Os primeiros dias

Em 1969 eu estava treinando no ginásio de Al Christensen em Winter Haven, Florida. Um amigo e eventual parceiro de treinamento, o Dr. Craig Whitehead havia recentemente se classificado em terceiro lugar na competição do Mr. América. Supostamente, 1970 seria o ano dele. Nós tínhamos ouvido falar sobre este jovem e excelente fisiculturista! Eu não dei muita atenção a isso porque eu já tinha ouvido coisas deste tipo antes, e assim eu me esqueci disso.
A competição pelo título de Mr. America juvenil seria em algumas semanas, e um rapaz que treinava no mesmo ginásio em que nós treinávamos estava pensando em participar. O nome dele era Dennis Woods, e tinha uma muscularidade rígida como rocha. Ele tinha algo em torno de 5% de gordura de corporal natural. Para resumir a história, um empresário que também treinava no mesmo ginásio resolveu patrocinar a ida de Dennis à competição. Al pediu que eu acompanhasse Dennis por causa da minha experiência. Eu ajudaria Dennis a se preparar. Craig Whitehead soube que nós iríamos e fez com que Al nos pedisse para ficarmos de olho no "GAROTO". O "GAROTO" era Casey Viator. Havia rumores de que ele participaria da competição do Mr. America, se ele se saísse bem na competição juvenil. E eu deveria informá-lo imediatamente disso.
Nós chegamos a York, Pa. E nos instalamos em nossos quartos. Eu estava entusiasmado porque para mim este lugar era o centro do mundo do treinamento conforme eu o conhecia! Aquela noite nós conhecemos algumas garotas da cidade e saímos para visitar a cidade de York, Pa. Eu achava estranho que as meninas não conhecessem nada sobre Bob Hoffman ou sobre o York Barbell Club. Elas nem mesmo sabiam sobre a competição do Mr. América juvenil !! Nós as perdoamos. Sei!! No dia seguinte nós fomos diretamente ao York Hall of Fame. Com isso na cabeça, eu estava ansioso por ir até este local soberbo e agradável, que era mundialmente famoso. Nós chegamos lá e falamos com uma mulher de idade que tomava conta do lugar. Ela não sabia de nada. Não saiba da competição ao título de Mr. América juvenil, nunca tinha ouvido falar disso! Nós havíamos pagado do nosso dinheiro para entrar no Hall da Fama. Não era um lugar muito grande, mas era inspirador, especialmente por causa da estátua em tamanho natural, do John Grimek! O ginásio em sí não era muito grande, com quase nada em termos de equipamento. Tudo bem, caramba! Nós fomos até a recepção e cada um de nós comprou um cinturão de levantamento. Nós estávamos na sala da recepção quando o telefone tocou. A senhora estava falando com alguém "eu não sei de nada sobre a competição" eu a ouvi falando.

Ela me pediu que falasse com o homem ao telefone. Adivinhe quem era?
Era Arthur Jones, o homem mais importante no moderno mundo dos exercícios. Eu não sabia disso até então. Nós conversamos e eu lhe disse onde a competição seria e a que horas seria o pré-julgamento. Ele disse que ele estava trazendo Casey Viator. Lembra-se dele? O "GAROTO". O Arthur me disse sobre o quanto Casey era fantástico, e eu lhe falei sobre Craig. Arthur ficou meio desconfortável em ouvir falar sobre o fato de que eu tinha que repassar para os meus, tal informação. Na verdade, eu não estava esperando muito do Casey.

Naquela época nós tínhamos alguns bons fisiculturistas na Flórida. Jim Haislop, Frank Zane, Ivor Butcher, John Schliker, Bill Hilton, Craig Whitehead, Harry Smith, Bob Harrington, Robby Robinson, Bill Lemacks, e Dennis Woods. Só para você ter uma idéia.

Nós chegamos ao pré-julgamento e esperamos. O Arthur nos disse que ele iria ao nosso encontro juntamente com o "GAROTO". Nós observamos os competidores e tentávamos reconhecer quem eram eles. Eu me lembro que o Joe Abbenda estava lá, eu havia pouco tempo ele tinha ganhado o Mr. "U". De repente todo o mundo avançou e começou a falar. Eu ouvi alguém dizer que era Casey.
Eu apoiei as costas contra a parede esperando por uma brecha para olhar.

