O básico da dieta anti-estrogênica

Há alguns anos pesquisas vêm sendo feitas com a intenção de desenvolver uma dieta que reduza os níveis de estrogênio no organismo humano e evite seus excessos. Em ambos os sexos, quantidades excessivas deste hormônio levam ao acúmulo de gordura corporal, o que causa prejuízo estético principalmente para praticantes de musculação que visam ganho de massa muscular com qualidade. Além disto, a tão temida ginecomastia, caracterizada pelo aumento do tecido mamário, é uma das conseqüências do aumento de estrogênios no homem, processo muitas vezes causado pela utilização de hormônios sintéticos facilmente convertidos em estrógeno pela enzima aromatase.

Alguns dos alimentos naturalmente ricos no chamado “hormônio vegetal feminino” têm efeitos semelhantes aos causados pelo estrógeno do nosso organismo. Eles contêm em sua estrutura moléculas com formato e atividade similar ao estrogênio, conhecidas por fitoestrógenos. Alguns desses compostos são a isoflavona da soja e a lignina da linhaça em grão, presente em maior concentração na linhaça dourada.

Na agricultura, a existência de estrógenos vegetais foi detectada em 1920 e desde então mais de 2 mil tipos têm sido encontrados, dentre os quais alguns apresentam potente atividade estrogênica. Verificou-se que o uso de estrogênios sintéticos em plantas promove floração e inibe o crescimento da raiz, enquanto a utilização de derivados sintéticos de testosterona favorece a elongação radicular, polinização e germinação. O grande problema desde então é o desequilíbrio entre a quantidade destes dois compostos na nossa alimentação, que pende para um consumo exagerado de substâncias artificiais estrogênicas. Os animais que comemos têm sido amplamente feminilizados pelas plantas que consomem – e que, por sua vez, também são consumidas por nós – lotadas de adubos e agentes químicos predominantemente femininos.  24 jul (2 dias atrás)  Isabella
Além disto, verifica-se que a poluição, alguns cosméticos e produtos de limpeza trazem consigo o chamado estrogênio ambiental. “Estamos expostos a 15 vezes mais estrogênio do que estávamos há cem anos. Isso dificulta a perda de peso”, diz o americano Ori Hofmekler, autor do livro “A Dieta Antiestrogênica”.

Diante disto, como combater ou amenizar tais efeitos em nosso organismo? Pesquisas em laboratório analisaram diferentes tipos de alimentos e descobriram suas propriedades específicas, elaborando então a famosa dieta anti-estrogênica, aplicada principalmente a pacientes com alto percentual de gordura.

Certos alimentos têm mostrado grande eficácia no aumento de testosterona, força e vitalidade. Evidentemente, os fitoandrógenos, hormônios vegetais masculinos presentes nestas plantas, atingem concentrações máximas durante a polinização e caem rapidamente em seguida. Além disso, o germe de cereais é uma grande fonte de vitamina E e cofatores nutricionais que ocorrem naturalmente no seu componente de gordura, importantes para a manutenção da saúde do aparelho reprodutor.

Algumas substâncias têm demonstrado a capacidade de equilibrar estrogênio no organismo por inibir sua formação ou pela modulação do metabolismo. Estas se encontram em brócolis, couves, óleos ricos em ômega-3, nozes e sementes (a gordura insaturada presente em altas concentrações nas oleaginosas auxilia na formação de progesterona, que por sua vez neutraliza o estrógeno), açafrão (pela presença do composto curcumina), alho e cebola (ricos nos compostos alicina e quercetina), laranja, salsão, ginseng, pólen de abelha, frutas vermelhas e todos os verdes.  24 jul (2 dias atrás)  Isabella
Outras substâncias, por sua vez, demonstraram inibir o estrógeno por meio do bloqueio da enzima aromatase. Estas incluem flavonóides do maracujá, apigenina e crisina da camomila e indóis do repolho.

Existe também uma co-relação positiva entre a saúde dos rins e do fígado e a atividade do hormônio sexual masculino. Torna-se evidentemente claro que os níveis de testosterona livre caem quando o fígado está carregado com toxinas. Estas, por sua vez, promovem um processo que desativa a testosterona livre por meio da sua ligação com as chamadas globulinas ligantes do hormônio sexual (SHBG). Além disto, a toxicidade aumenta os nossos níveis de estrogênio e cortisol, o que também acelera o envelhecimento e o estresse.

