Treinamento HST

O método HST (Hypertrophy-Specific Training) desenvolvido por Bryan Haycook é um outro modo de treinar parecido com o HIT. Ambos usam um baixo volume de treinamento (poucas séries e exercícios).


Só que na forma de treinar do HIT descansa-se até uma semana o músculo treinado e no sistema HST o descanso é de 48 horas entre as sessões de treino visando a hipertrofia. Muitos utilizadores deste sistema de treino dizem ter ganhos rápidos de massa muscular. Alguns afirmam que é a solução definitiva para aqueles com dificuldades em ganhar massa muscular.

Compare as principais características dos 2 tipos de treino para entender melhor;

HIT – High Intensity Training

    * Treinos curtos (cerca de 15 minutos)
    * Vários dias de descanso para o músculo treinado (4 a 7 dias)
    * Treinos intensos

HST – Hypertrophy-Specific Training

    * Para que o treino proporcione uma hipertrofia muscular significativa, o estímulo deve ser aplicado com frequência suficiente. A desvantagem de tomar uma semana de descanso de cada vez que você treina um músculo é que muitas das respostas agudas ao treino, tais como o aumento da síntese protéica, prostaglandinas e IGF-1, voltam ao normal em cerca de 36 horas. Então o anabolismo (desenvolvimento e recuperação) resultante do treino só dura 2 dias na melhor das hipóteses.

    * Ao longo do tempo, os tecidos musculares adaptam-se e tornam-se resistentes aos efeitos do exercício. Esta adaptação (resistência ao estímulo) pode acontecer em menos de 48 horas. Quando isso acontece, a hipertrofia vai parar, embora as adaptações neurais e metabólicas possam continuar. Ao contrário da hipertrofia, o alicerce para o desenvolvimento da força é de natureza neuromuscular.

    * O HST também sugere o uso de exercícios compostos (movimentos básicos) para maximizar tanto quanto possível os efeitos da carga sobre o músculo, por exercício. Exercícios básicos = agachamentos, supinos, desenvolvimentos e etc.

    * O HST sugere que você limite o número de séries por exercício a 1 ou 2.

Agora veja abaixo exemplos de rotinas de ambos os métodos:



xemplo HIT:
Segunda: Peito/Ombros/Tríceps
Supino inclinado 1-2X8
Supino declinado 1-2X10
Aberturas com halteres 1-2X10
Desenvolvimento c/halteres 1-2X8
Elevações laterais 1-2X10
Elevações posteriores 1-2X10
Tríceps na polia alta 1-2X10
Tríceps á testa 1-2X10
Terça: Descanso
Quarta: Dorsais/Bíceps/Abdominais
Barra fixa 1-2X8
Remada 1-2X10
Curl alternado 1-2X8
Curl concentração 1-2X10
Crunch 1-2×12
Quinta: Descanso

Sexta: Pernas
Agachamento 1-2X8
Leg press 1-2X8
Flexão de pernas em máquina deitado (Femorais) 1-2X10
Elevação de gémeos 2-3X12
Exemplo HST:
Segunda: Pernas/Peito/Dorsais/Ombros/Bíceps/Tríceps/Gémeos/Abs
Agachamento 2X10
Flexão de pernas em máquina deitado (Femorais) 2X10
Supino inclinado 2X10
Aberturas com halteres 2X10
Barra fixa 2X10
Remada 2X10
Desenvolvimento c/halteres 1X10
Elevações laterais 1X10
Elevações posteriores 1×10
Curl alternado 2X10
Tríceps à testa 2X10
Elevação de gémeos 2X10
Crunch 2X12
Terça: Descanso

Quarta: Pernas/Peito/Dorsais/Ombros/Bíceps/Tríceps/Gémeos/Abs
Agachamento 2X10
Flexão de pernas em máquina deitado (Femorais) 2X10
Supino inclinado 2X10
Aberturas com halteres 2X10
Barra fixa 2X10
Remada 2X10
Desenvolvimento c/halteres 1X10
Elevações laterais 1X10
Elevações posteriores 1×10
Curl alternado 2X10
Tríceps à testa 2X10
Elevação de gémeos 2X10
Crunch 2X12

Quinta: Descanso

Sexta: Pernas/Peito/Dorsais/Ombros/Bíceps/Tríceps/Gémeos/Abs
Agachamento 2X10
Flexão de pernas em máquina deitado (Femorais) 2X10
Supino inclinado 2X10
Aberturas com halteres 2X10
Barra fixa 2X10
Remada 2X10
Desenvolvimento c/halteres 1X10
Elevações laterais 1X10
Elevações posteriores 1×10
Curl alternado 2X10
Tríceps à testa 2X10
Elevação de gémeos 2X10
Crunch 2X12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Menstruação e desempenho físico
    A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora dos produtos de higiene femininos (absorventes), esse quadro mudou. Embora existam muitas pesquisas relatando como o exercício afeta a menstruação, são menos conhecidos os que…
  • As 20 melhores dicas de Charles Poliquin
    1. Seja tão forte quanto você parece Eu tive a oportunidade de treinar braços com vários pro's, e eu geralmente consigo manejar mais peso que eles, usando melhor forma, mesmo eles estando de 70 a 80 libras mais pesados que eu. O segredo para minha força vem do uso regular de cargas máximas. A maioria dos bodybuilders seguem religiosamente uma esquema de 6 a 12 repetições quando treina braços. por…
  • Aprenda a utilizar a respiração adequadamente dentro da musculação
    As técnicas de respiração possibilitam o melhor aproveitamento dos diferentes exercícios de musculação por ocasionarem uma maior estabilização da coluna vertebral.Esta estabilização é decorrente da elevação da pressão intra-abdominal, permitindo assim um melhor rendimento e segurança durante a execução dos exercícios.A pressão intra-abdominal é elevada por intermédio da contração da musculatura…
  • Alimentação protéica no fisiculturismo
    Para construir um corpo musculoso e denso é preciso além de treinamentos intensos até o ponto máximo de exaustão, uma nutrição precisa. Quando ocorre um treinamento intenso acontece um gasto de nutrientes nos músculos que precisam ser repostos imediatamente e posteriormente. Há algumas décadas atrás , os grandes fisiculturistas acreditavam que ao comerem de tudo e em grande quantidade…
  • Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6
    Os ácidos grassos ômega 3 (W-3), particularmente C18:3 ALA; C20:5 EPA e C22:6 DHA, aportam muitos benefícios à saúde humana, já que têm um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e doenças imunológicas, e são de vital importância no desenvolvimento do cérebro e a retina. Os principais alimentos nos que se pode encontrar uma maior quantidade de ácidos grassos…
  • Suplementos de A a Z
    CARBOIDRATOS COMPLEXOS O que são? São substâncias presentes principalmente em vegetais, formados, quase sempre, de uma ou mais cadeias de glicose. Para que servem? Os carboidratos, além de comporem substâncias essenciais ao organismo, também exercem uma importante função: são uma das formas mais fáceis para que o organismo produza energia. Sendo composto de diversas unidades de açúcares, os…