Eu percebi por sobre as cabeças na multidão que todo o mundo estava exagerando. Ele não era muito alto. Ele trajava calça, e camisa polo tamanho extra-grande. As mangas da camisa desciam abaixo de seus cotovelos, ele preenchia as roupas que usava, mas isso podia não significar muita coisa. Para mim ele parecia um fisiculturista gordo, fora da fase de competição. A camisa escondia muito, e assim ele apenas parecia gordo. Eu notei que o homem que estava em pé ao seu lado me observava. Ele vestia um blazer, eu não estou certo se ele estava usando gravata. Ele parecia alguém que não dormia a uma semana. E se ele dormiu, deve ter sido dentro do carro! Ele tinha um modo de olhar que transpassava quem ele observava. Muito intenso! Eu caminhei em sua direção e perguntei se ele era Arthur Jones, e ele disse que sim. Nós falamos um pouco e depois nos afastamos durante algum tempo. Eu ajudei Dennis com suas coisas, e aguardei. Arthur perguntou se eu gostaria de conhecer Casey. Eu disse: "Ok!".
Nós entramos na sala do pré-julgamento e esperamos por Casey. Ele saiu do vestiário usando calção de banho e uma blusa de moletom. Garoto gordo... só se for no inferno! Suas pernas eram as maiores, mais musculosas, e mais poderosas que eu alguma vez já tinha visto. Arthur nos apresentou, e então Casey voltou ao palco. Arthur me perguntou sobre o que eu achei. Eu lhe disse que se a parte superior do corpo de Casey se parecesse QUALQUER COISA próxima à aparência de suas pernas, Craig Whitehead poderia ir se contentando com o segundo lugar na categoria senior.
O pré-julgamento começou e eles nos expulsaram. Sim, e a Arthur também.
Eu aposto que essa foi a última vez alguém lhe pediu que partisse! Arthur e eu partimos e fomos escada acima para tomar café. Arthur nos comprou alguma coisa para beber. Ele sempre foi generoso para comigo. Nós começamos a falar.
A próxima coisa que eu soube, foi que eu era o cara mais burro que já pegou em uma barra. Arthur me fez uma pergunta, eu a respondi, e ele demonstrou o quanto isso era uma coisa idiota. Pelo que eu me lembro, ele inclusive me chamou de burro! Várias vezes! Depois de aproximadamente duas horas disso eu estava a ponto de me partir em dois. As outras pessoas na lanchonete estavam ficando incomodadas em ouvi-lo gritando comigo. Eu me desculpei e voltei para o hotel para tirar uma soneca, rapaz, eu me sentia um idiota! Depois, eu descobri que ele ficou possesso com a minha saída.
A apresentação da noite estava para acontecer. Eu vi o Arthur novamente, ajudei Dennis a preparar-se e fui assistir ao espetáculo. Casey ganhou o título e as premiações especiais para TODAS as partes do corpo exceto abdominais, que na verdade ele também deveria ter ganhado. Ele era simplesmente inacreditável! Eu penso que Casey pesava 95 kg ou algo assim. Com aproximadamente 1,60 m , de estatura.
Mais tarde Arthur e Joe Abbenda trocaram algumas palavras. Arthur declarou que Casey pesaria 100 kg para o Mr. America e Joe disse que isso era impossível, Casey teria que engordar para alcançar aquele peso. O Arthur então respondeu que ele estaria ainda mais magro. Veja, Joe sempre teve dificuldades com gordura ao redor de sua cintura, e eu imagino que ele pensou que Casey também teria. Ele basicamente disse que Arthur era um monte de bosta. Adivinhe quem estava certo? Arthur,é claro. Casey venceu o Mr. América, como o seu mais jovem campeão, e pesando 100 kg.
Antes que nós partíssemos, Arthur me convidou a ir até Lake Helen (até o ginásio da escola secundária de Deland) para treinar com ele. A Nautilus ainda não tinha começado e tudo o que ele tinha era apenas a máquina de pulôver e muitas idéias revolucionárias. Idéias mudariam para sempre o conceito de treinamento! Arthur foi o homem mais importante na história moderna do exercício.
Eu vi Arthur novamente numa competição nacional de Levantamento Básico, Winter Park, Flórida. Me pediram para que eu fosse como árbitro no lugar do meu amigo Mike Stone. Sim, Mike Stone. Quando eu me encontrei com Arthur, ele estava meio que mexendo nas idéias de alguns dos caras musculosos por lá! Ele media os braços deles, relaxados, e então os media contraídos. Havia muito pouca diferença entre as duas medidas para a maioria dos caras que ele mediu. Eles queriam saber o por quê?! E Arthur lhes disse que era porque ninguém consegue contrair gordura! Esse era o jeito do Arthur se comunicar. Ele lhe falava diretamente, na cara! É por isso que eu gostava dele, minha noiva é que não gostou do estilo dele.
Ele me convidou novamente e eu aceitei. Ele tinha uma foto do Casey (de antes do Mr. A.) Ele contou que Casey estava muito perto dos 100 kg. Ele estava ENORME! Eu soube então que Arthur sabia de coisas que eu queria aprender. Enquanto isso eu indiquei a dois caras do ginásio a procurarem por Arthur. Eles treinaram sob a supervisão de Arthur em bem acabaram de sair porta afora do ginásio da escola secundária de Deland, e caíram ao chão durante uma meia hora!! Eles só retornaram até o nosso ginásio depois de descansaram durante alguns dias. Um deles ficou convencido e me mostrou o que eles tinham aprendido. O outro odiou Arthur e nunca mais voltou! Então eu soube que eu tinha que ir até lá. Naquele fim de semana minha futura esposa e eu fomos ver Arthur novamente.
Eu passei pelas piores dores pelas quais eu alguma vez tinha suportado em uma sala de pesos. Isso durou cerca de 30 minutos e no final, eu estava morto. Nem mesmo os gritos de Arthur puderam fazer com que o falecido (eu) se levantasse. Ele me xingou, duvidou da minha masculinidade, e tirou sarro de mim. E você quer saber o que? Ele conseguia fazer uma pessoa chegar ao fracasso muscular momentâneo, ou à exaustão máxima, ou qualquer outra coisa com que você queira chamar isto, como ninguém mais conseguia. Ele não te deixaria desistir! Sim, eu saí pela porta do ginásio e fiz um depósito (vomitei). Eu estava tonto como o inferno e Casey e Dan me empurravam e me puxavam entre cada exercício. Minha noiva observava horrorizada! Eu dirigi até a casa de Arthur em meu Datsun 2000 com minha noiva sentada novamente no colo de Arthur! Inferno, eu nem me preocupei, eu mal conseguia enxergar ou me mover.
Depois de meu treinamento inicial com Arthur, eu passei a fazer a viagem de duas horas (só de ida) duas ou três vezes por semana até Deland. Às vezes eu ia depois do trabalho. Agora isso pode parecer sem importância para muitos dos leitores de Cyberpump! Mas eu não vejo muitas pessoas fazendo isso hoje em dia. De qualquer maneira, eu estava determinado a fazer isso! Arthur me mostrava seus projetos para novas máquinas. No princípio só umas poucas, e então coisas realmente começaram a mudar.
Às vezes Arthur passava a maior parte da noite trabalhando nessas coisas. O sujeito era muito preocupado com os detalhes. Eu admito que na maioria das vezes eu não entendia, mas não pôde esperar para testar um equipamento novo. Ele começou a cercar-se de pessoas muito inteligentes e a dispender muito tempo em pesquisa. Eu aposto que Arthur Jones gastou mais tempo e dinheiro em pesquisa do que todas as outras fábricas de equipamentos de exercício juntas. Na maioria das vezes estas fabricas apenas pegaram emprestado as idéias dele. Em outras vezes, elas roubaram descaradamente as idéias. Lembra-se da história sobre alguém tirando o CAME de uma máquina e levando isso embora? Isso aconteceu e provavelmente ainda está em Tampa. O CAME sem o conhecimento é algo inútil!
Uma vez enquanto eu estava visitando Arthur (com minha esposa e filho) nós estávamos sentandos em sua sala de estar, Arthur de frente para mim, meu filho próximo a mim, e minha Esposa à minha esquerda. Nós estávamos falando e de repente eu ouvi um BARULHO MUITO ESTRANHO que vinha da cozinha. Estava chegando mais perto parecia um PÁSSARO! Eu não pude ver o que era mas eu sabia que logo estaria aqui! Eu olhei para Arthur e ele estava se levantando lentamente como ele fosse coçar a bunda! PUTA MERDA!! Se isso estivesse assustando Arthur eu sabia que eu não deveria estar lá! Sem falar na minha esposa e meu filho!