Alimentos tais como couve, agrião, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, nabo e brócolis, todos conhecidos como vegetais crucíferos, têm a capacidade de promover uma limpeza hepática, “varrendo”, com isto, certas toxinas do nosso organismo. Tudo isto graças à presença de enxofre e glicosinolatos. Estes últimos, por sua vez, previnem também o câncer de próstata, segundo estudos feitos pelo pesquisador Richard B. Hayes, do Instituto Nacional do Câncer nos EUA. O consumo destes vegetais, com isto, é uma estratégia eficiente para manter sua saúde hepática em dia.  24 jul (2 dias atrás)  Isabella
Mais uma vez os alimentos assumem papel medicinal, colaborando para a prevenção de diversas patologias e para o equilíbrio hormonal. A dieta anti-estrogênica, portanto, constitui um exemplo de como, diante de tantos estudos na área da nutriterapia, hoje temos a opção de moldar nosso cardápio conforme nossas necessidades específicas de saúde e bem-estar.


Por: Isabella Yansen – graduanda em nutrição pela UNIFESP

Bibliografia consultada:
A Dieta Antiestrogênica - Ori Hofmekler,
Revista “Viva saúde” – edição publicada em 02/03/2010

Sites consultados:

http://cancervisa.wordpress.com/2008/08/19/anti-estrogen-diet-basics/ - http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/83/imprime163324.asp - http://www.dietalight.net/2009/01/26/dieta-antiestrogenica-emagreca-evitando-o-excesso-de-estrogenio-no-corpo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • A Competição
    Principalmente por causa dos traços psicológicos mencionado no capítulo anterior - e, pelas intenções comerciais - o campo do bodybuilding finalmente chegou a um ponto onde é quase impossível obter informações das práticas reais, em oposição às práticas requeridas. Se o campo era sem valor, as tendências apresentadas permitem continuar assim - mas, na verdade, o valor real de inteligência…
  • Celulite
    A popular "celulite" pode hoje ser considerada um distúrbio de grande incidência nas mulheres, independente de idade, peso ou estrutura física. Ela se configura como uma alteração do relevo cutâneo, nas regiões da cintura, coxa e abdome, caracterizando um aspecto de "casca de laranja" com saliências e deformações. Cientificamente conhecida como Hidrolipodistrofia, a etiopatogenia da celulite…
  • Macarrão oriental integral fat free
    Ingredientes *300grs de alcatra picada em íscas,retire a gordura visível se houver. *300grs de espagueti integral cozido sem sal,lavado e escorrido. *75ml de molho shoyu *1 cubo de caldo Knorr sabor picanha ou carne *meia cebola ralada *3 dentes de alho amassados *1 tomate picado *meio pimentão picado *1 cenoura média cortada em Juliana(filetes compridos e finos) *1 xícara de buquês de…
  • AGACHAMENTO PROFUNDO: fazer ou não fazer?
    Vários questionamentos são criados dentro de academias, é aquela historia, um diz isto e outro aquilo, onde ninguém sabe quem esta certo.   Um dos movimentos mais utilizados no treinamento em academias é o agachamento, sendo ele um dos mais completos que podem ser realizados, pois envolve um elevado número de articulações e músculos, consistindo em um excelente meio de fortalecer os…
  • Mike Menzter - High Intensity Bodybuilding
    Vídeo sobre treino de musculação focando a alta intensidade, um dos princípios do HIT. Um olhar sobre a forma de treinar para ganhar musculos rapidamente. Parte 01 Parte 2Parte 3 Este vídeo conta com a participação de Mike Mentzer, Ray Mentzer e mais uma garota.
  • Supino Triplo
    O supino triplo é uma técnica bem efetiva para o treino de peito. Este exercício estimula a maioria das fibras do peitoral, causando grande quantidade de micro-traumas(isso é ótimo para hipertrofia). Porém, com um único preço: muita dor! O Supino triplo é a combinação de três tipos de supino:Supino Inclinado com Halter – Inclinação Alta do Banco Supino Inclinado com Halter -Inclinação Baixa do…