Tabela brasileira de composição de alimentos - TACO

O conhecimento da composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para se alcançar a segurança alimentar e nutricional no país. Tabelas de composição de alimentos são pilares básicos para educação nutricional, controle da qualidade dos alimentos, avaliação e adequação da ingestão de nutrientes de indivíduos ou populações.

Por meio delas, autoridades de saúde pública podem estabelecer metas nutricionais e guias alimentares que levem a uma dieta mais saudável. Ao mesmo tempo em que forneçam subsídios aos pesquisadores de estudos epidemiológicos que relacionam a dieta com os riscos de doenças ou a profissionais que necessitem destas informações para fins clínicos, esses dados podem orientar a agricultura e as indústrias de alimentos no desenvolvimento de novos produtos e apoiar políticas de proteção ao meio ambiente e da biodiversidade. São necessárias também para a rotulagem nutricional a fim de auxiliar consumidores na escolha dos alimentos. Adicionalmente, em um mercado altamente globalizado e competitivo, dados sobre composição de alimentos servem para incentivar a comercialização nacional e internacional de alimentos.

Dados sobre a composição de alimentos consumidos nas diferentes regiões do Brasil fornecem elementos básicos para ações de orientação nutricional baseada em princípios de desenvolvimento local e
diversificação da alimentação, em contraposição à massificação de uma dieta monótona e desequilibrada. Para evitar decisões ou conclusões equivocadas, as tabelas de composição de alimentos precisam ser confiáveis, atualizadas e mais completas possíveis, baseadas em análises originais conduzidas de acordo com plano de amostragem representativo e métodos validados, a fim de fornecer informações que verdadeiramente representem a composição dos alimentos do país.

Segue o link abaixo para download do livro "Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO", Possui 104 páginas e está em formato PDF, ou seja, para ser visualizado com o Acrobat Reader ou outro visualizador de PDF.

Para baixar é só clicar em download no link logo abaixo.


Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Terminologia básica
    Existem vários grupos musculares no nosso corpo. Para ter uma idéia mais prática, hoje em dia é freqüente dividir o corpo pelos seguintes grupos musculares: PEITO: Peitoral maior e menor, Subclavicular, Esternocleidomastoideo e músculos da caixa do toráxica. DORSAL: Dorsal maior, Trapézio, Erecto Espinais, Redondo maior e menor, Infraespinoso, Supraespinoso, assim como uma diversidade de…
  • Método das múltiplas séries
    Neste método utilizam-se mais de uma série por grupo muscular (sendo 2 ou 3 séries de aquecimento com cargas sucessivamente maiores, seguidas por várias séries com a mesma carga), e esse número depende do objetivo e do estado de treinamento do praticante. Não há regra exata sobre o número de séries, repetições ou exercícios.Essas variáveis serão ministradas conforme o tipo de treinamento, seja…
  • Escondido de frango
    Ingredientes (8 porções): Frango: 1,5kg de peito de frango cortado em cubos grandes 1 limão 2 cebolas picadas 2 colheres (sopa) de óleo 2 tomates picados pimenta do reino, ervas e temperos e sal a gosto 9 dentes de alho amassados 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de shoyo 1 colher (sopa) muito cheia de catchup 5 colheres (sopa) de molho pronto de tomate Purê: 8 batatas médias cozidas e…
  • Como somos enganados pela indústria de suplementos
    Como irão perceber, este artigo tem um tom diferente. Eu optei por conversar com o leitor sobre algo que me incomoda há muito tempo: a propaganda enganosa que impulsiona a venda de diversos suplementos e complementos alimentares. Espero que as informações apresentadas aqui possam ajudar a detectar algumas estratégias usadas para enganar muitas pessoas que buscam obter melhoras em sua saúde,…
  • Restrição de carboidrato e treinamento de força
    Não existe muito consenso na literatura quanto ao resultado que dietas com restrição de carboidrato possam ter sobre a performance de força e potência. O principal efeito potencialmente negativo da restrição de carboidrato para atletas é a obstrução da reposição dos estoques de glicogênio intra-muscular. Dietas com proporções mais baixas de carboidrato resultam em deficiências na reposição de…
  • Método 6 a 20
    Esse método consiste em utilizar séries de 6 e 20 rep. para determinado grupamento muscular em uma mesma sessão de treino. A base dessa metodologia é o oferecimento de estimulos diferenciados(tensionais e metabolicos) para quebrar platos e estimular a musculatura de maneira mais completa. Deve se ter cautela com este metodo, pois ao usar o 6/20 há uma forte tendência em exagerar no número de…