História do Mr. Olympia - Parte I

Em 1963, Joe Weider pesquisou os títulos que até então ganhava-se no bodybuilding, e sentiu que nenhum deles podia se comparar a visão que ele nutria do esporte que estava dirigindo.  Joe  então instintivamente percebeu que a atual geração de fisiculturistas estava levando o esporte as alturas, já que era um esporte ainda desconhecido, mas que a partir dali deveria surgir um campeonato digno de seus talentos. Então em 1965 Joe surge com o concurso que iria premiar o físico “perfeito” no então Mr. Olympia.

Tudo começou em 18 de setembro de 1965. A multidão se reuniu na Brooklyn Academy of Music e esperou ansiosamente em seus assentos, gritando entusiasmados. Eles batiam palmas, batiam seus pés e gritavam tão alto quanto seus pulmões permitiram, quando o astro da Califórnia pisou no palco com seus braços gigantes onde não podia-se acreditar que era real. O homem que eles estavam esperando era o legendário Larry Scott e o motivo pelo qual eles estavam gritando tanto era porque essa era a noite do maior campeonato criado por Joe Weider. Esta foi a primeira competição do Mr. Olympia.

Larry Scott era o super astro do Bodybuilding naqueles dias, mas em 1963 não havia mais nada a conquistar. Scott já havia vencido o Mr. America e títulos de Mr. Universo, deixando então pouco para ele ainda provar. Além dele não precisar provar mais nada, Scott já tinha uma casa cheia de troféus e placas então sentiu que era hora de ganhar dinheiro com a musculação.

Joe Wieder reconheceu a necessidade de manter Larry Scott no fisiculturismo e à necessidade de que com ele poderia fazer com que o esporte cresça. Ele criou o Mr. Olympia tentando fazer que desta forma todos os grandes campeões do Mr. Universo pudessem participar do Mr. Olympia dando-lhe desta forma uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Em 1966 Larry Scott venceu novamente o Mr. Olympia, assim como naquela noite quente em setembro de 1965 e desta forma repetindo 2 vezes campeão do Mr. Olympia. Em seguida, ele anunciou sua aposentadoria e passou a coroa de 1967 para o próximo Olympia.

Em 1967 surge Sergio Oliva conhecido como “O Mito”. Venceu a terceira competição do Mr. Olympia em magnífica forma. As pessoas se perguntavam como Sergio poderia melhorar a sua forma. E em 1968 ele apareceu muito melhor e ganhou o Mr. Olympia por unanimidade.

No entanto o maior desafio para Sergio estava por vir e começou uma grande rivalidade na história do fisiculturismo. Oliva foi desafiado por um jovem austríaco chamado Arnold Schwarzenegger. Em uma batalha que foi levada “lado a lado” Sergio conseguiu sair por cima em 1969. Ele foi o Mr. Olympia por três anos seguidos, mas Arnold prometeu que Sergio nunca mais iria derrotá-lo novamente.

Em 1970 ambos treinaram duro para o ano seguinte e em setembro de 1970, Arnold venceu Sergio para então se tornar o terceiro homem a segurar o título do Mr. Olympia. Arnold disse então que ele iria manter o título até se aposentar, e que ele jamais seria batido novamente.

Fonte: www.ifbbpro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados