Lesões - O que fazer?

A prevenção de lesões deve ser levada extremamente a sério por todos que treinam com pesos, pois uma lesão pode fazer com que você perca um tempo precioso de treino e nos piores casos, pode encerrar sua carreira de atleta para sempre.

Veja quais são as principais lesões e como preveni-las!

Juntas doloridas, músculos latejando e as costas rígidas. Estas são as reclamações mais comuns dos atletas. Lesões são um problema extremamente comum em qualquer esporte, mas com certeza no treino com pesos elas são mais frequentes devido ao grande desgaste físico e mental.

Tipos de Lesões

1 – Tendinite: Inflamação do tendão que conecta o músculo ao osso.
2 – Distensão: Excesso de alongamento de um músculo.
3 – Deslocamento: Excesso de alongamento de um ligamento que conecta dois ossos.
4 – Bursite: Inflamação da bursa, uma bolsa sinovial que é utilizada na articulação para evitar o atrito do tendão com o osso.
5 – Avulsão: Simplesmente o rompimento do músculo. Tipicamente na junção do músculo com o tendão.
6 – Contusão: Machucado gerado por impacto.
7 – Fratura: Quebrar um osso. Pode ser fatura completa ou parcial.

Lesões Mais Comuns

1 – Distensão no Pescoço: Lesão por estresse nos músculos do pescoço. Comuns ao fazer encolhimento e agachamento livre.

2 – Rompimento do Peitoral: Lesão que resulta o rompimento do tendão que conecta o peitoral maior ao ûmero. São comuns em atletas que estão treinando sob forte efeito de esteróides anabolizantes. Geralmente ocorrem no supino reto devido ao excesso de carga.

3 – Distensão e Deslocamento nas Costas: Indicados por dor no centro da lombar, junto com a parte superior dos músculos do glúteo. Geralmente ocorrem por excesso de carga ou má forma na hora de executar agachamento e levantamento terra.

4 – Distensão e Deslocamento nos Joelhos: Pode ocorrer rompimento de menisco, tendinite patelar e até bursite. Geralmente ocorrem por postura incorreta durante a execução do stiff, levantamento terra, leg press e agachamento.

Prevenindo as Lesões

Temos que comer bem, treinar igual loucos, descansar o necessário e acima de tudo isso, temos que evitar as lesões, pois esta pode derrubar qualquer pessoa.

1 – Aquecimento: Faça 1 série de 15 a 20 repetições no primeiro exercício que você fará no dia, que com certeza deve ser o principal do treino. (Agachamento, terra, supino, paralelas, etc…). Faça com uma carga extremamente leve. Caminhar na esteira ou pular corda é uma boa também.

2 - Alongamento: Se você for fazer alongamentos, faça depois do aquecimento, mas bem leve, nada de sentir dor ao alongar.

3 – Preste Atenção: Mantenha o foco no que você está fazendo, muitas lesões ocorrem por falta de atenção. Fazer supino com mais peso de um lado que do outro, não prender as anilhas na barra para executar a rosca direta, etc…

4 – Tênis: Deixe o seu nike shox com as 86 molas no armário. Use um tênis com a sola mais plana possível.(All-Stars por exemplo) Tênis com a sola instável pode gerar graves lesões nos joelhos e outras articulações. Já imaginou o que acontece com a mola de um tênis ao realizar um levantamento terra pesado ? A sola entorta e as suas articulações sofrem estresse desnecessário.

5 – Exercícios: Existem vários exercícios para fortalecer as articulações e tendões, e até músculos mais frágeis, use todos eles se você tem uma rotina pesada.
Ex: Manguito rotator (ombros), roscas punho (antebraço), flexão e adu. abd. de pescoço, glúteos e adu. abd. de pernas (bacia), abdominal e lombar (coluna).


O Que Fazer Em Caso de Lesão

1 – Procure um Médico: Parece ser o óbvio, mas muita gente não faz. Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo você volta para a academia.

2 – Paciência: Tenha paciência e espere a recuperação completa para voltar a treinar, do contrário você pode piorar o quadro e ficar muito mais tempo sem poder ir para a academia.

3 – Bom Senso: Se algum exercício faz a área lesionada doer de qualquer forma, corte estes exercícios do seu treino.

4 – Não se auto medique: Você não sabe do que se trata, então voltamos ao 1, procure um médico e ele vai dizer.

Conclusão

A prevenção contra as lesões deve ter prioridade na rotina de qualquer atleta. Pois um machucado pode manter qualquer pessoa longe dos treinos por tempo indeterminado ou na pior das hipóteses, fazer você se aposentar dos treinos. As vezes achamos que pode não ser nada, apenas um “mau jeito” que demos... mas as vezes pode ser mais sério que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados