Aumento de massa muscular em mulheres

A questão da Feiticeira

As alterações vistas em uma famosa personagem da TV tem causou espanto e curiosidade, mas podemos assegurar que o que as imagens do horário nobre não correspondem a realidade da população feminina que se submete a um programa bem orientado de musculação. Em primeiro lugar é muito difícil para a mulher conseguir um nível de hipertrofia similar ao apresentado sem a utilização de recursos ergogênicos, a menos que haja um favorecimento genético considerável aliado ao trabalho de longo prazo, o que não parece ser o caso quando analisamos antigas fotos da artista e calculamos o tempo que as mudanças levaram para ocorrer.

Um dos principais controladores da massa muscular é o hormônio testosterona. A mulher normalmente possui níveis de testosterona 10 vezes menores que o homem, esta diferença faz com que indivíduos do sexo masculino normalmente possuam maiores quantidades de músculos e menor percentual de gordura. Sendo assim, muitas mulheres têm recorrido aos esteróides anabólicos androgênicos (hormônios sintéticos similares à testosterona, popularmente conhecidos como “bomba”) para obter uma hipertrofia acima dos níveis normais.

Mas as diferenças hormonais não significam que seja impossível para a mulher ganhar massa muscular de modo natural. Existem fatores de crescimento liberados em decorrência do treinamento com sobrecarga que atuam diretamente na região estimulada. O mais importante destes fatores, uma isoforma do IGF-1 (fator de crescimento tipo insulina), é considerado por diversas pesquisas científicas como principal envolvido no processo de hipertrofia muscular.

A diferença entre a liberação natural da isoforma autócrina/parácrina do IGF-1 e a utilização de hormônios sintéticos está em suas maneiras de atuação, enquanto o primeiro age somente nas adjacências dos tecidos estimulados, o outro cai na circulação sanguínea e atua em diversas estruturas, como cordas vocais, epiderme, couro cabeludo e ossos músculos da face. Sendo assim, caso o engrossamento da voz, alteração da estrutura facial, acnes e aumento da oleosidade e queda de cabelo ocorram juntamente com o aumento da massa muscular, fique certo que a hipertrofia dificilmente foi conseguida somente com um programa de exercícios, pois o processo de hipertrofia induzido naturalmente, atua de maneira seletiva e não traz a masculinização.

Dito isto o GEASE assegura a todas as mulheres que um programa de exercícios orientado por um profissional de Educação Física competente trará os resultados estéticos e orgânicos desejados sem proporcionar deformações em seu corpo, pois as alterações bioquímicas resultantes de um treinamento responsável atuarão essencialmente nos tecidos estimulados, sem gerar masculinização, nem excessos.

Nota: em pesquisa realizada recentemente não foi possível verificar se o atual treinador pessoal de Joana Prado, Renato Ventura, é formado em Educação Física, nem foi encontrado seu registro no Conselho Regional de Educação Física de São Paulo.


Por:
Paulo Gentil
Bruno Fischer
Carlos Magno
Diógenes Alves
Luiz Casca
Marcelo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Todas as Dietas Funcionam: A Importância das Calorias
    Eu já li MUITOS livros sobre dieta. Todos seguem uma norma padrão (o primeiro capítulo sempre explica que A CULPA DE VOCÊ SER GORDO NÃO É SUA) e, com poucas exceções, a maioria fala “dietas restritas em calorias não funcionam para perda de peso” e que qualquer mágica que eles estejam vendendo é a chave para uma perda de peso rápida e fácil (e permanente, lógico).Não importa se é a insulina, a…
  • X-Rep - Treino de contração estática
    O hipertrofia ocorre em virtude do aumento da intensidade da contraçao muscular. A maioria de bodybuilders realizam isto e tentam adicionar frequentemente pesos a seus exercicios, quanto possí­vel ou adicionar frequentemente uma técnica de intensidade, tal como repetiçoes forçadas, parciais ou repetiçoess de duplo impacto ( ????). O problema com a maioria dos metodos de sobrecarga consiste na…
  • O poder da mente sobre o corpo
    O corpo nunca responderá completamente aos seus treinamentos até que você entenda como treinar a mente também. A mente é um dínamo, uma fonte de energia vital. Essa energia pode ser negativa e trabalhar contra você, ou pode ser utilizada para dar-lhe treinamentos inacreditáveis e desenvolver um físico que se mantenha até suas mais entusiásticas expectativas. Há várias maneiras específicas em…
  • O verdadeiro valor do treinamento com peso
    Os benefícios da musculação valem o preço? Se o preço é o pago por muitos - talvez a maioria - então, a resposta só pode ser negativa, porque fisicamente, para um indivíduo normal, os possíveis benefícios da musculação simplesmente não valem o preço do fanatismo e se um homem tem de se tornar um escravo de seu treinamento, então este simplesmente não se justifica em nenhuma base racional. Para…
  • Treino GBC
    "Ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é impossível". Essa frase já é quase um dos mandamentos do fisiculturismo atual, porém outra frase de conhecimento de muitos é "Bodybuilding não é uma ciência exata", e realmente está longe de ser. Por isso lhes apresento o German Body Composion, ou Composição Corporal alemão, uma técnica que mostrará que é sim possível baixar seu BF…
  • Hyalozima
    A Hyalozima tem como princípio ativo a hialuronidase, uma enzima que facilita a difusão de líquidos pelos capilares do local onde foi injetada, este processo ocorre através da catalização da quebra do ácido hialuronico. Clinicamente é usada como cicatrizante, anti-edemas, e junto com anestésicos locais. Pode ser administrado tanto por injeções quanto por cremes. Esta enzima é abundantemente…