História do Mr. Olympia - Parte I

Em 1963, Joe Weider pesquisou os títulos que até então ganhava-se no bodybuilding, e sentiu que nenhum deles podia se comparar a visão que ele nutria do esporte que estava dirigindo.  Joe  então instintivamente percebeu que a atual geração de fisiculturistas estava levando o esporte as alturas, já que era um esporte ainda desconhecido, mas que a partir dali deveria surgir um campeonato digno de seus talentos. Então em 1965 Joe surge com o concurso que iria premiar o físico “perfeito” no então Mr. Olympia.

Tudo começou em 18 de setembro de 1965. A multidão se reuniu na Brooklyn Academy of Music e esperou ansiosamente em seus assentos, gritando entusiasmados. Eles batiam palmas, batiam seus pés e gritavam tão alto quanto seus pulmões permitiram, quando o astro da Califórnia pisou no palco com seus braços gigantes onde não podia-se acreditar que era real. O homem que eles estavam esperando era o legendário Larry Scott e o motivo pelo qual eles estavam gritando tanto era porque essa era a noite do maior campeonato criado por Joe Weider. Esta foi a primeira competição do Mr. Olympia.

Larry Scott era o super astro do Bodybuilding naqueles dias, mas em 1963 não havia mais nada a conquistar. Scott já havia vencido o Mr. America e títulos de Mr. Universo, deixando então pouco para ele ainda provar. Além dele não precisar provar mais nada, Scott já tinha uma casa cheia de troféus e placas então sentiu que era hora de ganhar dinheiro com a musculação.

Joe Wieder reconheceu a necessidade de manter Larry Scott no fisiculturismo e à necessidade de que com ele poderia fazer com que o esporte cresça. Ele criou o Mr. Olympia tentando fazer que desta forma todos os grandes campeões do Mr. Universo pudessem participar do Mr. Olympia dando-lhe desta forma uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Em 1966 Larry Scott venceu novamente o Mr. Olympia, assim como naquela noite quente em setembro de 1965 e desta forma repetindo 2 vezes campeão do Mr. Olympia. Em seguida, ele anunciou sua aposentadoria e passou a coroa de 1967 para o próximo Olympia.

Em 1967 surge Sergio Oliva conhecido como “O Mito”. Venceu a terceira competição do Mr. Olympia em magnífica forma. As pessoas se perguntavam como Sergio poderia melhorar a sua forma. E em 1968 ele apareceu muito melhor e ganhou o Mr. Olympia por unanimidade.

No entanto o maior desafio para Sergio estava por vir e começou uma grande rivalidade na história do fisiculturismo. Oliva foi desafiado por um jovem austríaco chamado Arnold Schwarzenegger. Em uma batalha que foi levada “lado a lado” Sergio conseguiu sair por cima em 1969. Ele foi o Mr. Olympia por três anos seguidos, mas Arnold prometeu que Sergio nunca mais iria derrotá-lo novamente.

Em 1970 ambos treinaram duro para o ano seguinte e em setembro de 1970, Arnold venceu Sergio para então se tornar o terceiro homem a segurar o título do Mr. Olympia. Arnold disse então que ele iria manter o título até se aposentar, e que ele jamais seria batido novamente.

Fonte: www.ifbbpro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Medindo com precisão a produção de força
    Embora seja bastante simples determinar a resistência utilizada em testes de força, medir precisamente os fatores de tempo e de distância não o é, para qualquer aproximação significamente precisa na medição, duas câmeras de alta velocidade, de fotos síncronas de movimento são necessárias, e é extremamente vantajoso se ambas as câmeras podem ser montados a uma distância bastante grande do sujeito…
  • A importância do sono
    O ser humano ávido a aproveitar todas as fases de sua existência, mesmo sem ter consciência, investe um terço de sua vida em dormir – cerca de 25 anos. Para alguns isso pode significar uma perda de tempo inestimável, como sintetizou o escritor de uma carta de adeus, atribuída ao colombiano, Gabriel García Márquez: “Dormiria pouco, sonharia mais,pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos,…
  • Dê um Tempo
    Descanse entre as séries Há muito tempo tem havido entre os treinadores, o debate que questiona quanto tempo alguém deveria descansar entre as séries!! Na verdade, há muitos programas que ditam intervalos de tempo específicos sobre o quanto de tempo você deveria descansar entre cada série de cada exercício. Se sua meta é sobrecarregar o músculo com tanto peso quanto você puder com boa técnica,…
  • Eritropoetina
    Questões éticas envolvendo o esporte de alto rendimento e o doping parecem se confundir com a própria história do esporte competitivo. Seriam possíveis as quebras de recordes sem a utilização de substâncias proibidas que ajudem a potencializar a performance esportiva? E mais, será que treinadores e atletas estariam dispostos a abrir mão de tais recursos?(1).A busca incansável por melhores…
  • Desenvolvimento de velocidade e flexibilidade
    Enquanto a velocidade não é um resultado de flexibilidade - grande velocidade de movimento é impossível sem a extrema flexibilidade; assim, o treinamento para a velocidade deve envolver uma maior liberdade de movimento e aumento no alcance de movimento. A liberdade de movimento é essencialmente determinada por dois fatores - o poder existente, a relação peso/potência, e as fibra muscular à…
  • Dia do lixo de Jay Cutler
    Para vocês verem a impotância do dia do lixo, sendo que até o Mister Olympia tem o seu dia. Além de ser uma recarga de carboidratos, trata-se de um fator psicológico, pois o indivíduo sai da rotina para comer algo que gosta e sente prazer, para depois voltar com mais estímulo à dieta. Note que ele sai da dieta para o dia do lixo, mas se preocupa com o sal e o excesso de carboidratos. Créditos…