Fator de intensidade


Carga total/ tempo

Índice de intensidade:
(Carga total)² / tempo

Para treinarmos as fibras musculares 2b, essenciais para a hipertrofia, deveremos alcançar a falha positiva entre 6-12 repetições.

Ao aplicarmos o fator de intensidade, veremos que ao término de um set, ao se realizar sets subseqüentes, estes somente elevarão o fator de intensidade caso haja aumento de carga na manutenção do tempo de execução, na diminuição da carga com redução proporcionalmente maior do tempo de execução ou no aumento da carga com redução do tempo de execução.

Exemplo:
24Kg x 6 reps/ 1min = 144 Kg.rep/min contra 18Kg x 6reps/1 min = 108Kg.rep/min

24 x 6 reps/1 min = 144 kg. rep/min contra 24 x 12reps/ 2,1 min = 137 kg. rep/min

24 x 6 reps/1 min = 144 kg.rep/ min contra 20 x 6 reps/ 0,5 min = 240 kg.rep/min

Ao aplicarmos o índice de intensidade, veremos que ao aumentarmos a carga, estaremos elevando exponencialmente o numerador e provocaremos um grande aumento no índice de intensidade. A redução da carga, necessariamente resultará em diminuição exponencial do índice. O fator tempo torna-se menos relevante.

Exemplo:
(24Kgx 6reps)²/1 min = 20736 (Kg.rep)²/min contra (18Kg x 6reps)²/1min = 11664 (Kg.rep)²/min
(24 x 6 reps)²/1 min = 20736 (Kg.rep)²/min contra (24 x 12reps)²/ 2,1 min = 39497(Kg. rep)²/min
(24 x 6 reps)²/1 min = 20736 (Kg.rep)² contra (20 x 6 reps)²/ 0,5 min = 28.800 (Kg.rep)²/min

Conclusão: Devemos realizar o exercício com falha positiva entre a sexta e a décima segunda repetição com a maior carga que possibilite o menor tempo possível sem que ocorra ganhos cinéticos pela inércia “momentum”.

Não adianta dobrarmos uma carga que represente aumento extremamente maior no tempo de execução, mesmo que signifique um mesmo número de repetições. A vantagem de um determinado valor do número de repetições entre 6-12 é variável entre indivíduos, dependendo do grau de disposição de fibras tipo 1, tipo 2a e tipo 2b e pode ser calculado conforme as fórmulas.

Recomenda-se ao atleta mensurar seu tempo de execução durante o exercício e que sempre busque a maior amplitude do movimento. Ao aplicarmos o fator e índice de intensidade, veremos que ao término de um set, ao se realizar sets subseqüentes, estes somente elevarão a intensidade caso haja aumento de carga na manutenção do tempo de execução, na diminuição da carga com redução proporcionalmente maior do tempo de execução ou no aumento da carga com redução do tempo de execução.

Este modelo matemático poderá servir como base para cálculo de tempo de recuperação para o próximo treino visando um intervalo com aumento máximo no fator e índice. Este modelo pode servir como parâmetro para ganhos de desempenho no trabalho de hipertrofia.


Por Gui Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Os limites de tamanho muscular
    Em um recente artigo lido pelo médico do autor, foi afirmado que o tamanho do indivíduo médio, em peso, consiste em quarenta por cento de tecido muscular, assim, uma pessoa com 150 libras teriam uma musculatura total de aproximadamente 60 libras. Mas mesmo sendo verdade, como uma relação de massa muscular com o peso total pode ser demonstrado pelo emprego do que só pode ser visto parece um pouco…
  • Rotina abreviada
    ->Segunda -Agachamento 1X20 -Puxada alta supinada ou Barra fixa 1X10 -Military press 1X6 ->Quinta -Deadlift convencional ou sumo 1X12 -Supino ou paralelas 1X6 Somente serie principal mostrada, é recomendado 1 ou 2 series de aquecimento, começando leve nas 2 primeiras semanas, depois começa a aumentar 4Kg para agachamento/deadlift e 2Kg para os demais toda semana, cadencia recomendada…
  • A rotina de intensidade super alta para braços
    Acrescente uma polegada a seus braços em quatro semanas Qual homem não gostaria de ter uma polegada extra de músculo sólido na porção superior de cada um de seus braços? Aqui está uma rotina de difícil porém brevo que funcionara praticamente para qualquer homem - jovem, velho, ou no meio entre - se ele puder praticar isto corretamente durante várias semanas. OBS: 1 polegada = 2,54…
  • Estratégia de uma série
    Pergunta:- Nós ouvimos freqüentemente que você faz apenas uma série por exercício. Como isso ocorreu, e como funciona na prática? Resposta:- Eu comecei a fazer uma série principal por exercício depois que eu venci meu primeiro Olympia em 1992. Antes disso, eu vinha fazendo duas séries por exercício. Aqui contarei como a minha carga de trabalho de treinamento e intensidade evoluíram. Eu comecei…
  • Eat Stop Eat - Um breve resumo
        Várias são as dietas que prometem perdas de peso (com um máximo de redução da massa gorda) no menor espaço de tempo possível. São todas muito promissoras, todas cheias de teorias “pseudo-científicas”. Umas defendem um consumo de mais proteína (as high protein e low carb como a “Atkins Diet”), com base no efeito térmico que se associa à digestão dos alimentos, especialmente do…
  • Tabela brasileira de composição de alimentos - TACO
    O conhecimento da composição dos alimentos consumidos no Brasil é fundamental para se alcançar a segurança alimentar e nutricional no país. Tabelas de composição de alimentos são pilares básicos para educação nutricional, controle da qualidade dos alimentos, avaliação e adequação da ingestão de nutrientes de indivíduos ou populações. Por meio delas, autoridades de saúde pública podem estabelecer…