Amplitude de movimento: Flexibilidade

Com duas exceções menores, sendo que ambas são totalmente irrelevantes para qualquer tipo de atividade normal, um óbvio aumento nas faixas de amplitude de movimento possível para um atleta deve seguir como um resultado direto do treinamento com pesos, independentemente da massa muscular real que é desenvolvida. Na verdade, pode ser claramente demonstrado que os aumentos na massa muscular quase pressupõe aumento da flexibilidade porque o tipo de exercícios pesados que são necessários para a construção de massa muscular também produzem grande aumento das faixas de amplitude do movimento.

Parciais, os movimentos de alcance limitado, simplesmente não vão construir nada que se aproxime do máximo possível em desenvolvimento de massa muscular. Assim, para a eficiente produção de massa muscular, movimentos pesados com amplitude total são necessário e estes exercícios de força, literalmente, exige posições muito além da faixa normal de movimento possível para um indivíduo inexperiente.

Power-lifters pesados não são uma exceção, pelo contrário, eles são um assunto à parte, uma grande parte da massa real de muitos destes homens não é massa muscular, é sim o tecido adiposo, o que pode e irá restringir liberdade de movimento. Esses homens têm, na verdade, devem ter, massa muscular grande, mas a maioria deles também têm uma maior quantidade de tecido adiposo também, tanto por via subcutânea ou intramuscular.

Perto do final do século passado, na infância do halterofilismo moderna, os homens eram na maioria levantadores extremamente pesado, muitos deles pesando mais de 400 libras, e quase todos tinham cintura enorme e superior às medidas da coxa; um homem de peso como este irá mostrar o movimento, obviamente, restrito, a menos que ele tenha quase oito pés de altura, e ele iria fazê-lo independentemente de sua constituição em massa.

O termo "limite muscular"* provavelmente foi originado por volta de 1890, mas deveria ter sido chamado de "limite de gordura", já que essa condição de circulação restrita não tem absolutamente nada a ver com músculos. Cerca de trinta anos atrás, John Grimek, um dos homens com maior volume muscular na história, comentou sobre a assunto, "... você pode levantar pesos e apenas ouvir sobre 'limite muscular', ou não levantar pesos e os limites realmente serão musculares. "

Grimek foi, e provavelmente ainda é, após a idade de sessenta, capaz de tocar os cotovelos no chão de uma posição de pé sem dobrar os joelhos e muitos outros movimentos fora da medida de amplitude de movimento possível conseguida por um homem qualquer. No entanto, sua grosseria muscular foi tão grande que quase desafia a descrição, e literalmente tinha que ser visto para ser acreditado.

Um caso excepcional? Pelo contrário, quase todos muito volumosos, homens musculosos mostram muito mais do que a média grau de flexibilidade; um homem que praticou pulôveres pesados geralmente será capaz de colocar ambos os cotovelos por trás de sua cabeça ao mesmo tempo, independentemente de quão grande braços podem ser e um homem que praticou pesados stiffs será capaz de chegar bem baixo sem dobrar os joelhos, e esses são o tipo de exercícios que são necessários para a construção de massa muscular grande.
Grande flexibilidade não é exibida "apesar do grande massa muscular ", pelo contrário, essa flexibilidade é possível "por causa da massa muscular" ou, pelo menos, é um resultado direto do mesmo tipo de treinamento que é necessário para a construção de um elevado grau de massa muscular.

- Tom Platz



O indivíduo normal encontra-se impossível de fazer um agachamento completo, mantendo os calcanhares no chão porque seus tendões de Aquiles perderam muito de sua flexibilidade devido a inatividade prolongada, mas muitos levantadores de peso podem tocar suas nádegas no chão atrás de si, mantendo perfeitamente os dois pés no chão e alguns levantadores de peso podem tocar suas nádegas no chão atrás deles, enquanto estão quase a tocar os joelhos no chão em frente a eles, mantendo os pés no chão e alguns dos levantadores de peso podem tocar tanto nádegas e joelhos no chão ao mesmo tempo, mantendo os pés no chão.

E as duas exceções mencionadas no início deste capítulo? Em alguns casos, mas não em todos os casos, é possível construir o tamanho das pernas e/ou braços para um tamanho muscular que o leque de giro do movimento seja ligeiramente reduzido Tal homem não poderia ser capaz de agachamento tão profundamente como ele poderia, em um menor peso, ou talvez não ser capaz de dobrar os braços ao máximo como quando era bem menor, mas a redução real nunca seria tão grande, e nunca impediria um homem de se envolver em qualquer tipo de atividade normal.

Com a maioria dos indivíduos, tal redução nos intervalos de circulação não é ainda possível e na maioria dos casos em que é encontrado, essa redução na flexibilidade é causada por obviamente proporções anormais, uma resultado da hereditariedade, e em nenhum caso é algo alarmante.

Um dado indivíduo irá, quase sempre, aumentar a sua flexibilidade em relação à seus aumentos na massa muscular, embora obviamente não em proporção direta, uma vez que é possível aumentar a massa muscular na ordem de quatrocentos por cento (400%) e tal aumento da amplitude de movimento é literalmente impossível.

*Refere-se ao alcance muscular. À capacide de se executar um movimento numa dada amplitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados