podemos considerar de pouco académicas, mas que, pelo menos não estavam povoadas de assunções, dogmas, presunções e patrocínios como as investigações comuns no desporto da atualidade.
Em 1986, vendeu a Nautilus e criou a Med-X. Faleceu de causas naturais em Agosto de 2007 em Ocala, Florida (local onde residia). O seu filho Gary Jones, viria a criar outra revolução nas máquinas de musculação, a: Hammer Strength.

Realizações

As idéias de Jones ajudaram a mover a noção do público do bodybuilding e do treinamento de força para longe da escola de treinamento de Arnold Schwarzenegger (método apadrinhado por Joe Weider), que envolvia horas na academia, para o treinamento da alta intensidade. Isto envolvia treinos breves, escolha de cargas suficientes para que se podesse executar-se as séries até o fracasso muscular em boa forma e minimizando o impulso, que, de acordo com a ideologia do método, provoca o máximo crescimento muscular. Embora validado com a ajuda de diversos bodybuilders de alta-performance adquirindo tamanho significativo e ganhos de força, os treinamentos de alta intensidade é reconhecido por alguns universalmente como o melhor método de treinamento, porém as indústrias Weiders fazem com que os treinos de alta intensidade sejam descreditados. Os indivíduos famosos que treinaram sob a tutela de Jones incluem Sergio Oliva (Mr. Olympia), Casey Viator (que participou do Experimeno do Colorado) e Mike Mentzer, B. Coey, dentre outros. Arthur Jones é um ótimo inventor e não somente na área de desenvolvimento de máquinas de treinos. Arthur fez muito pela indústria médica e ainda faz, fundou as Hammers e as MedX. MedX máquinas perfeitas sobre todas as outras.


Um verdadeiro cientista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados