O período absortivo que se segue a ingestão de alimentos, caracteriza-se, naturalmente pela ocorrência de processos biossintéticos que incluem a recomposição das reservas energéticas. Quando alguém come um doce, por exemplo, seus nutrientes são absorvidos pelo intestino e conduzidos diretamente para o fígado. Cerca de dois terços da glicose que chega ao fígado é por ele absorvida. O excedente da glicose é mantido em circulação, provocando um aumento da glicemia exponencialmente, a que o pâncreas responde aumentando a liberação de insulina e diminuindo o glucagon.
A deficiência na secreção ou absorção da insulina é chamada de diabetes melito. Existem dois tipos para sua incidência.
A diabetes melito tipo I, onde a deficiência na produção de insulina impede o aproveitamento da glicose pelos tecidos insulinodependentes, levando a uma hiperglicemia. Assim impõe ao organismo uma relação insulina/glucagon permanentemente baixa, resultando em uma carência nutricional, apesar dos níveis altos de glicose. Desta forma prevalece o metabolismo degradativo: gliconeogênese acentuada, levando a intensa proteólise; lipólise acentuada, com alta produção de corpos cetônicos e balanço nitrogenado negativo. Além disso, os níveis glicêmicos altos mantêm as células em hiperosmolaridade e acarretam uma sobrecarga renal.
A diabetes melito tipo II, onde a quantidade de receptores celulares da insulina está submetida a um processo de regulação que depende da concentração do hormônio. Os receptores ligam-se ao hormônio , provocando a manifestação celular, e são internalizados por endocitose absortiva. Nos lisossomos, a insulina é separada do receptor e degradada. Então a junção do hormônio ao receptor determina uma diminuição transitória no número de receptores presentes na membrana celular. Cessado o estímulo hormonal, o número de receptores é restabelecido através de síntese protéica. Quando o nível hormonal é mantido alto, a recomposição dos receptores não se completa, e alongo prazo, verifica-se uma diminuição no seu número resultando na diminuição da resposta celular a níveis de insulina.
Por Oliveira,G. T.
Referências:
-http://www.bancodesaude.com.br/dieta/carboidratos
-http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/cons
-http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2010000300005&lang=pt&tlng=pt
-http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2009001000014&lang=pt&tlng=pt
Artigos recomendados
- Para começar, é claro que eu não quero fazer nenhuma reivindicação dizendo que o tema deste capítulo é novo ou original, pelo contrário, o princípio de que estou prestes a descrever foi mencionado na imprensa (embora não sob o nome que eu estou dando aqui) várias vezes durante os últimos anos - no entanto, de um modo geral, acho que o grande valor deste princípio tem sido negligenciado. Eu não…
- Superséries e tri-séries permite você a fazer um monte de exercícios em um curto período de tempo. O método do rest-pause permite você a usar pesos mais pesados,para que você possa recrutar as fibras musculares mais difíceis,e treinos exentricos permitem você a atingir fortes plateaus. O ponto é que quase nenhum metodo de treino irá trabalhar(providenciar você a fazer isso com intensidade!),no…
- Sem dúvida nenhuma, o treinamento é a base do sucesso, seja ele desportivo ou estético. Entretanto, as várias linhas de planejamento se divergem e, muitas vezes, concepções errôneas expõem o atleta à risco de lesão, overtraining ou insucesso. No mesmo sentido, em praticantes de atividade física ocorre desânimo pela falta de resultados aparentes. Devido a esse fato, há necessidade do conhecimento…
- A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo humano, presente em grandes quantidades tanto no sangue quanto nos músculos e considerada essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico. Dentre os supostos efeitos da glutamina no músculo está a estimulação da síntese protéica, efeito potencializado pela presença de insulina.(RENNIE et al, 1994). Outro efeito alardeado é a…
- Essa receita foi elaborada em especial ao amigo Sandro, usuário do blog, que não acha utilidade para as gemas que sobram do mingau ultra-protéico. Pessoal, espero que gostem. Ingredientes: # 2 gemas # Adoçante a gosto (ou 2 col. de açucar) # 2 colheres de sopa de whey de chocolate (ou achocolatado) # 1/2 xícara de leite desnatado quente # Canela em pó a gosto Modo de Preparo: …
- A questão da Feiticeira As alterações vistas em uma famosa personagem da TV tem causou espanto e curiosidade, mas podemos assegurar que o que as imagens do horário nobre não correspondem a realidade da população feminina que se submete a um programa bem orientado de musculação. Em primeiro lugar é muito difícil para a mulher conseguir um nível de hipertrofia similar ao apresentado sem a…
Nenhum comentário:
Postar um comentário