Eu apenas aguardava o momento de saltar com eles para trás do Arthur! De algum modo Arthur disse com uma voz baixa " ninguém se mova ". Então ele nos falou sobre o gato selvagem da Esposa dele que havia entrado na sala. Duplamente PUTA MERDA!! Ele explicou que o gato odiava homens e crianças mas gostava de mulheres, e em seguida minhas calças ficaram molhadas! Tudo bem, isso era inevitável. Ele então começou a falar em um tom baixo de voz que se elevava a cada palavra para chamar Liza (Esposa dele) " Venha pegar seu gato " dizia ele. Eu ainda estava em choque tentando esconder a mancha molhada em minhas calças, mas só movia meus olhos.

A cor tinha desaparecido escoado da face da minha esposa e um "eu te disse" retornou de volta a mim através de um olhar vítreo! Agora eu me lembro disso como uma situação engraçada, mas na ocasião eu pensei que nós viraríamos comida para gato. Depois de uns instantes que pareciam dias, Liza sai e apanha o animal que tentava decidir se morderia Arthur ou a mim. Ela ria e pegava o gato. " E por favor, feche a porta!! " disse Arthur. Eu não me lembro quem falou primeiro depois disso. Arthur sempre teve animais. Eu gostava dos peludos mas nunca gostei de cobras, aligators, ou crocodilos! Nem dos dele nem dos de ninguém! eu nunca vi Mickey o Gorila, mas sempre fui fascinado por Gorilas e Ursos.

Eu treinei e me tornei mais forte, tão forte quanto eu alguma vez tinha sido. No princípio nós só tínhamos uma máquina de pulôver, máquinas Universal, e pesos livres para usar. Novas máquinas da linha First Generation Nautilus começaram a chegar, e rapidamente e nós tínhamos uma linha completa de máquinas para usar. Arthur manteve uma das primeiras máquinas pulôver para propósitos demonstrativos. Esta era uma que demonstrava o porquê você precisava de um pedal de alavanca para entrar e sair da máquina com segurança. Isso tornava qualquer um que a experimentasse, UM CRENTE. Ele também tinha uma que não tinha a "Resistência Variável". Aquela coisa o mataria!

Logo começou o treinamento Negativo. Casey estava tão tremendamente forte que ele precisava de metade da população de Deland para fazer o movimento positivo para ele. Após ajudá-lo eu ficava muito cansado para treinar. Assim, eu costumava ligar antes de ir até lá para saber se Casey já tinha treinado. Ele era incrível! Arnold e Franco tentaram acompanhar o ritmo de Casey e Sérgio também tentou. NENHUM deles conseguiu.

Existem histórias sobre Casey e o uso de esteróides. Deixe-me falar disso. Se Casey estivesse usando esteróides, eu acho que Arthur não devia estar sabendo. Arthur odiava estas drogas e seus usuários. Ele me persuadiu a parar com o Dianabol. A única pessoa que Arthur treinou de boa vontade e que usava esteróides com o seu consentimento, foi Sérgio Oliva. Isso foi quando ele veio até Arthur antes do Mr. Universo. Além disso estava muito perto da época da competição e Sérgio tinha medo de perder tamanho.
Caramba, ele poderia ter perdido várias polegadas em seus braços e estes ainda poderiam continuar sendo maiores que os do resto dos concorrentes. É engraçado saber que alguns dos competidores andavam anunciando que tinham braços maiores que os do Sérgio! De qualquer modo, Arthur não queria nem saber sobre estas drogas. Alguns ouviram falar do " incidente " e eu só direi isto: quando Arthur perde a paciência, corra para longe, por que ele é um homem atitude!

Eu não treinava todas as vezes que eu ia a Lake Helen. Às vezes eu ia só para olhar as máquinas novas. Às vezes, nós apenas saíamos para tomar sorvete. Pelo que eu sei, Arthur vivia à base de café, sanduíches e ovo fritos, com algum sorvete ocasional. Arthur parecia nunca carregar dinheiro, porque antes de nós sairmos, ele sempre pedia algum dinheiro emprestado de sua esposa.

A capacidade de trabalho de Arthur colocaria a maioria dos homens no chinelo. Ele dormia muito pouco, e ainda assim permanecia alerta e forte pra diabo. Ele sempre usava camisas de mangas longas que não mostravam seus músculos. Algumas vezes eu vi os braços dele e eles eram impressionantes. Quando o Arthur treinava, ele não demonstrava emoção alguma, não fazia nenhum barulho, nem qualquer expressão de " dor " em seu rosto. Eu usei o temo " expressão de dor " mas o Arthur não me desmente.

Ele sempre estava sob controle da situação. Ele dizia que era importante jamais demonstrar fraqueza. Ele nos falava sobre os métodos que ele usava quando precisava ganhar o respeito de um grupo de homens. Ele falava sobre identificar o líder ou o mais corpulento, ou o que chamava mais atenção no grupo. Então, era simplesmente caminhar até ele e arrancar o inferno de dentro dele! Não cometa o erro de achar que Arthur não andava furtivamente ao redor! Só existiu um único Arthur Jones.

Ele tem muitos imitadores, mas nenhum é digno de calçar os sapatos dele! Aquilo que ele já esqueceu sobre treinamento é muito mais do que a maioria das pessoas poderá aprender durante a vida. Não estou dizendo que ele está perdendo a memória, ao contrário! Ele continua tão afiado quanto antes. Ainda aprendendo e se as pessoas derem valor ao tempo dele, ele ainda tem prazer em ensinar algo. Bem recentemente algo monumental aconteceu. John Szimanski pôde passar MUITAS horas de alta qualidade com Arthur.

Pergunte ao John sobre ficar por perto de sua "Alteza". Nesses encontros, coisas importantes acontecem. Nós estamos começando a ver um pouco disso no Cyberpump. Não haverá nada fragmentário sobre estas notícias, será o " pacote completo"!
Por Jim Bryan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados